No cenário dinâmico e tecnológico atual, a inovação e a tecnologia tornam-se peças-chave para a eficiência e a sustentabilidade das organizações. Para Sindicatos, Associações e Federações, a integração efetiva desses avanços na gestão da Entidade representa um desafio crucial para seu crescimento e desenvolvimento.  

Atualmente, Sindicatos e Associações enfrentam diversos desafios em seu dia a dia, e felizmente a tecnologia se tornou uma grande aliada destas instituições em diversos aspectos, como, por exemplo, tornando a entidade mais próxima de seus associados, auxiliando no cadastro, atualização de informações e na criação de eventos.

Ao longo deste artigo, iremos explorar os desafios enfrentados na gestão de entidades, descobrir estratégias e ferramentas que elevam a excelência na prestação de serviços

Continue a leitura e descubra como a inovação tecnológica pode auxiliar na gestão associativa, contribuindo para o crescimento da sua Instituição.

Desafios na Gestão de Sindicatos e Associações

São diversos os desafios na gestão de Sindicatos e Associações, entre eles a gestão financeira eficaz, que é um pilar fundamental para o crescimento da Instituição, e, portanto, exige maior transparência nesse processo crucial para conquistar a confiança dos associados e garantir um crescimento sustentável. 

Também vamos explorar os desafios de comunicação, considerando a necessidade de manter uma comunicação eficiente com os associados, diretores e demais partes interessadas. 

A eficácia dessa comunicação tem um impacto direto na coesão e no engajamento com os associados, e é também a responsável por comunicar as ações realizadas pela Instituição para o benefício dos mesmos. 

Confira a seguir alguns dos principais desafios na gestão de Sindicatos e Associações, que separamos para você.

1 – Financeiro

Alguns dos principais desafios enfrentados pelas entidades é o alto número de inadimplência, assim como a dificuldade na diversificação de receitas. O aumento das arrecadações se tornou um tópico importante a ser citado, contudo, a maioria das instituições se apoia somente no valor da mensalidade. 

A arrecadação não é apenas uma fonte de financiamento, é sobre assegurar que a instituição possa continuar fazendo o que faz, seja fornecendo serviços, investindo em melhorias ou lidando com surpresas. Imagine a arrecadação como um escudo que protege a instituição e a ajuda a seguir em frente.

Com o software HiGestor, sua instituição pode organizar as contas a pagar e receber, usar o módulo de eventos para explorar novas fontes de receita e facilitar o recebimento com opções flexíveis, como cartão de crédito ou débito, pix e boletos. 

2 – Comunicação

Muitas entidades enfrentam um desafio comum e constante, a comunicação fragmentada, quando as informações importantes não estão alcançando todos os associados da instituição, resultando na falta de envolvimento ativo dos associados. 

A falta dessa comunicação em conjunto com a falta da presença digital pode representar um desafio importante, mas existem maneiras de superar essa situação. A presença digital vai além de simplesmente estar online, envolve a construção de uma identidade digital sólida, a interação com o público e a criação de uma experiência envolvente. 

É o meio pelo qual uma instituição se conecta não apenas com seus associados, mas com um público mais amplo. Essa presença online se torna um canal essencial para estabelecer e fortalecer conexões significativas.

Por exemplo, investir na elaboração de um site bem estruturado não apenas disponibiliza informações de maneira clara e fácil de entender, mas funciona como um local de interação e participação ativa.

3 – Arrecadação de recursos

Outro desafio na gestão de Entidades Associativas é a arrecadação de recursos, devido à falta de diversificação nas receitas, que muitas vezes fica limitada a apenas uma fonte de arrecadação.

Para contornar essa situação, instituições podem explorar diversas estratégias de diversificação. Isso inclui a criação de parcerias estratégicas com empresas locais, a realização de eventos, e a implementação de programas de filiação ou doações regulares. 

Ao diversificar as fontes de arrecadação, as entidades associativas podem construir uma base financeira mais sólida e sustentável para enfrentar os desafios a longo prazo.

4 – Redução da inadimplência

Reduzir a inadimplência pode ser um grande desafio na gestão de Entidades associativas, porque muitas vezes com o orçamento apertado, as pessoas priorizam pagar o que, na visão delas, é mais importante e acabam por excluir gastos extras, como a mensalidade de instituições. 

Neste sentido, é preciso apresentar as vantagens e os benefícios que ser um associado da sua entidade garante a elas, como fortalecimento da classe, eventos de capacitação exclusivos, entre outros.

Outra maneira de reduzir a inadimplência é aderir a um software de gestão financeira para Sindicatos e Associações, que organiza todos os dados da sua Entidade, auxilia na emissão de cobranças de mensalidades, organiza o fluxo de caixa e, ainda, auxilia na comunicação com os associados da base.  

 

| Leia também: Como reduzir a Inadimplência de Sindicatos e Associações.

 

Como a tecnologia pode ajudar na gestão das Entidades?

Em um cenário de transformações tecnológicas, Associações e Sindicatos enfrentam desafios cada vez mais complexos que exigem respostas inovadoras. A arrecadação de recursos, a retenção de associados e a adaptação às demandas regulatórias tornam-se áreas cruciais de atenção.

Neste sentido, utilizar um sistema de gestão para Associações e Sindicatos facilita a organização das finanças de Associações e Sindicatos, bem como favorece o aumento da arrecadação e a atração de novos associados, uma vez que processos antes feitos de forma manual, passam a ser executados de maneira automática. 

Esta é uma das vantagens da automação de processos e a integração de sistemas de gestão para entidades são essenciais, com capacidade de automatizar tarefas rotineiras, como cobranças e monitoramento financeiro, resultando em mais eficiência e otimizando o tempo dedicado a tarefas repetitivas, que podem ser substituídas por foco estratégico nas necessidades dos associados. 

Ao explorar estratégias tecnológicas, é possível automatizar processos, diversificar fontes de receita, antecipar riscos econômicos e promover transparência financeira. 

 

 

Sistema de Gestão para Associações e Sindicatos

A eficiência na gestão de Entidades demanda abordagens específicas, e é aqui que a tecnologia entra como uma grande aliada. 

Usar um sistema de gestão para Sindicatos e Associações, como o sistema HiGestor, faz com que os dados da sua Entidade estejam reunidos em um único local, facilitando assim a gestão de informações. 

Essa centralização de informações sobre a Instituição simplifica processos, corrige falhas e melhora a gestão da Entidade. Neste sentido, o sistema HiGestor se destaca como um uma plataforma de gestão online, que integra diversas funcionalidades. 

Desde o cadastro de associados até a emissão de relatórios de desempenho, oferecendo um panorama abrangente das operações da sua Instituição, além de ser acessível por qualquer dispositivo (computador, tablet e celular), para acesso de qualquer lugar. 

Quando se trata de comunicação, o sistema de gestão HiGestor facilita envios de emails, fortalecendo o elo entre a entidade e seus associados. Além disso, é possível emitir quantos boletos de mensalidade você quiser, sem pagar nada por isso – paga só pelos boletos quitados – e, ainda, tem controle total das receitas e despesas. 

Outro ponto de destaque é a gestão financeira que organiza as contas a pagar e receber, oferece rateio do plano de contas e fornece informações precisas sobre a arrecadação e a taxa de inadimplência da Entidade.

Com o Software HiGestor, a gestão de Sindicatos e Associações se torna mais ágil,  segura e adaptada às demandas modernas, conferindo autonomia e eficiência para prosperar em um mundo em constante evolução.

Gestão financeira

O sistema de gestão para Sindicatos e Associações HiGestor proporciona uma alternativa para o desafio de gestão financeira, com recursos completos, como o rateio do plano de contas.

O rateio é transparente, garantindo igualdade nas contribuições, oferecendo uma visão clara da saúde financeira da Entidade, bem como relatórios detalhados sobre o desempenho. 

Com flexibilidade no recebimento das mensalidades, oferecendo opções de pagamento como boleto, cartão de crédito e pix, o sistema de gestão financeira HiGestor facilita as contribuições para as Associações e Sindicatos e auxilia na redução da inadimplência.

Organização de eventos

Entre as diversas estratégias para a arrecadação e diversificação de recursos, os eventos são uma iniciativa que se destaca, por atrair novos associados e parceiros, além de melhorar o engajamento com a base já existente. 

Entre muitos benefícios, os eventos promovem o networking (rede de contatos), impulsionam a troca de conhecimento e auxiliam na divulgação da Instituição

Pensando nisso, usar uma plataforma de gestão de eventos, como o software HiGestor, pode auxiliar a sua Entidade em todas as etapas de organização do evento, como:

  • cadastro de participantes
  • gestão de inscritos
  • relatórios personalizados
  • emissão de certificados
  • venda de ingressos, com pagamento via cartão de crédito, pix ou boleto
  • confirmação de presença por QRCode
  • e-mails de confirmação e aviso de eventos

Além disso, com o sistema de gestão para Associações e Sindicatos HiGestor, você consegue criar campos personalizados para identificação dos participantes, gestão e cadastro dos fornecedores, relatórios para análises de resultados e até a emissão de certificados. 

 

| Leia também: Eventos online x Eventos presenciais em qual investir.

 

Gestão de associados

Por fim, um desafio muito comum na gestão de Entidades associativas é a gestão e o cadastro de associados, que exige um acompanhamento e atualização de dados frequente, para que a comunicação não seja interrompida.

Neste sentido, atrelar uma solução tecnológica como um sistema de gestão para Entidades facilita e automatiza os processos, além de ser uma forma segura de armazenar os dados dos associados da sua Associação ou Sindicato. 

Com os dados atualizados, manter a comunicação via email é muito mais fácil e auxilia no engajamento entre o associado e a Instituição, que pode ainda usar deste recurso para o envio de mensalidades e cobranças, melhorando a arrecadação e reduzindo a inadimplência

Conclusão

Ao decorrer deste artigo, ficou evidente que os desafios financeiros, de comunicação, organização de eventos e redução da inadimplência exigem soluções inovadoras, como a utilização de um sistema de gestão para Sindicatos e Associações, como o HiGestor.   

Por se tratar de um sistema online para a gestão de Entidades e acessível de qualquer dispositivo, é a solução ideal para quem busca inovação tecnológica na gestão de Entidades associativas.

Proporcionando transparência no tratamento dos dados de associados, organização financeira, comunicação eficaz e relatórios detalhados sobre as finanças da sua Instituição.

Aproveite para conhecer mais sobre o software HiGestor, fazendo um teste grátis completo da nossa plataforma de gestão para Sindicatos e Associações.  

Autor