Entre as boas práticas para se iniciar um negócio está a análise de mercado, que por meio de uma pesquisa, tem por objetivo validar a ideia de negócio que se pretende iniciar.

Não só isso, ela geralmente está atrelada a um plano de negócios e juntos apresentam para o empreendedor um possível cenário que ele irá enfrentar.

Como por exemplo, público de interesse, concorrentes e fornecedores.

Por meio dessa análise que se identifica quais os pontos fortes e fracos do negócio, quais as oportunidades e ameaças que o setor irá oferecer para o novo empreendimento.

Se isso é novidade para você e quer saber mais sobre o que é uma análise de mercado, os fatores que a compõem e como fazer a análise, continue a leitura que iremos explicar todos os detalhes.

Qual a definição de análise de mercado?

A análise de mercado pode ser definida como uma pesquisa que busca compreender o comportamento do mercado que uma empresa visa inserir seus produtos ou serviços, como já sugeriu José Dornelas em um de seus livros sobre empreendedorismo

Sendo assim, uma boa análise de mercado deve levar em consideração informações sobre clientes, concorrentes e o meio em que irá se inserir.

Para que serve a análise de mercado?

A análise de mercado é uma forma de conhecer melhor o público de interesse da sua empresa e também o setor de mercado que ela pretende atuar.

Sendo assim, a análise de mercado serve para que sua instituição tenha mais informações para quando estiver em atuação no mercado, trazendo assim, um diferencial competitivo para a empresa.

É aquele velho ditado “melhor prevenir do que remediar”, ou seja, começar uma empresa bem preparado, sabendo informações sobre:

  • a praça que irá atuar;
  • os concorrentes;
  • o perfil do público de interesse.

Fará com que seu produto ou serviço esteja mais bem posicionado no mercado.

Ainda, é importante salientar que uma análise de mercado serve para empresas privadas, prestadores de serviços e também para associações, federações e sindicatos, afinal, todos começam de algum ponto.

O que é análise de mercado no plano de negócios?

análise de mercado no plano de negóciosUm bom ponto de partida para que uma empresa tenha um desenvolvimento bem estruturado e sustentável a longo prazo é o plano de negócios.

Ele serve como um norte, um mapa que irá direcionar a empresa para seus objetivos.

É nele também que irá constar a análise de mercado, como ela deve ser realizada e porquê é importante.

No plano de negócios a análise de mercado deve coletar o máximo de informações possíveis sobre o mercado que sua instituição irá fazer parte.

É importante que os dados coletados sejam claros e é possível fazer isso de duas formas.

Veja a seguir:

Análise de gabinete

Essa análise leva em consideração dados coletados de forma interna, com os próprios funcionários da equipe.

Isto é, não há uma coleta de informações com o público externo.

Sendo assim, pode-se dizer que na análise de mercado de gabinete, são reunidas as informações conforme as percepções de quem é integrante da empresa.

Geralmente, conta com os profissionais das áreas comercial e de atendimento, que têm mais contato com o cliente ou público em geral.

Também pode ser realizada uma pesquisa em material didático, como livros, artigos e até mesmo notícias atuais sobre o mercado, para a coleta de dados.

Pesquisa de mercado

A segunda forma é a pesquisa de mercado, onde é necessário ir a campo para coletar as informações.

Para isso, você pode contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço, fazer grupos focais com clientes e potenciais clientes, entre outros.

Na análise de mercado por pesquisa, é elaborado um questionário com as principais informações que se deseja identificar e então é aplicado a um grupo de pessoas

Vale lembrar que assim como na análise de gabinete, esse tipo de levantamento por meio de pesquisa pode ser orientado por materiais didáticos (livros e artigos) e também jornais ou revistas atuais.

Como é feita uma análise de mercado?

Como é feita uma análise de mercadoDe maneira geral, para se ter uma boa análise de mercado, é necessário levar em consideração os principais pontos que orientam uma praça:

  • análise do cenário atual,
  • perfil dos consumidores
  • projeções do mercado.

Abaixo explicamos cada um desses fatores, continue:

Análise do cenário atual

Analisar como está o atual cenário do mercado é um ponto importantíssimo durante a análise, que como o próprio nome sugere, vai identificar como está o setor que sua empresa irá atuar.

Leve em consideração informações sobre a economia do momento, o comportamento dos consumidores, quais as oportunidades e as dificuldades que irá enfrentar, além de quais são os potenciais a serem explorados.

Uma boa dica é usar a análise SWOT para isso, onde você cruza informações de força, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Outra dica são as perguntas estratégicas que podem ser feitas.

Separamos algumas:

  • Qual é a participação de mercado (market-share) entre os principais concorrentes?
  • Qual é o potencial de mercado?
  • O mercado está bem atendido?
  • Quais são as oportunidades para o produto/serviço obter uma maior fatia de mercado?

Perfil dos consumidores

O segundo fator de análise é o perfil do consumidor, afinal, o produto ou serviço da sua instituição será direcionado para resolver um problema de um determinado perfil de pessoas.

Sendo assim, nesse tópico, busque levantar informações a cerca do seu possível consumidor.

Identifique seu comportamento, o que ele costuma consumir, que tipo de conteúdo lhe interessa, em que regiões do estado ou país está localizado.

Para isso, pesquisas como as do IBGE podem ajudar.

Confira as duas edições da pesquisa sobre o mercado de instituições do terceiro setor brasileiro em 2020!

Avaliar projeções do mercado

Assim como avaliar os movimentos atuais , é importante estar atento às projeções do mercado em alguns anos.

Isso, porque estar preparado financeiramente é essencial para que o negócio se mantenha em desenvolvimento, evitando possíveis crises.

Além disso, analisando projeções do mercado a empresa consegue fazer um planejamento a longo prazo, o que lhe garante mais segurança.

Como estudar o mercado em busca de novos negócios?

Como estudar o mercadoComo mencionamos no item anterior, empreender requer conhecimento sobre o mercado atual e futuro, pois num mundo com tantas transformações tecnológicas, as mudanças acontecem rapidamente.

Esteja atento às novidades do mercado, às notícias, às novas leis, como a LGPD, por exemplo, sem contar nas que acontecem cada vez mais e em ritmo acelerado.

Um bom exemplo de como estar antenado às novidades é a grande oferta de softwares que existem no mercado. Atualmente, é possível encontrar sistemas para qualquer tipo de atividade.

O HiGestor por exemplo, você garante a gestão financeira da sua Associação centralizada e automatizada em uma única plataforma, online e disponível para acesso pelo celular ou computador!

Conclusão

Como vimos, a análise de mercado é uma ótima aliada para quem está começando um negócio.

Por meio dela é possível compreender o contexto do cenário em que a empresa irá atuar e assim identificar estratégias que facilitem a inserção do produto ou serviço no mercado.

E se o seu caso é de abrir uma associação, federação ou sindicato, convidamos você para testar grátis o nosso software de gestão online para instituições, clique na imagem abaixo.

Autor