Atualmente ser uma Instituição com viés inovador é extremamente necessário. As inovações acompanham e impulsionam o crescimento.

Inovação é a aplicação prática da criatividade, a possibilidade de inovar é infinita, desde criar um novo processo como também, melhorar processos que já existem. 

Neste artigo iremos abordar o que é inovação, suas características, importância e ainda, iremos compartilhar 6 dicas práticas de como inovar sua Instituição.

Continue a leitura para saber mais sobre Inovação para Sindicatos, Associações e Federações.

O que é inovação?

A palavra Inovação deriva do termo latino “in” e “novare”, e se refere a uma ideia, método ou objeto que pouco parece com padrões anteriores.

Segundo Nick Baldwin (2003) “inovação é a exploração com sucesso de novas ideias”. Isto é, inovar vai muito além de ter boas ideias mas sim, se encontra onde a ideia se torna realidade.

De grosso modo, inovar está no ato de desenvolver processos, serviços ou produtos que gerem maior valor. Se caracteriza por gerar sucesso para organização, seja com o aumento do faturamento ou com aumento na exploração de novos mercados.

Tipos de Inovação

  • Inovação de produto: corresponde à introdução de um novo produto no mercado ou a adaptação de melhoria perceptiva em um produto existente.

Antigamente usávamos planilhas físicas de papel, preenchidas manualmente, uma por uma. Hoje em dia utilizamos planilha digital, com acesso online e remoto.

  • Inovação de processo: compreende a mudança no processo de criação de um produto. Não necessariamente impacta o produto final, mas normalmente aumenta a produtividade, reduz custos e eleva a qualidade.

No passado os boletos eram entregues a uma empresa de envio e recibo, que fazia a distribuição destes. Atualmente o boleto pode ser  enviado em massa, de forma automática, apenas adicionando as informações necessárias no sistema, com um clique.

  • Inovação Organizacional: ocorre quando a organização adota práticas de organizar as pessoas e o próprio trabalho, pensando em sustentar e ampliar a capacidade competitiva.

Antigamente fazíamos o registro da jornada de trabalho com assinatura em um caderno físico. No momento atual pode-se fazer a mesma ação apenas utilizando a leitura de QRcode por aplicativo em celular.

  • Inovação de modelo de negócio: consiste em uma nova forma de oferecer o produto ao mercado. Não especificamente uma alteração do produto ou até no processo de produção, mas sim na forma como é oferecido.

Até um tempo atrás era utilizado um sistema de gestão offline, que só dava para utilizar em um computador que possuía o sistema baixado. 

Hoje temos um sistema de gestão 100% online, com benefícios como praticidade, economia, acesso remoto (por qualquer aparelho) e segurança.

Se tratando de sistema de gestão, aqui na HiGestor desenvolvemos um software extremamente completo, que lhe possibilita melhoria em processos como: 

  • contas a pagar e receber
  • envio de mensalidades
  • controle financeiro
  • gestão de cadastro de Associados
  • relatórios personalizados
  • Recebimento via boleto e ou/ cartão de crédito
  • Portal do Associado
  • Módulo de Eventos
  • Inovação de Serviço: consiste na introdução de novo serviço no mercado ou na incorporação de melhoria significativa em serviço existente, percebida pelos clientes.

No passado, usavamos relatórios feitos manualmente através de análise de dados em documentos impressos.

Atualmente conseguimos relatórios feitos automaticamente por um sistema que recolhe dados e monta relatórios. Um sistema como o da HiGestor pode gerar diversos relatórios, personalizados e/ou em grande massa.

Assim, desde que os dados tenham sido coletados e adicionados ao sistema, você terá acesso aos relatórios a qualquer momento e em qualquer lugar.

 

| Leia também:  4 Vantagens de Usar um Sistema de Gestão

 

Como começar a inovar?

Um bom começo é fazer uma análise da situação atual de sua Associação, Sindicato ou Federação. Coletar informações que possam contribuir para o entendimento dos processos, ações e futuro planejamento. 

Entender suas dificuldades e potencialidades são de grande importância quando a intenção é ser inovador. Você pode criar um brainstorming (mapa mental), por exemplo, para que possa organizar seus insights (percepções) e a partir daí, desenvolver ideias que possam ser mais trabalhadas e que gerem inovação.

Para melhorar a gestão da sua Instituição é possível a utilização do sistema de gestão HiGestor, cuja principal função é auxiliar no processo de gestão da sua Instituição, como por exemplo, gestão de associados e organização financeira do seu Sindicato, Associação ou Federação.

6 Dicas para Inovar na sua Instituição

Confira a seguir 6 dicas para inovar em sua Instituição começando por redes sociais, utilização de um sistema de gestão que organiza as contas a pagar e a receber da sua entidade, bem como a realização de eventos para arrecadar mais, realização de assembléias online, benefícios para seus associados e como usar o Portal do Associado para ser um aliado nas práticas de inovação da sua instituição.

1 – Redes sociais

Redes sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas e empresas se encontram e compartilham informações, conteúdos de vídeo e imagem, produtos, serviços, entre outros.

Para uma Associação ou Sindicato, estar presente em redes sociais é de extrema importância, pois permite uma comunicação direta com seus atuais associados e também possibilita a captação de novos associados, além de facilitar a divulgação de informações da Instituição.

Há diversas plataformas de rede social na internet, as principais são o Instagram, o Facebook e o LinkedIn. Em cada rede social, você poderá trabalhar de forma diferente ou simultânea para aumentar o desenvolvimento e crescimento da Instituição.

Acesse nosso material educativo confira tudo sobre rede social e marketing.

2 – Sistema Online para Gestão de Tarefas

Se adaptar aos diversos cenários é extremamente importante para agregar valor a uma Instituição.  Atualmente, com a tecnologia avançada que temos, estar alinhado com o progresso é essencial para se manter firme e forte

Inove nos processos que já não são positivos, transforme pequenas ações em grandes realizações, faça com que sua Instituição seja lembrada pela qualidade na prestação de serviços

Processos cotidianos podem e devem ser adaptados para as tecnologias que permitam melhor gestão de tempo, tarefas e dados.

A importância de uma Instituição se adaptar a novos cenários e tecnologias é inovar em processos e assim, agregar valor com qualidade, agilidade e eficiência.

Com o software de gestão online da HiGestor, você pode gerenciar vários processos da sua Instituição de forma 100% online, sem precisar baixar programas no seu computador e, podendo acessar a plataforma de qualquer lugar e através de qualquer aparelho.

Seja para gerar boleto, enviar e-mail, criar eventos ou emitir relatórios, o sistema de gestão de associados HiGestor é a melhor opção para inovar na sua Associação ou Sindicato e melhorar seus processos de gestão.

3 – Eventos

Promover eventos pode não ser algo inovador mas, a forma como você promove esse evento, como se relaciona com participantes e os temas que aborda podem ser algo extremamente inovador. 

Por exemplo, com a correria do dia a dia pós-pandemia, muita gente acaba não podendo ou se sentindo confortável em participar de reuniões, palestras e eventos em geral de forma presencial. 

E uma solução para isso é promover eventos online, que podem gerar mais engajamento de seus associados e propiciar que mais pessoas conheçam a sua entidade, tendo em vista a fácil acessibilidade.

Foi pensando nisso que desenvolvemos uma ferramenta exclusiva para a criação de eventos em nosso Software de Gestão para Associação e Sindicato, o HiGestor, que auxilia na criação, divulgação, venda e relatórios de seus eventos.

Com o módulo Cursos e Eventos do sistema HiGestor, você consegue organizar todas as informações do seu evento, fazer a comunicação via e-mail para divulgação, criar uma página de inscrição para venda do ingresso (via cartão de crédito ou boleto), gerar lista de participantes e entre outros.

4 – Assembleias online

Pensando em acessibilidade, nada melhor do que um espaço online para fazer reuniões. Junto a isso, a possibilidade de maior interação e também, captação de informações, pensando que esses encontros podem ser facilmente gravados.

As assembleias online funcionam através de um sistema para transmissão online e ao vivo da reunião, para que seus espectadores possam assistir e participar ativamente do encontro, seja através de perguntas, comentários ou mesmo votando nas iniciativas que melhor os representam.

5 – Benefícios para os Associados

Pensar em maneiras de inovar e criar relações melhores com os associados pode ser uma grande estratégia para gerar mais lucro para sua Instituição.

Um bom exemplo de ação inovadora a ser feita é criar parcerias que possibilitem uma melhor qualidade de vida do associado, alguns tipos de parceria são:

  • cursos e treinamentos;
  • profissionais contábeis;
  • advogados;
  • salão de beleza;
  • farmácia;
  • livrarias;
  • cinema;
  • lojas diversas;
  • entre outros. 

Talvez para a Instituição criar parcerias pode ser algo simplório, porém, para o associado é o diferencial que pode fazer ele de fato se interessar a contribuir com a Instituição.

6 – Portal do Associado

Com o intuito de gerar valor para o associado, no software de gestão da HiGestor desenvolvemos o Portal do Associado, uma ferramenta desenvolvida especificamente para garantir mais autonomia aos seus associados e criar uma relação mais direta com a sua Instituição.

A inovação parte do princípio que processos que já eram feitos podem ser adaptados ou reformulados a fim de proporcionar melhor experiência para os usuários.

Ou seja, um sistema de gestão que abra espaço para todas as partes, dando autonomia e confiança para o usuário, é extremamente importante para que haja transparência, objetividade e eficiência.

Uma relação direta entre Instituição e Associado pode ser a virada de chave para o crescimento de ambas as partes.

Como colocar a Inovação em prática?

A inovação é o motor do crescimento de grandes empresas e Instituições. Buscar entender sua posição atual e sua perspectiva de futuro irão instigar pensamentos inovadores, que saem do convencional e podem levar sua Instituição a outro patamar.

Analise seus processos, suas tomadas de decisão e pense qual rota você pode tomar para continuar fazendo o que você faz, mas caminhando lado a lado com as tendências.

O software de gestão para Sindicatos e Associações HiGestor é um sistema completo, onde você poderá ter total controle financeiro, gestão do cadastro dos associados, relatórios personalizados, módulo de eventos e várias outras opções que lhe permitem uma gestão confiável e completamente integrada. 

Conclusão

Como vimos, inovar é essencial para se manter forte e a frente de outros da mesma área e/ou setor. Encontre as melhores ferramentas e soluções para desenvolver processos na sua rotina e crie novas formas de gerar maior valor para sua Instituição.

Ao pensar em como ser inovador, pense em seus propósito e faça dele desafio para crescer, melhorar sua atuação e progredir.

Não esqueça: inovar não é sobre criar algo novo, mas sim dar possibilidades novas para algo que já existe. E não menos importante, inovar é pôr em prática ideias criativas.

Já que chegou até aqui, aproveite para acessar o teste grátis do HiGestor, um software de gestão para sindicatos, associações e federações e também, materiais para download

Autor