E-mail marketing para a comunicação de Instituições

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de uma boa comunicação, tanto com os seus associados que sua Instituição já possui, quanto para conquistar futuros membros. Para manter esse contato, usar o telefone já não basta e embora as redes sociais muito utilizadas, tem outro meio de[...]

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de uma boa comunicação, tanto com os seus associados que sua Instituição já possui, quanto para conquistar futuros membros. Para manter esse contato, usar o telefone já não basta e embora as redes sociais muito utilizadas, tem outro meio de comunicação que pode ser muito eficiente suas estratégias: o e-mail marketing. 

Uma mídia que no passado já foi vista como spam e até mesmo intrusa, hoje o e-mail marketing é uma estratégia de entrega de mensagens assertivas para seus leitores, neste caso, sua base de contatos. Pode até parecer que em terra de WhatsApp ninguém mais usa e-mail, mas não é verdade. Uma pesquisa da Pew Research mostrou que mais de 90% dos adultos utilizam o e-mail

Portanto, se você ainda não utiliza essa estratégia na comunicação da sua Associação, Federação ou Sindicato, está mais que na hora de começar. Se isso ainda for algo novo para você, não se preocupa, separamos algumas dicas de como você pode organizar conteúdos para seus contatos e também, vamos dar dicas de como fazer estes envios. 

Comece organizando suas listas de contato, pois o conteúdo de e-mail que será desenvolvido para os membros da sua Instituição nem sempre será o mesmo entregue para seus futuros associados. Por exemplo, quem já é membro da sua Associação, Federação ou Sindicato irá receber e-mails com informativos a respeito da entidade, mensalidades, avisos de cobrança, convite para eventos da Instituição, etc. 

Já para quem ainda não é um associado, o conteúdo dos e-mails deve ter um caráter mais convidativo, isto é, crie conteúdos que mostrem o valor da sua Instituição, conte sua história, quais atividades ela desempenha a favor de seus membros, por exemplo. Convide as pessoas para fazer parte da sua Associação, Federação ou Sindicato através de exemplos.

Com as listas de contato separadas, é hora de organizar os conteúdos que serão enviados. Indicamos que você crie um cronograma mensal de envios, assim criará uma constância nos disparos. Por exemplo, aqui na HiGetor criamos este calendário separando 2 ou mais dias da semana, todos os meses, para enviar e-mails aos nossos contatos. 

Você também pode separar estes envios através dos conteúdos que pretende abordar em cada e-mail marketing, assim é possível contar uma espécie de história (storytelling) a cada disparo. Como inspiração, vamos usar da série Game Of Thrones, que contou sua história em episódios que eram divulgados 1 vez por semana. Em cada episódio você conheceu um pouco mais sobre cada personagem, acompanhou sua trajetória e seguiu vendo as histórias se entrelaçarem até chegar a um desfecho final. 

É claro que no caso do e-mail marketing não será necessário tantos envios, mas esse exemplo foi só para dizer que você escolher fazer envios através do método storytelling, ligando um assunto a outro. Essa ideia pode ser legal para você contar a origem da sua Instituição. 

Ao organizar o calendário para os disparos, lembre-se de pensar nos horários para o envio. Assim como na televisão existe o horário nobre, no meio digital também. Para e-mails é preferível o início da jornada de trabalho das pessoas, como início da manhã e início da tarde, uma vez que são momentos que as pessoas organizam as suas agendas, e o mesmo vale para os dias da semana.

Outros dois fatores importantes para o sucesso do seu e-mail são: assunto e tamanho do conteúdo. Começando pelo assunto, ele deve chamar a atenção do seu leitor, para que ele realize a ação de abrir o e-mail. Aproveite também para usar emojis, pois eles aumentam em 26% a chance de abertura do seu e-mail e opte por usar frases sucintas que resumam o conteúdo, é como se fosse a chamada de uma notícia no jornal. 

Passada a etapa de abrir o e-mail, seu conteúdo precisa ser simples e direto, pois as pesquisas mostram que 60% das pessoas não rolam para a segunda parte dele, ou seja, tudo que é importante deve estar na sua primeira parte. Para finalizar, lembre sempre de usar uma assinatura em seus e-mails, pois isso irá tornar-lhe mais pessoal. 

Por fim, lembre-se de não ignorar o e-mail, pois ele é mais uma possibilidade para a comunicação entre sua Instituição e seus associados ou futuros associados, portanto, use-o estratégicamente, aliando a outras práticas de marketing. 

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