Gerenciar pessoas pode ser um grande desafio para os líderes atuais, afinal, são constantes as mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo, seja em empresas privadas, Associações, Federações ou Sindicatos. Dentre os desafios mais comuns está a gestão de pessoas, que conforme o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) define:

“Gestão de pessoas é um conjunto de práticas voltadas para maximizar o potencial dos comportamentos humanos”

Sendo assim, a gestão de pessoas em Associações, Federações e Sindicatos, terá como norte zelar pelas pessoas que fazem parte da organização. Isto é, dentre algumas das atividades, encontram-se: capacitar seus colaboradores, desenvolver seus potenciais, identificar pontos de melhoria e mantê-los motivados em suas atividades. 

Como você pode perceber por este breve resumo, a gestão de pessoas em Associações, Federações e Sindicatos é bastante importante, especialmente em momentos como o de agora, em que existem muitas mudanças acontecendo. Portanto, separamos alguns pontos que poderão lhe ajudar. 

A primeira dica é sobre a cultura da Instituição, é importante garantir que todos tenham conhecimento e estejam de acordo, sigam os valores da Associação, Sindicato ou Federação. Que pautem suas atitudes e comportamentos nela, para que a realização do trabalho seja de excelência e a convivência seja harmoniosa entre todos. 

Outra atribuição importante é o desenvolvimento dos colaboradores, este é um ponto chave para a gestão de pessoas em Associações, Sindicatos e Federações. Para isso, desenvolva formas e mecanismos para que sua equipe esteja em constante desenvolvimento, tanto profissionalmente quanto em âmbito pessoal. 

 

| Dica extra: utilize metodologias para ajudar nessa estruturação de desempenho. Nossa sugestão é a que usamos aqui na HiGestor, a metodologia de Objetivos e Resultados Chave (OKR).

 

Dar atenção para a integração entre sua equipe é tão importante quanto contribuir para o desenvolvimento individual de seus colaboradores. Assim – mesmo em tempos de trabalho remoto nas Associações, Sindicatos e Federações -, preste atenção no engajamento entre a equipe da sua Instituição. Procure realizar atividades de confraternização entre as equipes, reuniões que estimule a participação de todos, promova ambientes para conexão. 

 

| #DicaHiGestor: conheça nossa dinâmica para integração de times e compartilhamento de conhecimento, o Sem Caô.

 

Por último, e não menos importante, a resolução de conflitos na gestão de pessoas em Associações, Federações e Sindicatos, também precisa da sua atenção. Isso porque, é comum que nas Instituições ocorram conflitos, pois cada indivíduo possui sua maneira de pensar e agir. Portanto, mesmo que a cultura da sua entidade esteja clara para todos (conforme citamos no início deste artigo), pode ser que haja discordância em algumas decisões. Então esteja preparado para mediar estes conflitos e encontrar as melhores soluções. 

 

| Saiba mais: clique na imagem abaixo e veja algumas dicas da consultora de RH, Eduarda, sobre o desenvolvimento de pessoas e equipes e como isso reflete nos resultados de sua Instituição. 


Se você deste conteúdo, aproveite e compartilhe, deixe seu comentário abaixo e se ainda não utiliza do Software para Gestão de Sindicatos, Associações, e Federações, HiGestor, aproveite o teste grátis por 07 dias!

Autor