O dia a dia do gestor de uma Associação, Federação ou Sindicato, pode ser algo desafiador se você não conseguir organizar todas as suas tarefas. Por isso, utilizar ferramentas que auxiliam nessa organização, pode ser muito vantajoso para você.
Afinal, tempo é dinheiro. E sabemos que são muitas as responsabilidades – internas e externas – que envolvem a gestão de uma instituição. Pensando nisso, separamos 4 ferramentas gratuitas para ajudar você nessa missão. Confira abaixo.
1. Google Drive
Essa é uma dica que irá te ajudar a organizar e centralizar o armazenamento dos arquivos da sua Associação, Federação ou Sindicato.
O Google Drive é uma ferramenta online do Google, que além de armazenar os seus arquivos, ainda permite que você possa criar, editar e compartilhar os documentos, seja entre a equipe ou não. Com ele, as suas planilhas (Excell), apresentações de slide (PowerPoint) ou documentos de texto (Word), estarão sempre disponíveis para visualização e edição, com acesso remoto.
“Mantenho todos os meus arquivos no Drive, e há uma versão de arquivo para cada documento. Eu nunca me preocupo em encontrar um documento. Tudo está no Drive. Posso acessá-lo em qualquer lugar, e isso tem sido revolucionário”. Andy White, diretor sênior, Engenharia de infraestrutura, Salesforce
2. Evernote
O Evernote é um aplicativo que você consegue adicionar lembretes ou insights. Seja por texto, áudio ou imagens – e até mesmo, desenhando. É possível também, criar cadernos com etiquetas que servem para categorizar cada uma das suas anotações. Com essa facilidade, você pode filtrar resultados pela barra de busca.
Além disso, o seu time de trabalho também pode utilizar a ferramenta e ainda, aliar a funcionalidade de bate-papo a equipe.
3. Trello
Essa é talvez a ferramenta de gestão de projetos mais utilizada pelas empresas atualmente. Com ela você organiza o fluxo de trabalho da sua instituição de forma fácil e prática. A organização se dá através de quadros, checklists, cartões que representam tarefas, onde você poderá ordenar as atividades da equipe de acordo com as suas necessidades e critérios.
O Trello também é fácil de utilizar, graças ao uso da metodologia kanban que oferece um design intuitivo, fácil e que ainda permite que você adicione imagens, arquivos, faça comentários e até mesmo marque e denomine usuários específicos para cada tarefa com as datas de entrega.
Com essas facilidades, gerenciar as atividades da sua equipe ficará simples e garantirá que ninguém irá esquecer dos seus afazeres ou desconhecer os seus detalhes.
4. Slack
Se tem dificuldade na comunicação interna da sua instituição, o Slack é uma ótima ferramenta para lhe auxiliar. Através dele dá para centralizar a comunicação em um só lugar e de maneira mais formal que o WhatsApp, por exemplo.
Com ele é possível criar grupos de comunicação, que podem ser divididos como os setores da sua instituição (comercial, financeiro, etc,), ou então utilizar como um chat.
Outra facilidade dele é que você pode integrar com outras ferramentas, como o Google Drive e o Dropbox, que facilitam o compartilhamento de arquivos e mídias.
O Slack permite a integração com outras ferramentas como o Google Drive e o Dropbox. Assim como o Artia, o Slack possui uma versão gratuita e versões pagas para instituições que precisam de funcionalidades mais sofisticadas.
5. Canva
O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há mais de 8 anos, já conta com mais de 15 milhões de usuários ativos em 190 países. Para se ter uma ideia, mais de 36 designs são criados a cada segundo com essa ferramenta!
Nossa dica é que você utilize o Canva como uma ferramenta aliada do marketing da sua Instituição. Ela pode auxiliar, por exemplo, nas criações de publicações para redes sociais (Facebook e Instagram) e também para apresentações do seu Sindicato, Associação ou Federação.
#DicaBônus
Agora que você já tem as dicas de como melhorar a organização do seu dia a dia, chegou a hora de conhecer uma ferramenta que irá auxiliar na gestão da sua Associação, Federação e Sindicato, o software online HiGestor.
Com ele é possível ter acesso de onde estiver ao controle financeiro da sua instituição. Pois, através de um painel simples, você terá sempre a mão as informações de quantos associados estão cadastrados na sua Associação, Federação e Sindicato.
Consegue gerar relatórios detalhados de pagamentos, tem acesso aos dados cadastrais das associações e ainda, consegue organizar eventos para a sua instituição. Tudo isso e muito mais, em uma única ferramenta.
Se você ainda não conhece, faça o teste grátis.
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