O que é captação de associados
A captação de associados trata dos esforços ligados à conquista de novos contribuintes para a base da Instituição. Aqui são reunidas forças aplicadas em campanhas de marketing e algumas decisões a nível estratégico tomadas pelos gestores. A ideia aqui é uma: convencer as pessoas da nossa importância, tornar claras as nossas causas e reforçar os benefícios conquistados por quem já está do nosso lado. Que recursos temos disponíveis e como se dará o nosso discurso? Talvez você queira colocar isso na ponta do lápis o quanto antes.Importância da captação de associados
Quanto mais, melhor. São vários os benefícios ligados à captação de associados. Quando falamos de Instituições tal como Sindicatos e Associações devemos considerar que são justamente os associados que ajudam a manter as engrenagens rodando. É a partir da contribuição associativa que surgem os recursos para a manutenção da Entidade. Simples de deduzir, então, que a captação de associados é bastante importante e deve ser vista com muita seriedade. Além disso, ela denota a intenção que a Instituição tem de crescer e isso desperta estímulos positivos até mesmo em quem já compõem o quadro associativo.8 dicas fundamentais para a captação de associados
Mas vamos nessa! Se você chegou até aqui já deve estar louco para saber quais são as oito dicas para captação de associados que anunciamos logo no título desse texto. As dicas estão organizadas logo aqui embaixo e não seguem, necessariamente, uma ordem de hierarquia. Todas são importantes e têm impacto certeiro no número de associados conquistados por sua Entidade. Leia com atenção e tome notas!1 – Identifique o perfil do seu associado
Mais do que apenas conquistar, queremos nutrir relações com a nossa base de associados. Para tanto, é importante saber com quem estamos lidando e que tipo de comunicação será necessária para que haja impacto. Você pode identificar o perfil do seu associado através da base de contatos que sua Instituição possui hoje. As informações contidas na ficha de cadastro dos seus associados revelam dados importantes sobre a sua persona. Após uma breve análise será possível identificar um padrão, características em comum que a maioria dessas pessoas tem. Por exemplo, você pode chegar a conclusão que a maior parte dos seus associados possuem de 30 a 55 anos e tem uma predileção pela cor preta. Uma solução trazida pela HiGestor é a possibilidade de incluir campos personalizados na ficha de cadastro do associado. Dessa forma, você consegue captar quaisquer informações consideradas necessárias ao seu ver, tal como “qual a sua cor favorita?”.2 – Invista em Marketing
Falar sobre investimento em marketing já se tornou prática frequente. Inclusive, muitos conteúdos produzidos por nós aqui na HiGestor giram em torno disso. Mas existe uma razão: é porque investir em marketing funciona. E quando falamos sobre marketing, estamos falando de um leque de possibilidades gigantesco. Pense em quantas ações são possíveis de serem realizadas a fim de promover o trabalho da Instituição e, com isso, captar novos associados. Algumas das principais seriam:- Campanhas de e-mail marketing
- Comunicação via WhatsApp
- Investimento em plataformas de busca e redes de display
- Produção de conteúdo para as redes sociais
- Participação/Organização de eventos online e/ou presenciais