Com o avanço da tecnologia, os últimos anos tem sido de grande transformação digital nos diferentes setores da economia, o que é um desafio para a maioria das organizações que operam de maneira tradicional. 

Entre as Entidades de classe acompanhar essa mudança tem sido um desafio ainda maior, visto que, em sua maioria, são Instituições com visão bastante tradicional. 

Continue a leitura deste artigo, onde vamos abordar este assunto, explicando o que são as Entidades do Futuro e como estar preparado para se adaptar as novas tecnologias presentes no mercado.   

O que é Entidade do Futuro?

Uma Entidade do futuro é aquela que se adaptou as mudanças do cenário político e econômico em que estão inseridas, se antecipando e promovendo a inovação em seus processos de trabalho. 

Podemos dizer então, que a Associação ou o Sindicato do futuro são aqueles que pensam e planejam suas estratégias com um olhar para o futuro, buscando novas maneiras de realizar suas atividades e gerar melhores resultados.

Um bom exemplo aqui são as Instituições que migraram do cadastro de associados por meio de planilhas, para um cadastro automatizado, completo e com segurança no  armazenamento de dados, aderindo a um sistema de gestão de Sindicatos e Associações.

 

 

Qual o atual cenário do mercado de tecnologia

Atualmente a tecnologia é um dos setores que mais crescem no Brasil, e um estudo da empresa de inteligência de negócios Empresômetro, mostrou que nos últimos dez anos a média da área passou de 118% de crescimento.

Este dado revela não só um aumento para o setor, mas também uma necessidade de estarmos alinhados com as novidades tecnológicas que vem surgindo, seja através de novos produtos ou das novas maneiras de nos organizarmos profissionalmente.  

A seguir explicamos algumas das principais novidades tecnológicas que vem ganhando expressão nos últimos anos e estão cada vez mais próximas da nossa realidade e que podem ajudar a sua Instituição a estar entre as Entidades do futuro. 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (AI) refere-se a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que eles coletam. 

Podemos perceber a inteligência artificial de várias formas em nosso dia a dia, como, por exemplo:

  • os chatbots (robôs de mensagens diretas) usam a IA para entender os problemas dos clientes mais rapidamente e fornecer respostas mais eficientes;
  • os assistentes inteligentes usam a IA para analisar informações críticas de grandes conjuntos de dados de texto livre para melhorar a programação;
  • os mecanismos de recomendação podem fornecer recomendações automatizadas nas redes sociais, por exemplo, com base nos hábitos de visualização dos usuários.

Além desses exemplos, podemos perceber a IA presente em processos de análise de dados como em softwares de gestão, favorecendo assim análises mais profundas sobre as informações das organizações. 

Ou, ainda, podemos perceber a IA presente em programas de automação de tarefas complexas, que facilitam o dia a dia de profissionais, que não precisam mais fazer tudo manual.

Metaverso

Em uma definição básica e ampla, o Metaverso é a internet tridimensional. Um ambiente virtual onde um grande número de pessoas pode se reunir, fazer interações uns com os outros, por meio de avatares.

Embora seja algo relativamente novo, já existem diversos movimentos acontecendo no Metaverso, como desfiles de moda, shows de artistas conhecidos e até mesmo venda e compra de produtos de todos os tipos.

Para as Instituições, uma tendência bastante forte é a realização de eventos virtuais através de salas no Metaverso, onde cada participante terá um avatar personalizado e poderá interagir com os demais participantes.

Criptomoedas

As Criptomoedas são um tipo de dinheiro virtual e já são uma realidade para muitos consumidores e investidores do mercado financeiro. Mas com uma diferença do dinheiro físico o qual estamos acostumados: ela não é emitida por nenhum governo, como acontece com o real, o dólar, entre outros, por exemplo.

NFT’s

Uma das tecnologias mais recentes, o NFT, que é a sigla em inglês para “non-fungible token”, token não fungível, na tradução para o português. Isto é, trata-se da representação de algo exclusivo, de alto valor. 

Pode ser um item digital como arte gráficas feitas em computadores e até mesmo itens físicos como obras de arte ou música. 

Vale ressaltar que um token não fungível significa ter um certificado digital de propriedade que qualquer um pode ver e confirmar a autenticidade, mas ninguém pode alterar.

| Veja a participação do nosso CEO Héderson Cassimiro no 2º Encontro Nacional de Sindiconts e Secretárias, da FECONBRAS.

 

Como se adaptar a estas mudanças

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como se adaptar a todas estas mudanças. Afinal, muitas parecem ser distantes da realidade de Associações e Sindicatos. 

E você tem razão, nem todas essas novas tecnologias precisam estar presentes no dia a dia da sua Instituição. Mas é necessário que você conheça cada uma delas e acompanhe as novidades que estão surgindo. 

Por isso, separamos algumas dicas para facilitar a adaptação da sua Instituição e preparar sua equipe para as novidades que estão surgindo de maneira geral e que envolvem inovação e tecnologia.  

1 – Cultura e propósito 

Uma cultura forte e um propósito bem definido ajudam muito a se adaptar as mudanças que surgem no ambiente. Quando sua Instituição sabe o motivo de existir e como isso impacta na vida de seus associados, adaptar-se ao novo fica muito mais fácil. 

Mas, é importante que além de um propósito bem definido seja criada uma cultura forte entre os colaboradores da sua Entidade, pois quando o time está bem alinhado, fazer ajustes e mudar rotas para se chegar ao objetivo final, é muito mais fácil. 

2 – Seja um protagonista da mudança

Uma boa dica para se adaptar as novidades que surgem constantemente é ser um protagonista da mudança, buscando estar sempre atento ao novo e auxiliar na implantação das melhorias, seja na sua vida pessoal ou na sua Instituição.

Um exemplo de como ser um protagonista e influenciar no futuro da sua Entidade é promovendo melhorias nos processos de gestão da sua Associação ou Sindicato, como buscar um sistema que automatiza a gestão financeira e de cadastros

3 – Flexibilidade para trabalhar 

Outra maneira de se adaptar as mudanças é investir na flexibilidade para trabalhar, de qualquer lugar a qualquer horário. Uma dica que também faz parte de uma mudança recente na organização do trabalho. 

A flexibilidade para trabalhar foi uma mudança impulsionada pela pandemia do coronavírus, que desafiou muitas organizações a se adaptar a um modelo de trabalho remoto que até então parecia impossível para alguns.

E agora esta já é uma realidade em muitas Entidades, que perceberam diversos benefícios, entre eles a redução nas despesas com espaços para trabalho, uma vez que com muitos funcionários em home office (trabalho de casa), foi possível reduzir gastos com a manutenção dos espaços.  

4 – Investimento em tecnologia

Nossa última dica é investir em tecnologia, pois para ser uma Entidade do futuro, é importante se adaptar as novas maneiras de realizar tarefas e processos gerenciais sem o auxílio de ferramentas mais robustas e que garantem entregas mais rápidas e eficientes.

Este é o caso dos sistemas de gestão para Sindicatos e Associações, que facilitam o dia a dia de secretárias executivas, automatizando processos que antes eram manuais, geram mais economia para a Instituição e aumentam e diversificam as receitas da Entidade. 

Além dos programas de gestão de Associações e Sindicatos, outra maneira de investir em tecnologia é adaptar a comunicação com seu associado, usando além do telefone as redes sociais e as mensagens por whatsapp.

Conclusão

Concluímos aqui que para ser uma Entidade do Futuro é necessário mais que investir em novas tecnologias, embora este seja um passo importante para que sua Instituição continue performando em um novo mercado.

Contudo, é importante também se colocar a frente das novidades que vem surgindo, agindo como um protagonista das mudanças e expandindo seus interesses e conhecimentos, entendendo as necessidades do seu associado e adaptando a sua Instituição para o novo cenário que se apresenta. 

E para isso, é importante não só investir em ferramentas, como também em seus colaboradores e na cultura interna da Entidade, que necessita de um alinhamento claro com seu propósito. 

Autor