Não é uma novidade que a ausência de comunicação e a falta de integração entre as equipes são alguns dos problemas mais frequentes nas organizações. Mesmo com tantos recursos e ferramentas à disposição, parece que ainda há muita dificuldade em implementar ações de engajamento, integração e comunicação.
Neste cenário competitivo em que estamos inseridos, é essencial que o conhecimento e as experiências sejam compartilhadas. Aqui na HiGestor, por exemplo, também passamos por essa dificuldade. Alguns dos problemas que enfrentávamos:
- Dificuldade em compartilhar conhecimento;
- Equipes com visões diferentes e sem alinhamento;
- Equipes com pouca visão estratégica;
- Pouco aproveitamento das lições práticas do dia-a-dia;
- Ausência de aprendizados comportamentais.
Percebendo estes problemas, entendemos que precisávamos encontrar alguma maneira de solucioná-los e então buscar melhorar nosso engajamento, nossa comunicação e a interação entre as equipes.
Como tudo começou?
Em 2018 nosso CTO Rafael Luz, participou do maior evento de marketing e vendas da América Latina, o RD Summit e entre as palestras que esteve presente, assistiu a uma que apresentou uma dinâmica para equipes que poderia contribuir para a resolução dos problemas mencionados anteriormente.
Como de costume, ele voltou do evento como muitas ideias e anotações. Eis que dentre elas havia uma referente a esta palestra, que a partir de adaptações, virou o Sem Caô, nome dado à dinâmica com a contribuição do setor de marketing da empresa.
A escolha do nome
O nome Sem Caô buscou refletir o objetivo da dinâmica: ser um momento de descontração, troca de experiências, compartilhamento de ideias e assuntos relevantes para o desenvolvimento da equipe. A escolha foi uma maneira de incentivar que todos pudessem participar, sem muita formalidade.
Mas, só escolher um nome não era simbólico o suficiente. Então pensamos em uma maneira de representar a atividade com um objeto, algo que remetesse à ideia de reconhecimento, empoderamento e da autoridade que o dono temporário terá para usar sua criatividade e apresentar um tema relevante.
Foi então que surgiu a ideia de usar um martelo (não se assuste, ele é de plástico), que só depois descobrimos que segundo a mitologia nórdica, ironicamente significa: “aquele que possui o martelo será dotado de força e levará consigo a boa sorte”.
Como funciona a dinâmica?
Reunimos os colabores da empresa (sim, todos eles) às sextas-feiras a partir das 8h da manhã. São 45 minutos de duração com tema livre. Em cada sessão um colaborador fica responsável por trazer um assunto, uma dinâmica, uma apresentação ou qualquer abordagem que considere interessante.
No término da apresentação o responsável pelo Sem Caô do dia entrega o Martelo do Thor para o próximo organizador. Isso mesmo, você leu corretamente! Cada semana alguém é escolhido para ter o martelo sob sua responsabilidade e preparar o Sem Caô da próxima sexta-feira.
Aprendizados
Desde que iniciamos essa prática, nos reunimos todas as sextas-feiras, sem exceção. Foram muitos os assuntos abordados, como por exemplo, processos de vendas, conhecimentos sobre questões técnicas do nosso software, sucesso do cliente, gestão financeira, mindfulness, importância das equipes e diversos outros assuntos bacanas.
Cada semana aprendemos sobre um tema diferente, o que nos tira da zona de conforto, nos fazendo absorver e buscar conhecimentos de áreas distintas da que atuamos diariamente, nos permitindo assim, uma maior visão do todo que amplia nossos horizontes.
Outro benefício da dinâmica é o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. O Sem Caô estimula a criatividade e incentiva a perda do medo de falar em público. Sabemos que independente da função exercida, todos precisamos, em algum momento, falar diante de pessoas. E o Sem Caô contribui para exercitar as habilidades de se comunicar e expressar uma mensagem.
Bacana, não é mesmo?! Muitas vezes as soluções de alguns problemas são mais simples do que imaginamos. Basta ter criatividade e disciplina.
Deixar um comentário