Os relatórios financeiros são instrumentos fundamentais para direcionar de forma estratégica as tomadas de decisões em organizações.

Os dados de receitas, despesas, inadimplência e retorno, são ferramentas de gestão indispensáveis para definir prioridades de investimento e saúde financeira futuras, por exemplo.

Porém, segundo levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas), 600 mil empresas e organizações que têm faturamento de até R$ 4,8 milhões anuais fecharam suas portas em 2020.

Apontando problemas financeiros como a causadora principal dos fechamentos, as organizações sem fins lucrativos, como sindicatos e associações foram as principais afetadas.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para auxiliar você a construir e a entender como os relatórios financeiros podem ser utilizados de maneira estratégica e eficiente.

Continue a leitura para entender de forma simples e prática o que é e como fazer um relatório financeiro, os principais tipos que existem, e como eles podem ajudar a salvar as suas finanças.

O que é um relatório financeiro? Qual a sua importância?

relatorio-financeiro-o-que-e

O relatório financeiro é um compilado de informações cruciais de um determinado período para a tomada de decisões inteligentes em empresas, sindicatos e associações.

Existem alguns tipos de relatórios financeiros, por exemplo, o fluxo de caixa que é um relatório composto pelos dados de contas a pagar e contas a receber.

Um dos objetivos desses relatórios é identificar de maneira simples o momento necessário para um corte de custos, o melhor tipo de investimento ou para determinar medidas para aumentar o lucro, com um intuito de ter uma gestão inteligente de sua organização.

Quais são os tipos de relatório financeiro?

relatorio-financeiro-tipos

Existem relatórios financeiros que são mais usuais no dia a dia dos diferentes tipos de empreendimentos, sendo mais comuns por serem mais eficientes, e em alguns casos sendo obrigatório a sua criação.

É importante entender o objetivo de cada relatório, e que em muitas vezes esses relatórios são complementares. Assim você conseguirá determinar quais relatórios serão mais estratégicos para a gestão da sua empresa.

Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE

Um demonstrativo financeiro exigido pela Lei nº 6.404, determina que esse relatório deve ser apresentado anualmente, o DRE é um dos relatórios mais famosos, e apesar da obrigatoriedade de ser um relatório financeiro anual, é comum observarmos instituições fazendo o uso do mesmo mensalmente ou trimestralmente, para correções no planejamento e auxílio na tomada de decisões.

Sendo o responsável direto por detalhar resultados líquidos e apontar possíveis lucros e prejuízos em um período.

Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC

O fluxo de caixa é um relatório financeiro simples e serve como pilar do funcionamento de um negócio.

Ele traz as entradas e saídas que ocorreram no empreendimento. Se for acompanhado com frequência, possibilita agir de maneira eficiente para evitar prejuízos.

Relatório de contas a pagar e a receber

O levantamento das contas a receber e a pagar é uma ferramenta simples para o controle financeiro empresarial. Isso porque ele possibilita um controle maior das movimentações que irão ocorrer, facilitando decisões mais assertivas.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial tem como objetivo demonstrar a situação contábil e econômica da empresa de maneira clara e precisa, levando em consideração tudo que envolve o negócio.

Também leva em consideração os ativos (bens + direitos), passivos (obrigações com terceiros) e patrimônio líquido do negócio.

É um relatório com um grau de complexidade um pouco maior, e você deve precisar do auxílio de um contador para a criação.

Mas… o que considerar em um relatório financeiro?

Separamos 3 itens importantes a se ponderar quando estiver criando o seu relatório financeiro. Confira a seguir.

1. Custos operacionais

Os custos operacionais são um dos principais dados que se caracterizam como gastos essenciais para que o empreendimento continue com suas atividades.

Sendo essencial para o gestor construir um relatório financeiro completo com dados como aluguel, conta de luz, internet etc.

2. Liquidez da empresa

A liquidez da empresa consiste na habilidade da empresa de fazer dinheiro a partir de seus ativos.

A liquidez está diretamente ligada à facilidade de se adquirir capital, sendo necessária uma análise das diferenças entre ativos e passivos para determinar se os retornos estão sendo suficientes para justificar um novo investimento no negócio.

3. Resultados obtidos

Para encontrar os resultados de maneira eficiente, é necessário fazer a soma da entrada de dinheiro com mensalidades, produtos, serviços e subtrair os custos operacionais e os valores dos itens.

Vale lembrar que alguns softwares de controle financeiro como o Higestor realizam esses cálculos de forma automática, facilitando ainda mais a elaboração de um bom relatório.

Como fazer um relatório financeiro?

relatorio-financeiro-como-fazer

A construção de qualquer relatório financeiro passa pela coleta dos dados mais relevantes, e para isso, além da definição dos dados a serem utilizados, é importante garantir que os registros financeiros foram feitos corretamente.

Esse controle pode ser realizado de diferentes formas, e você já deve ter ouvido falar de alguém que faz um relatório financeiro no excel.

Isso é comum e não deve ser descartado como uma opção, porém conforme a demanda vai aumentando essa definitivamente não é a melhor opção.

Uma das grandes dicas para facilitar este processo e evitar erros é adotar um sistema de gestão empresarial. Assegurando que nada passe despercebido por você, além de facilitar que análises inteligentes sejam feitas a partir da criação e acompanhamento dos relatórios.

Utilizando uma ferramenta ou não, no entanto, existem algumas boas dicas para fazer um relatório financeiro de uma instituição ou empresa:

1. Centralize e padronize as informações

Agrupar todos os dados contábeis e financeiros num mesmo lugar é importante para que não existam inconsistências dos dados.

Isso otimiza o esforço realizado e facilita a coleta dos dados relevantes para a sua análise. Além disso, ter tudo em um mesmo lugar facilita a visão estratégica e comparativa para tomada de decisões.

2. Simplifique as informações

Menos é mais, se você quer que seus colaboradores participem e entendam o que está sendo feito, é fundamental utilizar uma linguagem acessível, tomando cuidado com termos técnicos e expressões contábeis que podem dificultar o entendimento.

Priorize as informações e os dados de acordo com a sua relevância em cada um dos relatórios gerenciais.

3. Mantenha as informações atualizadas

Evite inconsistências nos dados, e para isso, a atualização periódica é fundamental para um bom controle financeiro.

Capacite e oriente o responsável pelo processo sobre a importância e como devem ser atualizadas as informações.

4. Minimize a chance de falhas nos relatórios financeiros

Ter um olhar contínuo para o processo e buscar a melhora e antecipação de possíveis falhas é fundamental para um setor tão delicado como o financeiro.

Investir em soluções e ferramentas que reduzam as chances de erros e falhas de maneira eficiente pode evitar o retrabalho e até a sobrecarga aos colaboradores de maneira a evitar equívocos na hora de registrar os dados importantes.

Como os relatórios financeiros contribuem para as empresas?

relatorio-financeiro-como-contribui-para-as-empresas

Como dito anteriormente, os relatórios financeiros gerenciais são fundamentais para a gestão eficiente da organização. Isso se deve porque os relatórios permitem, por exemplo:

Tomadas de decisões mais acertadas

A rotina de uma organização envolve decisões constantes:

  • compra de materiais,
  • aumento ou não do quadro de funcionários,
  • investimento em uma nova ferramenta,
  • promoção de eventos.

O ponto em comum que envolve todas essas decisões é o orçamento disponível. E para dar um novo passo, ter acesso e segurança aos dados do empreendimento é fundamental.

Por exemplo, realização de eventos por uma associação, onde a mesma precisa determinar os custos que podem ter com esses eventos sem prejudicar a liquidez de uma organização sem fins lucrativos. Ou até mesmo a decisão da expansão de uma empresa para novos mercados.

Bons relatórios financeiros permitem que tais decisões sejam feitas de forma segura e eficiente. Evitando escolhas equivocadas por um gestor.

Melhor controle orçamentário

O orçamento da empresa é mais bem controlado e as chances de descontroles financeiros são minimizadas com controles estruturados.

Permitindo monitorar as despesas e receitas de maneira estratégica, analisando o retorno dos investimentos feitos dando informações relevantes para passos futuros.

Evolução no desempenho de cada setor

Uma análise holística de toda empresa e setorizada permite que o gestor identifique de maneira mais certeira, os setores produtivos e os que precisam melhorar seu desempenho, auxiliando na busca de correções e estratégias para que a empresa seja saudável.

Evitar gastos desnecessários

Com o acompanhamento periódico dos relatórios financeiros e em especial o fluxo de caixa, é possível avaliar os gastos de maneira mais eficiente evitando que despesas desnecessárias aconteçam.

Também facilita a percepção em quais pontos existe a possibilidade de enxugar gastos e eliminar desperdícios.

Conclusão

Como vimos, adotar os relatórios financeiros na sua instituição é altamente necessário para que a gestão seja eficiente e consequentemente alcance bons resultados. 

E, mesmo empresas que estão começando podem aderir ao relatórios, uma vez que existem diversos tipos, do mais simples ao mais elaborado. A escolha vai depender do tamanho do seu negócio e do que pretende controlar.

Por esse motivo, não deixe de colocar em prática o mais rápido possível dentro da sua instituição. E que tal começar pelo uso de um sistema de gestão financeiro que possui um módulo específico para a geração de relatórios, com as informações que você desejar?

Clique abaixo e faça um teste grátis por 7 dias, com todas as facilidades que só um software de gestão financeira online oferece.

Autor