O que é email marketing?
O email marketing é uma estratégia de marketing digital que se baseia em realizar a comunicação entre o seu Sindicato, Associação e Federação através do envio de mensagens que acontecer por email. Este meio de comunicação surgiu em 1971 e seu inventor foi Ray Tomlinson, que durante uma entrevista para o site The Verge, explicou que a ideia surgiu porque ele queria criar uma maneira simples de enviar mensagens de um computador para outro, sem precisar estar presente como acontecia com os telefones. A partir dessas descobertas, o marketing passou a enxergar o email como uma forma estratégica de se comunicar, que permite o envio de mensagens para uma lista de contatos, com intuito de alcançar os objetivos determinados pela Entidade. Desta forma, torna-se um forte aliado na comunicação com os seus associados, visando fortalecer ou mesmo aprofundar esse relacionamento.Por que usar e-mail marketing?
O uso de ferramentas de comunicação como o email marketing podem proporcionar às organizações inúmeros benefícios, desde a aproximação dos associados até a comunicação mais fácil dos esforços de arrecadação de recursos. Abaixo listamos os principais benefícios e, por que você deve incluir essa ferramenta na sua Instituição, confira:- O alcance é maior, já que alguns associados podem não ter uma rede social, mas com certeza possuem um e-mail;
- Previsibilidade de audiência, pois será enviado para sua base de associados;
- Formato flexível, desde avisos de eventos até anúncios importantes;
- Alto retorno da comunicação;
- Canal próprio de engajamento com seu associado;
Qual o papel do email marketing na sua estratégia de marketing?
O papel do email marketing na estratégia de marketing das Entidades depende das metas e objetivos traçados no planejamento estratégico, considerando qual o objetivo de comunicação da sua Associação ou Sindicato. Vamos explorar como essa ferramenta pode desempenhar um papel crucial na sua estratégia de marketing, ajudando a fortalecer sua presença e aumentar o envolvimento dos seus membros.- Construção de relacionamento:
- Comunicação ágil e eficaz:
- Segmentação de público-alvo:
- Aumento do envolvimento:
- Acompanhamento de resultados:
Quais tipos de email você pode incluir na sua estratégia?
Existem muitos métodos, formatos e tipos de email marketing que sua organização pode usar. Porém, é necessário analisar como ele é utilizado e se faz sentido no contexto do seu planejamento estratégico. Tendo isto em mente, trouxemos três exemplos de como usar cada tipo de email para uma comunicação assertiva em sua Associação ou Sindicato, veja a seguir:- E-mails informativos
- E-mails promocionais
- E-mails para divulgação de eventos
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Como criar mensagens que engajam seus associados?
Criar uma mensagem que atraia seus associados começa com alguns pontos extremamente importantes, como: conhecer seus afiliados, saber segmentá-los e, principalmente, estar atento ao conteúdo que desperte o interesse deles. Reunimos algumas dicas e exemplos para ajudar você a escrever um e-mail.- Conheça os afiliados da sua Entidade: Antes de escrever um email, é importante entender os interesses, desafios e expectativas dos seus associados. Uma maneira de conseguir isso é realizando pesquisas com os membros da Instituição;
- Ao dividir sua base de associados em segmentos com características semelhantes, você pode tornar sua mensagem mais assertiva e gerar mais engajamento;
- Incluir detalhes pessoais como o primeiro nome do associado em suas mensagens e acompanhar informações relevantes transmitirá uma sensação de proximidade;
- Conte histórias de sucesso e dê reconhecimento aos associados da sua Instituição, pois além de engajar com o dono da história, você ainda inspira outros associados.
- Exemplo 1: Associado recém-ingressado
- Exemplo 2: Associado Experiente
Principais erros que você deve evitar no email marketing
Erros no planejamento ou preparação para o email marketing podem decorrer de uma série de fatores, como falta de conhecimento dos associados, não saber como comunicar adequadamente o trabalho da sua instituição, erros de marketing de conteúdo, entre outros.- Por isso, trouxemos três dos principais erros cometidos na hora de trabalhar com e-mail marketing para sua Instituição ficar ligada. Veja a seguir: Envios frequentes, sem distribuição de tempo e dias entre um email e outro;
- Prometer uma coisa e entregar outra;
- Não segmentar corretamente, ou até, a comunicação não ser a ideal para a Instituição.
Como planejar uma estratégia de email marketing?
Agora, é importante entender como criar um email marketing eficaz, que, além de estimular o engajamento, também deve proporcionar aos membros um conteúdo envolvente e interativo. É importante sempre entender o objetivo final do e-mail, seja para avisar sobre uma mensalidade, comunicar um evento específico, curso, palestra ou se inclui benefícios como planos médicos, odontológicos ou com esportes.Conteúdo
O conteúdo do seu email é o tópico mais importante para o sucesso da sua comunicação. É por isso que ele deve ser bem elaborado e apresentar com clareza o que deseja ser comunicado.- E tudo vem do planejamento, portanto é importante sempre ter algumas perguntas em mente, ao planejar seus emails, como: Que tipo de e-mail se deseja criar? Vou comunicar a realização de eventos na Entidade?
- É interessante divulgar as parcerias e benefícios oferecidos?
- Nossos associados já conhecem a Entidade? Talvez seja interessante um email contando sua história de fundação, seus valores e objetivos de existir.
Persona
Persona é com quem sua Instituição conversa. Por exemplo, um Sindicato dos profissionais de contabilidade será composto por contadores e demais trabalhadores da área contábil. Este é o público com o qual você, como organização, deseja se comunicar ou interagir. É importante se perguntar: como é meu associado? O que eles fazem? Como é a sua rotina diária? Respondendo às perguntas, sua comunicação será mais assertiva e irá gerar mais engajamento, e se isso ainda não for tão evidente para você, faça pesquisas com seus associados e desenhe três principais perfis da sua Instituição, com as perguntas citadas anteriormente.Calendário
No planejamento de comunicação por email da sua Entidade, é importante organizar um calendário que inclua as datas em que você enviará seus e-mails, priorizando os melhores horários e dias da semana, que irão gerar mais aberturas de e-mail Um erro comum neste momento é ignorar a frequência dos e-mails, que se não for levada a sério pode gerar alta taxa de spam (emails indo para a lixeira), bem como, o cancelamento do recebimento dos seus emails.Segmentação
A segmentação é um importante critério que se refere a desenvolver listas de envios que conversem com o perfil do seu associado. Por isso, é importante ser criterioso na hora de enviar o email. Pensamos em algumas ideias do que você pode estar usando, segue:- características demográficas, como a localização, idade e gênero;
- interesses como, pessoas que gostam de natação, para um benefício em alguma academia que forneça esse serviço;
- histórico de interação como associados antigos que não engajam com a associação há 1 ano;