O cadastro de associados está intimamente ligado à gestão da Entidade. A forma como estão organizadas as informações cadastrais diz muito sobre o perfil da sua Instituição. Quando bem organizadas, menos trabalho você terá no futuro. Algum palpite do porquê? Os formulários de cadastro evitam o retrabalho, ou seja, a refação de tarefas. Isso implica em mais tempo para se dedicar a assuntos que sejam, de fato, importantes.

Ao criar uma ficha de cadastro é preciso ter em mente que tipo de informações você quer extrair do seu associado. Informações como nome, contato e endereço são bem-vindas. Tenha em mente que quanto maior o número de informações sob o seu domínio, melhor. Quanto mais você conhece o seu associado, mais precisa é a sua comunicação. Tornar-se íntimo do associado vai além de uma simples burocracia, é algo para se investir de imediato. Tem a ver com ética e comprometimento. 

Conquista e fidelização

Já ouviu falar dos magic moments, proporcionados pelos funcionários do Walt Disney World Resort? São momentos especiais criados a fim de conquistar e fidelizar os visitantes do parque. O exemplo talvez não ilustra perfeitamente a realidade de uma Instituição, mas nos faz ficar atentos aos detalhes que nos cercam e são comuns à Entidade.

A mudança de endereço de um associado pode nos dizer alguma coisa? Bom, talvez. Mudanças acontecem por um motivo e isso pode acabar refletindo na relação que o associado mantém com o Sindicato, Associação ou Federação em questão.

Já trouxemos para o blog um artigo que trata tão somente do Portal do Associado. Através do portal o associado tem autonomia para atualizar as informações cadastrais e, dessa forma, manter a Instituição ciente sobre os seus últimos passos. Tal facilidade é, de certa forma, invejável.

Como que em um conto de fadas, o final dessa história é feliz. A referida riqueza de informações permitirá uma gestão mais precisa e renderá comentários bastante positivos por parte dos seus associados.

Campos fixos

Trazendo para jogo o modelo de ficha cadastral desenvolvida pelo HiGestor, temos os seguintes campos fixos:

•Nome
•CPF/CNPJ

•Telefone
•Celular
•E-mail
•Homepage (site)

•Logradouro
•Complemento
•Bairro
•CEP
•Cidade

Os campos fixos são aqueles que adotam um padrão estipulado pelo próprio sistema, dada a indispensabilidade das informações ali listadas. Um diferencial do software desenvolvido pela HiGestor é a possibilidade de adicionar campos personalizados à ficha de cadastro do associado. Questione-os sobre a “numeração da vestimenta” ou “para qual time brasileiro você torce?”. Atente-se porém à lógica das perguntas: elas devem levar em consideração o perfil da Instituição, tal como o seu objetivo enquanto Sindicato, Associação ou Federação.

Outro benefício que deve ser mencionado aqui é o fato de o sistema ser 100% online. Tudo se dá de forma remota, sem burocracias envolvidas. Aquela já bem difundida frase, “à distância de um clique”. O sistema armazena os dados em nuvem e o acesso às informações pode ser feito através de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, sejam notebooks, smartphones ou tablets.

Para eventos promovidos pela Instituição, gere links de inscrição externos. Compartilhe o link gerado no Facebook, Instagram e WhatsApp e fomente a participação.

Além de ser uma mão na roda para qualquer gestor que conta com a agenda cheia, é também proveitoso para todas as categorias que compõem o Sindicato, Associação ou Federação, uma vez que implica na redução de custos referentes à impressão e estocagem de documentos físicos, ou seja, em papel.

Apenas se lembre que, de tempos em tempo, você deve solicitar que seu associado atualize os dados cadastrais presentes em sua ficha. Muitos o fazem por conta própria, mas não custa nada dar aquele empurrãozinho.

O que achou do conteúdo? Utilize a seção de comentários para nos dar um feedback.

Aproveite também para solicitar um teste gratuito! O HiGestor consiste em uma plataforma de gestão online para Sindicatos, Associações e Federações. Prático e 100% seguro.

Autor