A gestão de empresas tem se modificado constantemente conforme as novas gerações vem assumindo cargos de liderança e a inovação ganha espaço dentro das organizações. 

Desde a última década a transformação digital tem sido cada vez mais presente nas instituições. Com a união desses fatores surge também novos processos ou atualização dos antigos.

É aí que entra a gestão empresarial, uma maneira de gerir empresas de forma organizada e bem planejada. Nesse artigo vamos falar mais sobre isso, explicando o que é, quais os benefícios dela e suas estratégias de gestão.

Para saber mais e dominar a gestão empresarial em seu negócio, continue a leitura!

Gestão Empresarial: O que é?

Gestão empresarial é a forma de conduzir os negócios para que atinjam os melhores resultados, aplicando metodologias ao processo de gestão

Sua principal característica é que as atividades são planejadas e são aplicados métodos para sua execução.

É importante salientar que este tipo de gestão serve para os diversos setores de uma empresa, como por exemplo, para fazer o controle financeiro, a gestão de pessoas ou a administração de recursos, entre outros.

Gestão empresarial estratégica

gestao-empresarial-estrategicaIndo um pouco mais afundo no assunto, a gestão estratégica empresarial é a maneira de gerenciar empresas com pensamento estratégico. 

Isto é, usando a estratégia como ponto principal na gestão do negócio, que nada mais é que agir segundo um plano de ação com foco em um objetivo.

Sendo assim, a gestão da instituição se dá através da organização e do planejamento de ações que direcionam os esforços da equipe para o melhor desempenho. 

Ela une um conjunto de ações e estratégias que serão aplicadas no negócio para definir, corrigir ou melhorar processos dentro das organizações.

A gestão estratégica serve ainda para integrar as equipes, unindo setores e profissionais da empresa. Veja a seguir alguns de seus benefícios.

Quais os benefícios da gestão empresarial?

gestao-empresarial-quais-beneficiosComo você já deve imaginar, são diversos os benefícios que a gestão empresarial pode proporcionar às empresas. 

Mas separamos os três principais e que são aplicáveis e perceptíveis em qualquer tipo de organização, ou seja, vai ajudar tanto empresas privadas quanto a gestão de associações, federações e sindicatos. Veja a seguir:

Prevenção

Prevenção: substantivo feminino

  • ação ou resultado de prevenir(-se).
  • conjunto de medidas ou preparação antecipada de algo que visa prevenir (um mal).

Fazendo uma analogia do conceito de prevenção com a gestão empresarial, podemos ver que este benefício está diretamente ligado a estar preparado para o que pode acontecer. Isto é, evitar imprevistos, estar bem preparado.

Neste sentido, a prevenção aparece aqui porque aplicando a gestão empresarial estratégica em sua empresa é possível prever ações a curto, médio e longo prazo. 

Isso só é possível pela criação de um planejamento estratégico que levará em consideração uma análise de mercado e da própria instituição para então criar ações estruturadas que levem a bons resultados.

Para saber mais sobre como estruturar um bom planejamento, leia nosso artigo sobre Metodologia de projetos, onde citamos diversos métodos que podem ajudar na construção de um bom planejamento.

Inovação

Como citamos no início deste artigo, a inovação tem sido cada vez mais aparente no dia a dia das empresas, seja através de reformulação de processos ou por novas tecnologias, como softwares de gestão online e outros equipamentos.

Neste sentido, vemos a inovação aparecer na gestão empresarial como uma aliada. A exemplo, nosso próprio software para instituições, que hoje supre as necessidades de associações, sindicatos e federações.

Antes as entidades tinham sua gestão financeira totalmente manual, em planilhas de excel, hoje conseguem automatizar o controle das receitas e despesas da entidade, além de gestão de associados, automaticamente. 

Redução de custos

Outro benefício é a redução de custos, que é possível pelo uso de metodologias que facilitam a organização dos setores, das atividades e também das finanças do negócio.

Com a gestão empresarial estratégica é possível reduzir os custos da sua empresa por que de forma planejada, as atividades desenvolvidas são mais eficientes, os processos apresentam menos erros e assim o foco em gerar bons resultados ganha força.

Qual a diferença entre administração e gestão empresarial?

A diferença entre administração e gestão empresarial é que a primeira diz respeito a administrar, organizar, controlar, os recursos da empresa. Tem foco nos números, nos resultados finais e objetivos.

Enquanto que a gestão estratégica empresarial preocupa-se com os processos e metodologias que serão usados para atingir determinado objetivo. Levando em consideração a gestão de pessoas e times, além das atividades que serão executadas por eles. 

Contudo, uma complementa a outra, por isso é importante que gestores estejam atentos a estes dois pontos da gestão estratégica empresarial.

5 Dicas para fazer uma gestão empresarial de sucesso

gestao-empresarial-de-sucessoEstamos nos encaminhando para o fim do artigo e agora que já ficou claro o conceito, alguns de seus benefícios e qual a sua importância, separamos 5 dicas para uma gestão empresarial de sucesso. 

1. Tenha o controle das informações

Ter o controle das informações é a nossa primeira dica porque estando bem informado, será mais fácil criar um bom planejamento para sua empresa.

Além disso, antes de tentar gerir um negócio, estar bem informado é essencial para que ele tenha sucesso. Pesquise sua instituição, converse com os colaboradores, fale com especialistas, e procure formações na área. 

Por exemplo, hoje em dia é fácil encontrar cursos rápidos sobre qualquer assunto ou se preferir, mais extensos e completos, como especializações.

2. Conheça a concorrência

Conhecer a concorrência é fundamental para uma boa gestão de negócios e isso também faz parte do item anterior: estar bem informado.

Essa dica é importante para que você saiba aonde está com seu negócio, para não ficar para trás. E dentro da gestão empresarial podemos analisar a concorrência na etapa de planejamento estratégico.

Essa é a parte em que geralmente busca-se informações para embasar as decisões de gestores, na criação do plano de ação que levará a empresa atingir bons resultados.  

3. Saiba como manter o time de funcionários motivados

Para gerir bem uma empresa também é necessário ter conhecimento de gestão de pessoas. É aí que entra nossa terceira dica: manter o time motivado. 

Imagine ser líder de uma empresa, fazer um bom planejamento estratégico, ter equipes bem organizadas e finanças bem distribuídas. Isso parece tudo para garantir o sucesso da instituição, não é mesmo?

Mas, um fator presente em todas as etapas e que pode gerar muita dor de cabeça, é o fator humano. Portanto, lembre-se que é fundamental unir gestão empresarial à gestão de pessoas

É aí que entra a motivação, um desafio para muitos gestores de equipes, afinal quase ninguém consegue estar motivado o tempo todo.

Então, busque ferramentas que possam auxiliar nessa questão, como conhecer mais sobre inteligência emocional, criar momentos de conexão e descontração entre os times, etc.

4. Tenha clareza das metas

Ter clareza das metas é importante para dar sentido ao desenvolvimento das tarefas que serão planejadas.

Sendo assim, procure expor as metas de modo que cada departamento entenda o seu papel no projeto, isso inclusive, vai ajudar a manter a motivação da equipe. Isso porque verão sentido em seu trabalho. 

Além disso, é importante ter clareza das metas para que se possa mensurar os resultados obtidos de cada ação e assim identificar pontos de melhoria.

5. Use a tecnologia como aliada

Usar a tecnologia como aliada na gestão empresarial faz toda a diferença. Através dela é possível automatizar e padronizar processos.

Um exemplo de como usar a tecnologia como uma aliada é o uso de softwares. Eles reduzem custos, aumentam a produtividade, reduzem erros e muito mais. 

O software de gestão HiGestor, por exemplo, é uma tecnologia que oferece a integração de diversas atividades do setor financeiro das entidades em um único lugar, sempre disponível por que é online e acessível de qualquer dispositivo.

Com o HiGestor é possível gerenciar os associados, acompanhar as receitas e despesas da instituição, o que reduz as taxas de inadimplência, promover eventos através do módulo de eventos, fazer o envio de mensalidades via email, e muito mais.

Mas além do HiGestor, também é possível usar a tecnologia em outras áreas, como gestão de pessoas. Para isso, existem diversos sistemas que auxiliam nisso.

Um exemplo simples é Slack, uma ferramenta de comunicação interna (tipo uma rede social) que propícia a comunicação entre as equipes.

Confira agora a plataforma de gestão online para associações, federações e sindicatos. Garanta o controle da melhor gestão para a sua instituição!

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso artigo de hoje, onde conhecemos um pouco mais sobre a gestão empresarial, seus benefícios e dicas de como aplicá-la em sua empresa. Esperamos que tenha gostado e se inspirado para colocar em prática.

Mas que tal relembrar alguns pontos importantes, como a definição de uma gestão estratégica empresarial. Como vimos, de forma geral, é o ato de gerir um negócio utilizando métodos que potencializam os resultados da sua instituição.

Une o planejamento de ações à gestão de pessoas, usando a tecnologia como aliada. Seja para automatização de processos ou para a redução de custos.

E, falando em usar a tecnologia, que tal fazer um teste grátis por 7 dias do nosso software, HiGestor?! Clique abaixo e aproveite!

Autor