O conceito de autonomia é amplamente vasto e pode se relacionar com muitas outras realidades que não esta discutida aqui. Entretanto, atendo-se ao universo das Instituições a autonomia pode ser considerada como uma resposta a tão temida burocracia. Entende onde queremos chegar?

Bom, a burocracia pode ser observada nas longas listas de procedimentos que devem ser seguidos criteriosamente, passo após passo, respeitando um regulamento fixo e adverso aos “shortcuts”, ou seja, aos atalhos.

Ao propor um modelo de gestão com maior autonomia das partes estamos, em tese, dando aval para que essa burocracia seja posta de lado e contribuindo com a otimização de tempo e de processos ligados a coordenação do Sindicato, Associação ou Federação em questão.

Além do quadro de diretores, ainda se atendo ao universo das Instituições, tal independência também pode se estender aos associados. Veja como a seguir.

 

O valor do associado

Os associados são de vital importância para qualquer Entidade, independente do seu tipo. E optamos pelo termo “vital” justamente por ser algo relativo à vida. Sem associados, as chances de uma Instituição de manter de pé são baixíssimas, dado à carência de contribuições e altos custos de manutenção da estrutura. Logo, quanto antes atribuirmos valor a estes integrantes, melhor.

 

VEJA TAMBÉM: PROBLEMAS ACENTUADOS PELA FALTA DE ASSOCIADOS

 

Sempre que possível, trazemos para os textos a importância de se manter transparente perante os trâmites da Instituição. Além do resultado final, precisamos entender que o associado também se interessa pelo progresso, ou seja, pelo caminho que percorremos até alcançarmos determinado ponto. Ele quer se sentir incluído e acompanhar de perto cada pequeno passo dado pelo Sindicato, Associação ou Federação.

E não podemos o culpar. Aliás, quão legal é perceber que o associado realmente se interessa. Ao mesmo tempo que cobram certa rapidez nas decisões, são eles quem ajudam a manter as discussões ativas e a Instituição operando em cima de um propósito.

Beleza, onde entra, então, a questão da autonomia citada antes no texto? Muito mais do que explorar as redes sociais na tentativa de estabelecer vínculos mais próximos com estes associados é preciso proporcioná-los um espaço privativo, exclusivo para cada um deles enquanto indivíduos partícipes.

Nesse sentido, a ideia é possibilitar o acesso desse associado à informações financeiras, tal como atualizações das faturas em aberto, e permitir que o mesmo administre o próprio perfil dentro do banco de dados da Entidade. Deixa a gente te apresentar o Portal do Associado.

 

VEJA TAMBÉM: 5 TIPOS DE ABORDAGEM A SEREM EXPLORADOS NAS REDES SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO

 

Sobre o Portal do Associado

Para quem caiu de paraquedas nesse texto, talvez seja válida uma breve introdução sobre o que é o HiGestor. Bom, o HiGestor consiste em um sistema de gestão 100% online voltado exclusivamente a Instituições tal como Sindicatos, Associações e Federações. Dentre as várias vantagens que o sistema oferece está o Portal do Associado, um espaço elaborado para atender às expectativas dos membros da sua Entidade.

 

VEJA TAMBÉM: VANTAGENS DE UM SISTEMA ESPECÍFICO PARA INSTITUIÇÕES

 

Trabalhamos com uma equipe de desenvolvedores incrível, sempre atenta à necessidade dos nossos clientes. O Portal do Associado é reflexo disso. Ainda que privados de uma série de relatórios mais administrativos o portal permite que o associado se mantenha muito bem informado sobre várias instâncias da Instituição.

É nessa aba onde ele encontra os boletos e recebidos de mensalidades, bem como a agenda de eventos da Instituição. É através do portal, aliás, que o associado tem acesso aos dados cadastrais vinculados ao seu perfil como membro. E o que antes seria tarefa de um representante da Instituição, agora pode ser feito pelo próprio associado. Vê? Livre de burocracias. Resumimos o processo em apenas uma pessoa, contribuindo para que a rotina se dê de forma mais ágil e fluida.

Claro, além dos benefícios colhidos pelos associados podemos listar uma série de fatores favoráveis à Instituição. Que tal a redução das taxas de inadimplência? Uma vez que o associado possui acesso direto a sua situação financeira, consegue perceber com mais facilidade se existem débitos em aberto com a Entidade e, consequentemente, resolver a pendência o quanto antes.

 


O que achou do conteúdo? Utilize a seção de comentários para nos dar um feedback.

Aproveite também para solicitar um teste gratuito! O HiGestor consiste em uma plataforma de gestão online para Sindicatos, Associações e Federações. Prático e 100% seguro.

Autor