Não é mais novidade para ninguém que o mundo antes dessa pandemia era um e pós-pandemia será outro completamente distinto em todos os sentidos. A forma de consumir, de estudar, de se relacionar e de ver o futuro se transformarão por completo e isso irá refletir muito nas pessoas. Quando a economia e as pessoas passam por tantas transformações em um curto espaço de tempo, não voltam a ser como eram antes.

Pensando em tudo isso, convidamos nosso CEO, Héderson Cassimiro, a uma conversa para entender sua visão de como um gestor, seja em empresa, Associação, Federação ou Sindicato, precisa agir em relação à gestão de pessoas no cenário atual, e ainda, como deve se preparar para a pós-pandemia.

Héderson, as pessoas estão muito preocupadas com tudo que está acontecendo em relação ao COVID-19 e seus riscos em relação à sua saúde e de seus familiares. Não bastasse isso, existe a preocupação com a economia, se terão seu trabalho mantido. 

Como você tem visto isso e como tem sido na HiGestor?

A grande verdade é que tudo mudou e muitas coisas vão continuar mudando daqui por diante, e essa questão das pessoas precisa ser vista com muito cuidado pelos gestores, é muito importante ter a compreensão de que assim como em nossas cabeças, nossos colaboradores estão com um turbilhão de medos e receios. Nosso papel é agir com total transparência, explicar ao time a real situação da empresa, Associação, Federação ou Sindicato, como estamos vendo a economia e o futuro. Eles precisam ter o conforto de saber onde estão pisando e como seus líderes estão se reorganizando para enfrentar o que virá pela frente. 

Quais as ações que você precisou mudar ou intensificar para conseguir manter o engajamento e a auto-estima das pessoas?

Bom, precisamos entender que agora com os colaboradores em casa o rendimento dificilmente vai ser o mesmo. Agora eles também tem os filhos(as) em casa e com energia a milhão, assim como seus pets, avós, pais e tudo mais. O gestor precisa ter o discernimento que é uma situação atípica e principalmente conversar sobre isso com seu time, deixar claro para ele que você entende esse momento.

Além disso, é importante que os contatos (olho a olho, mesmo que remotamente) aconteçam com mais frequência. Por sermos uma empresa de tecnologia isso foi um pouco mais fácil para nós, mas para sua empresa, Associação, Federação ou Sindicato, existem diversas ferramentas que facilitam essas reuniões online, a exemplo, o Google Meet. 

Aumentamos as reuniões 1:1, que é uma reunião mais rápida que o líder faz com o liderado para entender seu momento, suas dificuldades e desafios. 

É fundamental também o fator, motivação. Nesse momento as pessoas precisam muito de estímulo, palavras positivas e sentir que seus gestores acreditam verdadeiramente no seu potencial.

Quais dicas práticas sugere para uma boa gestão de pessoas nesse momento?

Algumas delas não mudam de antes para agora ou para o futuro, mas precisam ser ainda mais intensificadas. Por exemplo: 

  • Seu time precisa ver em você a liderança pelo exemplo

Não dá para falar uma coisa e fazer outra. Aqui entra não compartilhar fake news, não exigir das pessoas mais do que elas podem entregar agora, se atualizar e aprender mais, ser compreensivo com as necessidades especiais e principalmente ser transparente.

  • Tenha momentos de falar sobre assuntos não-técnicos

Aqui na empresa temos os Sem Caô que é um momento onde nos reunimos todas as sextas-feiras, às 08h, para tratamos de assuntos diversos. Agora, trabalhando remotamente, este encontro é realizado online, por videoconferência. Sinto que conforta as pessoas quando trazemos assuntos comportamentais.

  • Estimule a interação entre as pessoas

Essa parte é bem importante para que a equipe continue se ajudando, seja em âmbito pessoal quanto profissional, afinal, quando você ajuda o outro, automaticamente estimula o sentimento de felicidade.

  • Se cuide e tenha os mesmos cuidados com você

É importante que seu time veja que você está bem fisicamente e mentalmente, que está preocupado em ser um gestor e uma pessoa melhor a cada dia. Lembre-se, a liderança é pelo exemplo.

Para finalizar, você acha que podemos tirar algo positivo desse momento de epidemia?

Tenho completa convicção que sim. Vou te dar um exemplo: aqui na HiGestor tínhamos casos de exceção com pessoas que atuavam home office e com a necessidade forçada de precisarmos atuar 100% home office pude perceber que estamos super maduros e que tem funcionado super bem. É claro que tem muita coisa envolvida no atual momento e que impacta nessa maturidade, mas percebi que a equipe se uniu ainda mais para ajudar uns aos outros. Aproveitamos esse momento de menor demanda para nos atualizarmos e estudar muito, compartilhamos entre nós muitos conteúdos que foram disponibilizados gratuitamente. Sem contar que vamos passar por tudo isso muito mais fortalecidos e ainda mais unidos do que antes.

 

Se sentiu inspirado? Nós aqui da HiGestor sim. Nos inspiramos nas ações de outras empresas e organizações para chegar em um resultado plausível para o nosso modelo de negócio. É essa mesma tarefa que estamos propondo para as Associações, Federações e Sindicatos.

A HiGestor, além de desenvolver o software de gestão para Associações, Federações e Sindicatos, se preocupa em ajudar as Instituições a gerir suas tarefas com mais precisão.

 

Autor