Assim como na vida pessoal, manter uma boa organização financeira também é importante para Associações e Sindicatos, pois o cenário econômico é instável e estar com as finanças em dia é importante para continuar com a Entidade funcionando e atendendo seus associados. 

E a organização financeira vai além de ordenar receitas (tudo o que a Instituição recebe) e despesas (gastos gerais da Instituição), ela também precisa de um plano orçamentário bem estruturado. 

Continue a leitura deste artigo para organizar as finanças da sua Instituição e assim reduzir inadimplências e aumentar a arrecadação de receitas

Definição de Organização Financeira

Entende-se por organização financeira por gerenciar as finanças da sua Instituição ou mesmo da sua vida pessoal, categorizando o que são receitas (dinheiro que entra) e despesas (dinheiro que sai). 

Mas, não é só isso, pois a organização sugere que você faça a gestão de seus ganhos e gastos de maneira eficaz e precisa, cumprindo compromissos financeiros básico como pagar e receber, como também ter uma reserva financeira para eventuais emergências.

É importante ressaltar que manter a harmonia das finanças da Associação ou Sindicato irá beneficiar tanto a entidade quanto seus associados, que esperam poder usufruir dos benefícios oferecidos, que por sua vez só será possível com um setor financeiro saudável.

Planejamento Financeiro

Para uma boa gestão financeira de Sindicatos e Associações, é preciso também fazer um planejamento financeiro, que além de organizar também irá projetar o futuro financeiro da Instituição.

 

Veja também | Material gratuito – Checklist Financeiro  

 

Segundo uma pesquisa realizada pela fintech Neon, após a pandemia, 57% dos brasileiros declarou ter uma reserva financeira, o que indica que estamos avançando quando o assunto é educação financeira. 

E o que isso tem a ver com planejamento financeiro? Tem tudo a ver, uma vez que o objetivo de ter um plano financeiro é organizar as finanças para que sejam como um guia que irá direcionar suas escolhas futuras.  

Isto é, o planejamento financeiro é uma projeção de recebimentos e gastos, que pode ser de 6 meses ou 1 ano, onde será possível revisar e fazer as atualizações necessárias, que considera cenários econômicos distintos, aumentando suas chances de acerto.  

Benefícios da Organização Financeira

São diversos os benefícios de ter uma organização financeira na sua Associação ou Sindicato, entre eles a previsibilidade de receitas e despesas, garantia de longevidade para a Instituição e atendimento das necessidades dos associados.

Contudo, há outras vantagens, como a possibilidade de investir em algo que seja importante para a Entidade e capacidade financeira para investir no desenvolvimento de infraestrutura e colaboradores. 

Dicas para Organização Financeira de Associações e Sindicatos

Para ajudar na organização financeira da sua Instituição, separamos algumas dicas valiosas para você aplicar hoje mesmo na gestão da sua Associação ou Sindicato.

1 – Recebimento de Mensalidades de Associados

As mensalidades pagas pelos associados ainda é a principal fonte de receita da maioria das Instituições. Portanto, qualquer atraso de pagamento ou mesmo a perda de associados pode trazer enormes danos para sua vida financeira.

Para evitar essas perdas, investir na conscientização de que o papel da sua Entidade é fundamental para auxiliar seus associados é muito importante, e fará com que mantenham os pagamentos em dia. 

Acompanhe também os índices de inadimplência da Instituição para ter melhor controle, e neste caso usar um sistema de gestão para Associações e Sindicatos vai facilitar o acompanhamento.

2 – Invista na Diversificação de Produtos e Serviços 

É importante investir na diversificação de produtos e serviços, pois assim sua Instituição não fica refém de apenas uma fonte de receita, o que ajuda também a aumentar a arrecadação final.

Algumas maneiras de diversificar são cotas de patrocínios, a realização de cursos e palestras, que tem como fim a capacitação técnica de seus associados, e a realização de eventos, que além de ser uma ótima maneira de arrecadação ajuda no engajamento com o associado. 

3 – Controle de Contas a Pagar e a Receber

Fazer o controle de contas a pagar e a receber da Associação ou Sindicato é uma tarefa importante para uma boa organização financeira, pois identificando as movimentações financeiras da Instituição é possível saber onde estão os principais gastos e receitas.

Com o cenário claro daquilo que a Instituição recebe e o que ela tem de despesas, fica mais fácil criar um plano para a gestão de contas, que pode ser feito através de um sistema de gestão financeira para sindicatos e associações, como o HiGestor. 

É possível começar de maneira simples, separando em dois grandes blocos, sendo um contendo todas as formas de arrecadação da Instituição e outro com todos os gastos, e depois separar por tipo de contas.

4 – Use um Sistema de Gestão Financeira para Sindicatos e Associações

Usar um sistema de gestão para o controle financeiro do seu Sindicato ou Associação é uma maneira eficiente de organizar as finanças da sua Instituição que vai além de contribuir para uma boa gestão, impactando em mais arrecadação e redução da taxa de inadimplência. 

Isso porque, os dados dos associados e de toda a movimentação financeira ficam concentrados em um único local, com as informações seguras e atualizadas, além de ser automatizado, reduzindo a probabilidade de erros na operação. 

Com o sistema para Sindicatos e Associações HiGestor, por exemplo, é possível cadastrar todas as contas a pagar e a receber da Entidade, categorizando por tipo, gerar relatórios para consulta e fazer envio de mensalidades para toda a base de associados sem pagar nada por isso. 

Isso significa mais controle de receitas e despesas, automatização de processos que antes eram manuais, contribuindo para o planejamento financeiro e para uma tomada de decisão mais assertiva.

 

 

5 – Comunicação

Da mesma maneira que é importante possuir uma boa organização financeira e ter um planejamento da Instituição bem feito, outra questão que merece atenção é a comunicação com seus associados e futuros associados. 

Procure manter uma comunicação estruturada, clara e objetiva, destacando as ações de impacto que estão sendo realizadas pela Instituição, ressalte os benefícios de ser um filiado da sua entidade e busque alinhar expectativa de seus associados com a Instituição.

 

Veja também | 5 dicas para uma comunicação eficiente com seu associado

 

Estas ações simples geram uma experiência mais rica para os membros da sua entidade, e com o tempo essa proximidade irá estreitar a relação de vocês, fazendo com que o pagamento das mensalidades, por exemplo, não seja um problema. Eles irão enxergar valor na Instituição e no que ela representa. 

6 – Conquiste e Fidelize seus Associados

Para uma boa organização das finanças da sua Associação ou Sindicato, é importante conquistar novos associados, assim como fidelizar aqueles que já estão em sua base, pois isso garante menos inadimplência e uma taxa de arrecadação maior. 

Uma maneira eficaz de fazer isso é através de uma estratégia de marketing e comunicação bem estruturada, que será capaz de divulgar a sua Instituição para atrair novos associados e, bem como engajar os associados atuais. 

Outra estratégia é usar os eventos como promotores da sua Associação ou Sindicato, e podem ser online ou presenciais, sendo uma ótima maneira de aproximar a Instituição e os associados. Veja como no vídeo a seguir, onde falamos com a especialista em eventos e co-fundadora do Sindimais, Juliana Vilela:

 

Conclusão

Como vimos, manter uma boa organização financeira da sua Associação ou Sindicato é essencial para o futuro da sua Instituição, e depende de uma boa gestão aliada a um bom planejamento, uso de ferramentas que automatizam os processos como sistemas de gestão financeira, além de estratégias de marketing para conquistar novos associados.

Sendo assim, nossa principal dica para começar a organizar as finanças da sua Instituição é ordenar todas as receitas e despesas, depois seguir para um planejamento de no mínimo 6 meses e identificar quais são as principais fontes de arrecadação e qual o índice de inadimplência.

Com esses passos simples, será possível identificar aonde é preciso ter mais atenção e assim criar um plano de ação para que sua Instituição tenha melhores resultados e uma saúde financeira em dia. 

Autor