Entender como melhorar o recebimento de mensalidades é um dos principais pontos para que sua Instituição consiga aumentar sua receita. Isso porque, é tendo uma melhor gestão e controle financeiro que se consegue promover maiores ações internas e externas e atingir um maior público.

As mensalidades são o principal meio de captação de recursos para Associações , Sindicatos e Federações, pensar e organizar uma maneira para garantir que tal recurso não se perca, é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento dessas Instituições.

Continue lendo este artigo e saiba como melhorar o recebimento de mensalidades e consequentemente garantir maior arrecadação.

O que é o controle de mensalidades?

O controle de mensalidades é um recurso que permite saber o quanto de dinheiro em caixa é referente ao pagamento de mensalidades e em qual situação se encontra o pagamento de cada associado.

Ao utilizar um sistema de gestão para promover o controle de mensalidades, você possibilita que todas as informações captadas sejam organizadas e utilizadas de maneira mais automatizada e eficiente.

De modo geral, o controle de mensalidades é a ferramenta ou ação que garante que todas as informações relacionadas a mensalidades, como data de cobrança, envio de cobrança e baixa de pagamentos, sejam feitas automaticamente pelo próprio sistema de gestão.

Como controlar o recebimento de mensalidades?

Além de entender como melhorar o recebimento de mensalidades, saber como controlar o recebimento também é muito importante.

Há alguns pontos que devem ser explorados quando você for gerenciar as mensalidades pagas por seus associados. Como:

  1. Tenha um planejamento

O planejamento é fundamental para que uma Instituição sobreviva. Precisa ser realizado antes de iniciarem as atividades e antes de realizar grandes mudanças, visando objetivos e lucros maiores, ou seja, o crescimento organizacional.

  1. Crie uma rotina

Para que o controle financeiro da sua Instituição funcione bem, é importante criar procedimentos. Para isso, acesse as informações diariamente, assim, será possível programar os recebimentos, agendar lembretes, entre outros.

  1. Realize conferências

No processo de criação de rotina, é importante acrescentar a etapa de conferências. Verifique diariamente a movimentação dos valores recebidos e transações bancárias de crédito e débito.

  1. Levante relatórios

São os relatórios que irão ajudar você a fazer o levantamento dos dados financeiros e também, auxiliar no planejamento do futuro da Instituição. Com esse levantamento de informações, será possível ter visões diárias, semanais, mensais e anuais.

  1. Tenha a tecnologia como aliada

Ao utilizar a tecnologia ao seu favor como, por exemplo, utilizando um software de gestão, processos serão automatizados e as informações referentes aos seus associados terão maior usabilidade para o crescimento e desenvolvimento da Instituição.

Importância de controlar o recebimento de mensalidades

Agora que você já sabe o que é e como controlar o recebimento de mensalidades, é o momento de mostrar a importância de controlar as mensalidades para que sua Instituição alcance seus objetivos e consiga entregar valor aos associados.

Alguns pontos relevantes sobre o controle de mensalidades são:

  •         Otimização de tempo: você não precisa fazer processos manuais como envio de boletos ou ligação de cobrança. O recurso enviará de forma automatizada uma mensagem de cobrança aos associados;
  •         Crescimento como organização: se as arrecadações estão aumentando, é muito importante ter um recurso como um sistema de gestão que organize suas tarefas como recebimento de pagamentos;
  •         Controle de prazo: o associado recebe lembretes de cobrança e pagamento de mensalidade, de forma automatizada e personalizada;
  •         Relatório: você consegue personalizar relatórios com dados e informações conforme necessidade, possibilitando maior controle das finanças e também impulsionando ações internas e externas;

5 dicas para melhorar o recebimento de mensalidades

Para garantir que você consiga promover uma melhor gestão do recebimento de mensalidades da sua Instituição, trouxemos 5 dicas extremamente funcionais e relevantes. Confira:

Invista no controle financeiro

Ter um controle financeiro bem estruturado é essencial para que Associações, Sindicatos e Federações, promovam suas ações para seus associados e garantam o aumento no número de arrecadações.

Com os dados e informações organizados e armazenados corretamente, você pode seguir 3 passos para promover um bom controle financeiro:

  • Conferências

Verifique diariamente a movimentação dos valores recebidos e se essa movimentação corresponde as informações adicionadas ao sistema.

  • Registro de Transações

É indispensável registrar todas as contas do seu negócio para assim identificar as datas de recebimentos e demais obrigações, evitando contratempo e mantendo o fluxo de caixa.

  • Relatórios

São os relatórios que possibilitam o levantamento dos dados e auxiliam no planejamento futuro das Instituições. Com relatórios, você consegue ter visões sobre o controle financeiro diariamente, mensalmente ou até mesmo, comparando os anos.

Com o HiGestor sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação, por exemplo, você consegue fazer relatórios personalizados conforme necessidade e interesse sobre as informações que deseja obter.

Os relatórios são essenciais para entender o que funcionou e não funcionou de ações feitas até o momento e, possibilite planejar ações a longo que poderão impactar diretamente não só na gestão, mas também no crescimento de arrecadações por parte das Instituições.

Use um software para gestão financeira

Ao utilizar um software ou sistema de gestão para fazer o controle financeiro de sua Instituição, você possibilita que ações sejam feitas de forma segura, automatizada e mais eficiente.

O HiGestor sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação, por exemplo, é um sistema 100% online que permite o controle financeiro com mobilidade, possibilitando acesso remoto e de qualquer tipo de aparelho. Além disso, o HiGestor também possibilita ações como:

  • Realizar controle de recebimento de mensalidades;
  • Realizar cobrança automática;
  • Envio de lembrete de pagamento automatizado;
  • Acompanhamento de pagamentos em tempo real;
  • Emitir relatórios de transições;

Outro ponto muito importante e agregador do sistema HiGestor é o Receita Fácil. Uma ferramenta extremamente útil para o dia a dia e pode melhorar o recebimento de mensalidades em grande escala!

  • Com o Receita fácil, você:
  • Só paga a taxa do boleto se ele for quitado;
  • Gera todos os boletos a serem emitidos de uma única vez;
  • Dispensa a geração e envio de remessa;
  • Não precisa baixar os boletos, pois é feito de forma automática;
  • Consegue receber em eventos, com a função de cartão de crédito;

Ou seja, utilizar um sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação, além de automatizar processos e otimizar seu tempo, permite que você desenvolva sua Instituição e consiga aumentar as arrecadações e manter a regularidade dos recebimentos.

Faça comunicação multicanais

Para garantir que o recebimento de mensalidades ocorra efetivamente, é importante que você utilize múltiplos canais de comunicação para se relacionar com seus associados.

A utilização de múltiplos canais como e-mail, redes sociais e WhatsApp possibilita que sua mensagem alcance seu destino mais rápido, sem que haja perda de tempo ou até mesmo dinheiro com falhas no pagamento de mensalidades.

Pense que, você pode manter um relacionamento direto com seu associado por meio de telefone (celular ou fixo), criar uma automação para envio de e-mail informativo em massa pelo sistema HiGestor ou até mesmo, promover um contato personalizado através do sistema HiGestor e sua integração com o WhatsApp.

Acesse nosso Material Rico sobre Marketing na Prática:

Mantenha seu associado engajado

Outra forma de melhorar o recebimento de mensalidades de maneira prática e funcional é mantendo seu associado engajado e interessado em contribuir com a Instituição.

Para isso, promova ações que gerem uma relação mais direta, como, por exemplo, enviando mensagens em datas comemorativas, convite para eventos que a Instituição pretende oferecer ou até mesmo ligações mais recorrentes para saber como esta a satisfação do seu associado em relação aos serviços prestados.

Outra questão muito interessante sobre o engajamento do associado é que, além do relacionamento firmado que garante a recorrência e assertividade no recebimento de mensalidades, o próprio associado acaba impulsionando e promovendo a Instituição para outras pessoas.

Facilite o pagamento

Para facilitar o pagamento e melhorar o recebimento de mensalidades por parte dos associados, é importante que a Entidade de classe ofereça diferentes meios e formas para que seu contribuinte consiga efetuar o pagamento da mensalidade.

Há algumas formas de pagamento disponíveis que possibilitam uma personalização no recebimento de mensalidades para o associado conforme necessidade. Por exemplo: boleto, cartão de crédito e débito, pix, transferência, entre outros.

Possibilitar que o associado efetue o pagamento de sua mensalidade conforme for mais conveniente para ele é uma maneira de garantir o recebimento de mensalidades e promover o crescimento e desenvolvimento da Instituição.

Recebimento

Conclusão

Ao longo deste artigo apresentamos pontos muito importantes para melhorar o recebimento de mensalidades de uma Associação, Sindicato ou Federação. Desde como promover um bom controle financeiro, até dicas de como melhorar o recebimento de mensalidades por meio de canais, engajamento e um bom sistema de gestão.

Agora que chegou aqui, faça uma boa análise de como anda o controle financeiro da sua Instituição, partindo de onde estão guardados os dados e informações, como são usados estes dados e qual a ferramenta que você está usando para promover a eficácia no controle financeiro e no recebimento de mensalidades.

Então, se você quer melhorar a gestão, o recebimento e o controle de mensalidades, e garantir o crescimento de sua Instituição, comece utilizando o sistema para gestão de associação e sindicato que consequentemente diversas ações em torno de sua gestão, passarão a ser automatizadas e mais funcionais.

Autor