Preocupe-se com a opinião dos seus associados

Já frisamos a importância de manter um contato íntimo com os associados em diversos conteúdos disponibilizados no blog. A razão é simples. Conhecendo eles você tem maior noção sobre seus desejos e nível de contentamento quanto a performance do Sindicato, Associação ou Federação. Com essa informação em mãos o próximo[...]

Já frisamos a importância de manter um contato íntimo com os associados em diversos conteúdos disponibilizados no blog. A razão é simples. Conhecendo eles você tem maior noção sobre seus desejos e nível de contentamento quanto a performance do Sindicato, Associação ou Federação. Com essa informação em mãos o próximo passo é repensar as estratégias adotas pela Instituição e conduzir ações que supram tais interesses, quando coerentes. Além da adoção de um canal de comunicação eficiente, como um serviço de chat online, uma prática capaz de intensificar esse processo é a pesquisa de satisfação. Esta consiste em uma série de perguntas-chave que irão extrair do associado opiniões relativas ao desempenho da Instituição. A partir disso é possível ter uma visão mais clara sobre os pontos fortes e fracos da Entidade, bem como as oportunidades e ameaças que a cercam. A estratégia se aplica a todo tipo de negócio e, se bem desenvolvida, pode trazer resultados grandiosos para o SindicatoAssociação ou Federação representada. Para tanto é necessário, antes, definir quais serão as perguntas e ferramentas exploradas durante todo o processo de elaboração, coleta e análise.  
Defina uma ferramenta para a coleta
Entre as opções encontram-se aquelas que são gratuitas, como o Google Formulários, e outras pagas, como o SurveyMonkey. O serviço disponibilizado pelo Google é o mais conhecido. A ferramenta é bastante interativa e a interface amigável torna fácil qualquer ação. As respostas são organizadas de forma automática e os gráficos gerados no mesmo instante. Por sua vez, o SurveyMonkey oferece diversos pacotes pagos. Os recursos disponíveis variam de acordo com cada plano. É possível, contudo, optar pelo plano gratuito. As limitações, nesse caso, envolvem o número de perguntas, questionários, bem como o acesso às respostas. De qualquer forma, vale a pena conferir.  
Formule as perguntas
Supondo que ocupe um cargo fundamental dentro da Instituição, você é uma das poucas pessoas que vai conseguir guiar a pesquisa de forma que ela encaixe com os objetivos definidos previamente pela Entidade. Ainda assim, é possível se basear em modelos já trabalhados por outras Instituições. Trate da satisfação ligada à realização de eventos. Questione-os sobre a gestão, as iniciativas empreendidas, os serviços prestados, as tratativas das normas e regularização do setor e os resultados obtidos. O importante é manter o formulário conciso. Seja breve e formule questões que sejam de fácil compreensão. É muito comum os respondentes abandonarem a pesquisa caso as perguntas exijam um esforço desnecessário por parte deles. Portanto, tenha mente o objetivo do Sindicato, Associação ou Federação com tudo isso e coordene as perguntas de forma que elas conduzam o entrevistado por um caminho claro.  
Estimule a participação dos associados
Tudo encaminhado? Basta, então, solicitar aos associados que respondam à pesquisa. O convite pode ser feito através do envio de e-mails ou por meio de publicações lançadas nas redes sociais da Instituição. Abuse dos verbos no imperativo. Crie um título chamativo e destaque os objetivos da Entidade com a pesquisa.  
Analise os dados
Independentemente do seu objetivo inicial, as respostas que possui agora devem ser capazes de te apresentar um panorama maior sobre a realidade vivida pelo Sindicato, Associação ou Federação.
Essa é a parte mais importante do processo. O que você vai fazer com as informações coletadas? É esperado que você acate as sugestões de melhorias, aprimore as atividades da Instituição e redobre a atenção para os pontos fortes mencionados. Para isso, defina uma hierarquia. Adote prioridades e trabalhe em cima delas. Informe os associados sobre cada passo dado a partir daí. O intuito é deixar claro que a Entidade se preocupa com a opinião dos seus associados e que possui a necessidade constante de evoluir, melhorando o atendimento e demais serviços prestados a eles.
Compartilhe:

Confira nossos conteúdos

Marketing e comunicação: caminhos práticos e inteligentes para o segundo semestre

A chegada do segundo semestre do ano marca um ponto estratégico fundamental no calendário de qualquer instituição. Para sindicatos, associações

O poder da segmentação: criando listas de mailing personalizadas dentro do HiGestor

Num cenário onde a atenção é um dos bens mais disputados, sindicatos, associações e federações enfrentam um desafio persistente: manter

Guia prático para sindicatos: diversificando as fontes de receita em 30 dias

A dependência de uma única fonte de receita representa um desafio expressivo, capaz de colocar os sindicatos numa posição financeira

Como a comunicação entre gerações moderniza associações

Em um cenário de constantes transformações sociais e mercadológicas, as associações empresariais enfrentam um desafio estratégico: promover a renovação sem

Estudo sobre a Performance das Instituições Brasileiras – A relevância dos Estudos Setoriais e dados extraídos da última pesquisa

O Estudo sobre a Performance das Instituições Brasileiras, produzido anualmente pela HiGestor, surge como um importante termômetro do setor, oferecendo

Estratégias de Engajamento: trabalhe a comunicação da sua Associação de maneira personalizada

Num cenário onde a informação circula de maneira acelerada, a comunicação personalizada tornou-se um diferencial estratégico para associações comerciais e

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais