Sindicatos e Associações podem fortalecer sua capacidade de influência ao adotar estratégias de gestão mais eficazes. Concorda comigo?

Este artigo traz algumas destas estratégias. Abordagens comuns que podem ser empregadas para otimizar a arrecadação de mensalidades e asseguram o contínuo sucesso das atividades da Instituição.

Continue a leitura e mergulhe de cabeça nesse assunto!

 

Importância das Mensalidades e Desafios

As mensalidades são fonte confiável de receita. O valor, depositado mês após mês, permite o pleno funcionamento da Entidade. Contudo, para muitos membros ainda, a mensalidade pode ser vista como uma obrigação, em vez de um investimento.

Isto pode ser devido à própria natureza voluntária da Associação, mas também ao cenário econômico no qual vivemos. Acontece que, de fácil maneira, algumas prioridades podem desviar a atenção dos associados. 

Ao longo do texto, examinaremos com mais calma cada um destes desafios, propondo soluções criativas para superar obstáculos e aumentar a arrecadação. Me acompanhe.

 

Arrecadação de Mensalidades - Régua de cobrança

 

Programas de Recuperação de Inadimplência

Os programas de recuperação de inadimplência desempenham papel fundamental nessa história toda. Iniciativas do tipo podem ajudar a Instituição a lidar com associados que enfrentam dificuldades financeiras ou que, simplesmente, se mostram resistentes.

As abordagens podem envolver o parcelamento de dívidas e outras negociações personalizadas. Opções flexíveis, que permitem a regularização financeira dos membros sem que estes se sintam sobrecarregados ou constrangidos.

Ao adotar essas táticas, as Instituições não apenas reduzem as taxas de inadimplência, como também demonstram apoio durante esse delicado momento.

Aqui na HiGestor adotamos uma forma sistemática de cobrança. Nossa régua de cobrança acontece da seguinte forma: 

  • 1. O cliente é notificado cinco dias antes da data de vencimento de uma fatura ou boleto; 
  • 2. Outra notificação é enviada no dia anterior ao vencimento, reforçando o compromisso de pagamento; 
  • 3. Passados dois dias da data de vencimento, caso o pagamento não seja identificado, é feito um novo contato. Aqui buscamos entender as razões pelas quais o cliente está inadimplente e propomos soluções para que ele consiga reverter esse quadro.

 

Benefícios Exclusivos para Pagamento Antecipado

A oferta de benefícios exclusivos para os associados que optam por pagar antecipadamente não apenas contribui para uma arrecadação mais consistente, como também gera um senso de valorização e reconhecimento.

A estratégia ainda nutre um senso de comunidade e pertencimento, já que os associados beneficiados sentem-se parte de um grupo seleto que desfruta de vantagens especiais.

 

Campanhas de Reativação de Associados

Como dito anteriormente, ao abordar os motivos ligados ao não pagamento das contribuições, as Instituições demonstram empatia e interesse genuíno no bem-estar de seus membros.

Agora um segredo: a chave para o sucesso reside em criar campanhas personalizadas, que abordem as razões individuais que levaram ao afastamento e descumprimento da obrigação. Isso pode incluir a reavaliação dos benefícios oferecidos, a identificação de novas necessidades ou a oferta de opções flexíveis de pagamento.

 

Transparência na Divulgação dos Gastos

A prestação de contas clara e detalhada sobre a utilização das mensalidades reforça a integridade financeira da Organização e demonstra responsabilidade na administração dos recursos.

Ao adotar a transparência como um de seus pilares centrais, as Instituições conseguem fazer crescer a responsabilidade entre seus membros, impulsionando a participação dos mesmos e estabilizando seu financeiro através do incremento da arrecadação.

 

| Leia também: Governança e Gestão de Associações: como implementar boas práticas para o sucesso da sua Organização

 

Engajamento e Comunicação Constante

Ao demonstrar interesse nas opiniões e preocupações dos associados, as Instituições acabam desenvolvendo uma cultura de participação ativa e, a partir daí, começam a estabelecer relações duradouras.

Isto porque comunicar-se de maneira frequente e relevante, seja por e-mails, redes sociais ou eventos, permite que os associados se sintam parte integrante das atividades da Instituição.

Além disso, essa comunicação possibilita esclarecer quais os reais benefícios ofertados pela Entidade e como isso se reflete no valor das arrecadações.

Que tal investir em estratégias de comunicação eficientes? Utilize o software da HiGestor para o disparo de e-mail marketing e fortaleça a relação com seus associados. Clique aqui e solicite um teste gratuito. 

 

Personalização das Mensagens e Ofertas

Dentro dessa mesma dinâmica, a personalização das mensagens e ofertas surge como uma estratégia poderosa para aumentar a adesão e o engajamento dos associados no cumprimento de suas obrigações financeiras.

Segmentar os associados com base em interesses, necessidades e históricos de envolvimento também permite criar mensagens direcionadas e benefícios personalizados, que exercem maior influência sobre determinado grupo.

 

Utilização de Plataformas Online

Em um mundo cada vez mais digital, a utilização de plataformas online é uma solução válida e bastante eficaz no aumento da arrecadação.

As plataformas online oferecem uma série de vantagens que simplificam e tornam o processo de pagamento mais conveniente para os associados. A possibilidade de efetuar pagamentos com apenas alguns cliques, a qualquer hora e de qualquer lugar, elimina barreiras físicas e temporais que poderiam desencorajar a regularidade das contribuições.

Além disso, tais plataformas proporcionam espaços de armazenamento seguros, garantindo a privacidade dos membros. Uma ferramenta notável nesse contexto é o sistema de gestão HiGestor, que oferece recursos específicos para a administração eficiente de Associações e Sindicatos

Ao simplificar tarefas como o controle de mensalidades ou a gestão de inadimplência, sistemas como o HiGestor permitem otimizar processos e melhorar o engajamento dos membros. Você pode conferir como isso funciona na prática, solicitando um teste gratuito.

 

| Leia também: Gestão financeira: como administrar recursos de forma eficiente

 

Parcerias Estratégicas para Incentivar o Pagamento

O estabelecimento de parcerias estratégicas pode se revelar uma tática poderosa para incentivar o pagamento regular das mensalidades. Isto não apenas agrega valor às mensalidades, como também expande a influência da Instituição. Afinal, as empresas agora se tornam um ponto de divulgação e promoção de suas atividades.

Por sua vez, os associados são incentivados a manter suas contribuições em dia para aproveitar plenamente os benefícios dessas parcerias.

 

| Clique aqui e confira o bate-papo que tivemos com Wagner Bitencourt, gerente de soluções empresariais da FACISC, acerca do tema “benefícios para aumentar a arrecadação”.

 

Educação Financeira e Conscientização

Muitas vezes, os membros podem não estar plenamente cientes do impacto direto que suas contribuições têm na realização das metas e projetos da Organização. Mediante uma abordagem educacional, as Instituições podem esclarecer como os recursos das mensalidades são base para ações significativas, como a defesa de direitos trabalhistas, a implementação de programas de capacitação e a promoção de mudanças sociais.

A conscientização também inclui mostrar como a contribuição de cada associado fortalece a capacidade do Sindicato em representar e lutar por seus interesses coletivos. 

Em resumo, ao envolver os membros em um diálogo transparente sobre as finanças da Instituição, é possível fomentar um senso de responsabilidade compartilhada e orgulho na contribuição financeira.

 

Conclusão

Como o leitor pôde perceber, as mensalidades são mais do que um simples fluxo de receita; são os alicerces que sustentam a capacidade de representação e o cumprimento da missão da Instituição. Ao compreender a importância dessas estratégias, e aplicá-las de maneira inteligente, as Instituições podem moldar um futuro mais vibrante.

Abrace as táticas exploradas aqui como um ponto de partida, mas também como um convite para a inovação e a adaptação. E, se você deseja explorar mais sobre como fortalecer sua Instituição e criar um impacto duradouro, convido-o a explorar nosso blog, repleto de dicas práticas para aprimorar ainda mais suas estratégias.

 

Autor