Reduzir a inadimplência de Sindicatos e Associações é uma tarefa que demanda uma boa gestão financeira, de dados e pessoas, pois para haver engajamento das categorias profissionais relacionadas a Instituição é necessário que haja ações onde os membros já associados se sintam representados e mantenham regularidade das contribuições.

A boa relação entre Sindicatos, Associações e contribuintes permite que a arrecadação permaneça crescente em vista do engajamento por parte de ambos os lados e também, possibilita maior reconhecimento pela sociedade, consequentemente maior procura pela Entidade e aumento de arrecadações.

Continue lendo este artigo e você irá entender sobre as questões que envolvem a Inadimplência e também terá 5 Dicas de Como Reduzir a Inadimplência de Sindicatos e Associações.

O que é Inadimplência?

A palavra Inadimplência em seu termo jurídico significa: falta de cumprimento de uma obrigação.

Para Sindicatos e Associações a Inadimplência pode ser o maior pesadelo de todos, pois afeta diretamente o desenvolvimento da Instituição e consequentemente das categorias profissionais que esta defende também. 

É necessário entender o que está ocasionando a inadimplência por parte dos associados, pois cada contribuinte tem sua realidade e é de extrema importância que Associação e Sindicato possibilitem que o associado permaneça interessado e motivado a contribuir.

Faça já o download do E-book 9 Maneiras de Reduzir a Inadimplência da Associação, Federação ou Sindicato.

5 Dicas para Reduzir a Inadimplência de Sindicatos e Associações

É essencial entender que para reduzir a inadimplência de sindicatos e associações é necessária uma gestão financeira bem estruturada, ações beneficentes para a categoria defendida e não menos importante, uma comunicação de qualidade entre Instituição e contribuinte.

Agora que você já sabe o que é inadimplência e como ela pode atrapalhar o desenvolvimento dos Sindicatos, Associações e associados, confira 5 Dicas para Reduzir a Inadimplência de Sindicatos e Associações.

As dicas compartilhadas a seguir visa melhorar a gestão da sua Associação, Sindicato ou Federação, a fim de reduzir ou eliminar as Inadimplências. 

1 – Defina Meios de Comunicação com os Associados

Alguns canais de comunicação como e-mail, telefone e WhatsApp são tão assertivos para gestão financeira que possibilitam uma diminuição perceptível de inadimplência em um curto espaço de tempo, pois consegue gerar uma relação recíproca e de confiança entre Instituição e associado.

  • Comunicação por E-mail

A ferramenta de e-mail é bastante tradicional e muito comum na maioria das Instituições. Contudo, muitas vezes ela é mal utilizada por alguns Sindicatos e Associações que não conhecem as possibilidades que a ferramenta oferece. 

Diferente do que muitos pensam, o e-mail deve ser utilizado não apenas quando se quer fazer um contato direto sobre alguma ação, mas, além disso, como uma ferramenta de relacionamento e apoio à cobrança de mensalidades.

Um bom exemplo de como utilizar a comunicação de e-mail é através do sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação HiGestor, onde é possível realizar diversas ações, sendo uma delas a cobrança de mensalidade. De forma personalizada e automatizada, você consegue criar uma programação de disparos de e-mail conforme necessidade.

Uma dica é criar um checklist (lista) padrão de cobranças que precisam ser enviadas para os associados com o intuito de lembrar do pagamento da mensalidade. Por exemplo, crie uma automação de envio de e-mails com lembretes como:

  • Envio de e-mail com 3 dias de antecedência do vencimento informando e lembrando o associado do pagamento;
  • Envio de e-mail no dia do vencimento lembrando o associado do pagamento;
  • Envio de e-mail após 3 dias do vencimento lembrando e informando dos custos e prejuízos causados pelo atraso do pagamento;

Lembre – se que é muito importante ressaltar ao final de todo e-mail que, caso o associado já tenha efetuado o pagamento, desconsiderar a mensagem. Esta ressalva é importante para que o associado não se sinta desconfortável por receber tais lembretes.

  • Comunicação por Telefone

A utilização de telefone, seja móvel ou fixo, é o meio de comunicação mais comum utilizado para manter uma relação direta entre Sindicato ou Associação e associados. 

Com tudo, nem sempre acontece a comunicação entre as partes, pois por falha das Associações e imprudência de alguns associados os dados são perdidos ou não atualizados, o que acaba inviabilizando o contato.

Esse erro é muito comum, porém deve ser banido de dentro das Instituições. Isso porque visto que é um erro e que este, ocasiona atraso no desenvolvimento tanto da Associação ou Sindicato, quanto do associado, é inaceitável que continue ocorrendo. Uma gestão financeira de qualidade não permite inadimplência por erro com dados cadastrais.

Assim, vale ressaltar que para a Associação e Sindicato a manutenção e atualização dos dados cadastrais dos associados devem ser realizadas periodicamente de maneira a garantir eficiência no processo de contato com associados.

  • Comunicação por WhatsApp

A ferramenta de comunicação WhatsApp ficou muito conhecida por sua praticidade e funcionalidades. O WhatsApp permite que você envie mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo para outra pessoa de maneira rápida e segura.

Recentemente, o HiGestor sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação, lançou uma função no software que permite o envio de boleto por meio da ferramenta WhatsApp. Essa funcionalidade possibilita que a Associação ou Sindicato envie a fatura para o associado com um simples clique, sem precisar adicionar o contato ou utilizar outro aparelho de telefone.

Veja como é simples:

Como Reduzir a Inadimplência de Sindicatos e Associações

A ferramenta do WhatsApp é muito útil tendo em vista a grande quantidade de associados que acabam não abrindo ou recebendo os e-mails com boleto de cobrança. E, com o HiGestor você tem essa funcionalidade com praticidade, segurança e o melhor, tendo a probabilidade de reduzir significativamente as inadimplências e melhorar as relações entre Instituição e associado.

2 – Use uma Régua de Cobrança

Há algumas possibilidades de trabalhar a régua de cobrança, dentre elas: definir lembretes de cobrança, promover uma comunicação personalizada e até mesmo utilizar um sistema que gerencie os dados e promova ações de redução de inadimplência.

Essa ferramenta é super adaptável e tende a promover uma organização nas cobranças feitas para os associados, gerando menor porcentagem de inadimplentes e consequentemente mais arrecadações.

Temos um artigo aqui no Blog HiGestor, explicando o que é essa metodologia e o passo a passo de como fazer o melhor uso da régua de cobrança, clique aqui e confira.

3 – Aposte na Gestão Financeira

Uma gestão financeira de qualidade pode possibilitar o número crescente de arrecadações e a queda iminente de inadimplência, isso porque, há diversos fatores que podem ocasionar uma quebra financeira para uma Associação ou Sindicato e essa quebra pode gerar problemas no desenvolvimento e crescimento da Instituição.

É necessário pensar em ações e ferramentas que auxiliem no processo de gestão para que nenhum dado se perca e toda informação seja utilizada de maneira correta a fim de acabar com as inadimplências e promover o crescimento das arrecadações.

No HiGestor sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação, você consegue fazer toda a gestão financeira, desde coleta de dados cadastrais até cobrança em massa de forma automatizada. 

4 – Facilite o Pagamento para os Associados

Para alcançar regularidade por meio de mensalidades é de suma importância que você conheça seus associados e entenda quais são suas necessidades, pois, é conhecendo cada associado que você consegue entender qual a melhor forma de pagamento a ser oferecido.

Algumas ferramentas de gestão e comunicação possibilitam que você consiga automatizar processos como: coleta e armazenamento de dados, formas de pagamento, relacionamento com associado, personalização de cobrança, entre outros.

No HiGestor sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação você consegue fazer o envio de e-mails de cobrança em massa, envio de fatura por WhatsApp, portal do associado para emissão de 2ª via, pagamento por meio de boleto ou cartão de crédito, entre outros.

5 – Informe Sobre os Prejuízos do Atraso nos Pagamentos

Os prejuízos causados pelo atraso no pagamento das mensalidades podem gerar problemas tanto para a Associação e Sindicato quanto para o associado, visto que a mensalidade é o principal meio de arrecadação de uma Instituição.

Para o Sindicato ou para a Associação os prejuízos começam no enfraquecimento da Instituição, e seguem para a manutenção do espaço e dificuldade na oferta de serviços para seus associados;

Já para o associado, o prejuízo atinge o corte de benefícios e soluções, a perda da Entidade como porta-voz dos seus interesses no mercado de trabalho, e a falta de recursos para aplicar no seu desenvolvimento.

Utilizar os meios de comunicação como WhatsApp, e-mail e outros, pode ser a virada de chave para criar uma relação mais direta com o associado, buscando manter sempre contato e atualizando o mesmo, dos benefícios que a Instituição promove e dos prejuízos que a inadimplência pode causar.

Conclusão

Como visto durante o artigo, a inadimplência pode afetar de maneira negativa os Sindicatos e Associações, bem como seus associados e a comunidade que a Instituição está inserida, de modo geral.

Sendo assim, é importante entender como funciona a gestão de dados da Instituição para que assim, seja possível planejar ações que possibilitem uma melhor relação entre Associação, Sindicato e associado.

Vale ressaltar que o associado deve manter as mensalidades em dia para que a Instituição possa representá-lo da melhor maneira possível, com as ferramentas necessárias.

Com o HiGestor é possível fazer a gestão, manutenção e atualização de dados. Também, é possível que o associado tenha autonomia suficiente para se manter informado e informar/atualizar a Instituição também. 

Por fim, use as dicas deste artigo conforme necessidade e adaptabilidade que acharem necessário, assim, a recorrência de inadimplência irá diminuir ou acabar e a possibilidade de crescer as arrecadações será gigantesca.

Autor