A busca por uma gestão de excelência nas Associações, Federações e Sindicatos é algo constante entre o corpo diretivo destas Instituições. Sendo assim, torna-se indispensável conhecer e aplicar boas práticas gerenciais, que aceleram o desenvolvimento social, econômico e tecnológico de suas Associações, Federações e Sindicatos. 

Para tanto, é preciso compartilhar boas práticas entre as Instituições, seja por meio de encontros ou através de estudos que pesquisem o setor. A exemplo, nossa pesquisa anual com Associações, Federações, Sindicatos, CDL’s e outras Instituições do terceiro setor, que você pode conferir clicando aqui

 

Material extra: 9 dicas para melhorar a gestão da sua instituição

 

Mas só o compartilhamento não basta, é preciso ter um planejamento atrelado a um plano de ação, para colocar em prática o que for absorvido nessas trocas entre as Instituições. A demais, é importante que os líderes a frente das Associações, Sindicatos e Federações estejam alinhados ao papel de um bom gestor, que exige tomada de decisões ágeis e inteligentes, propiciando assim o desenvolvimento que citamos no início deste artigo. 

Vamos então para algumas dicas para ajudar na gestão da sua Associação, Federação ou Sindicato.

Conheça sua Instituição

Essa dica parece boba, afinal, você deve ter pensado “é claro que eu conheço a minha Instituição”, mas será mesmo?! A questão é aqui é mais profunda. Conhecer a sua Associação, Sindicato ou Federação, significa entender a sua realidade financeira, conhecer as habilidades e dificuldades dos profissionais que fazem parte dela e conhecer cada um dos processos que existem. É preciso estar atento a tudo isso para que a gestão funcione, seja eficaz e gere bons resultados, tanto para a entidade, quanto para seus associados. 

Conhecimento do mercado

Essa dica é para que você esteja sempre antenado ao que acontece fora da sua realidade, para que busque novas possibilidades e ideias que garantam entregas melhores aos seus filiados. Tão importante quanto conhecer a sua entidade é conhecer e entender o que acontece fora dela, pois é onde estarão as oportunidades de se compreender o que seu associado está buscando. 

Planejamento estratégico

Ter um planejamento estratégico bem estruturado é indispensável para superar os desafios de gestão de uma Associação, Sindicato ou Federação. Se a sua Instituição ainda não segue essa boa prática, comece hoje mesmo. Para isso você precisará identificar:

  • Qual a missão da sua Instituição, o motivo porque ela existe; 
  • Precisará definir os objetivos que pretende atingir a curto, a médio e a longo prazo, por exemplo, arrecadar 10% a mais em mensalidades que no semestre* anterior. Isto é, defina objetivos claros e pertinentes à sua Associação, Federação ou Sindicato; 
  • Por último, defina qual serão as estratégias utilizadas para atingir seus objetivos, tendo como foco o que foi definido na missão da Instituição. 

 

*Nossa sugestão é que você crie um planejamento por semestre e reavalie cada prática mensalmente. Assim terá mais controle do que está dando certo e do que precisa ser ajustado e este prazo irá garantir tempo hábil para mudanças. 

 

Divulgue a sua Associação, Sindicato ou Federação 

Realizado o trabalho de casa, é hora de divulgar o que a sua Associação, Sindicato ou Federação pode oferecer para a comunidade que faz parte, destacando os benefícios de filiar-se a ela. 

Para isso, faça bom uso dos canais de comunicação que seu público de interesse mais utiliza. Pode ser uma comunicação por e-mail, por redes sociais e até mesmo, pelo bom e velho telefone. O importante aqui é fazer com que mais pessoas conheçam a sua Instituição e saibam a que ela veio, quais soluções ela oferece. 

Para te ajudar, separamos os conteúdos da nossa Masterclass em Comunicação para Associação, Sindicato e Federação, que você pode acessar clicando aqui. Lembre-se, estas são só algumas dicas, não significa que não haja outros desafios, afinal, a gestão de Instituições pode ser bem desafiadora. 

Por fim, se você chegou até aqui e gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários.

Autor