O plano de contas é uma ótima estratégia para quem busca por mais controle das finanças, sejam elas profissionais ou pessoais.

Mas partindo do ponto de vista de uma empresa, esta é uma maneira eficiente para reunir as informações sobre receitas e despesas de forma organizada e segura.

Neste artigo iremos aprofundar mais o assunto e explicar o que é um plano de contas, qual o seu objetivo, os tipos que existem e, ainda, daremos dicas de como fazer o seu próprio plano de contas. Continue a leitura e confira!

O que é plano de contas? Qual é o seu objetivo?

plano-de-contas-objetivo

O plano de contas é uma ferramenta que reúne as despesas e as receitas (ganhos) de uma empresa. 

Pode ser algo simples, como uma planilha orçamentária, em que você separa as informações manualmente, descrevendo o tipo de ganho e os tipos de despesas do negócio.

Usando o exemplo de uma federação, poderíamos considerar:

Receitas Despesas
  • Mensalidades
  • Eventos
  • Cursos
  • Aluguel
  • Manutenção do espaço
    • água
    • luz
    • limpeza
  • Funcionários

*dados meramente ilustrativos

O exemplo acima é bem simplista e ilustra como seria um plano de contas manual.

Primeiro, deve-se separar de forma geral o que são receitas e o que são despesas. Depois, subdividi-las para em sequência adicionar os valores referentes a cada item.

Assim, quando for fazer o relatório de contas, terá um cenário geral da situação financeira da sua instituição e poderá fazer projeções sobre os gastos e os ganhos futuros.

Além das planilhas, existe ainda os softwares de gestão que fazem o plano de contas automaticamente. É o caso do HiGestor, por exemplo, que sendo um software de gestão financeira, possui um módulo dedicado à função.

Nestes casos, em que se usa a tecnologia a seu favor, será necessário cadastrar as despesas e indicar por quantos meses irão se repetir – o sistema faz isso.

Assim, a cada mês você só irá preencher os valores de referência do período, economizando tempo em sua rotina.

O que é plano de contas referencial?

O Plano de Contas Referencial é uma padronização estabelecida pela Receita Federal do Brasil para as empresas que aderirem à Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Ele serve para que essas organizações informem seus saldos contábeis para a união. Através desse padrão, é realizada a entrega dos programas do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Plano de contas contábil x Plano de contas gerencial

plano-de-contas-contabil-gerencial

É importante salientar que um plano de contas contábil deve seguir as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Neste caso, não estamos falando de um plano simples e sim de um documento que irá usar as contas da empresa para o balanço patrimonial.

Mas, existem casos em que o modelo de contas contábil não se adequa à empresa. Nestes casos, geralmente o contador da instituição ou o responsável pela área financeira, elabora um plano de contas gerencial.

Não muito diferente, o plano gerencial tem como objetivo estruturar as contas do negócio por ordem de prioridade e com uma visão global, para então analisar de forma estratégica os resultados de toda a empresa.

Qual a estrutura ideal de um plano de contas?

plano-de-contas-estrutura-ideal

A estrutura base de um plano de contas ideal pode variar de acordo com cada empresa. Entretanto, é importante que 4 grandes grupos estejam presentes. São eles:

Ativos

Correspondem aquelas contas conhecidas como bens não palpáveis da empresa, como por exemplo, empréstimos, créditos e investimento.

A sede da empresa também pode contar como um bem ativo, uma vez que ela contribui para o patrimônio.

Passivos

Já os bens passivos são os que representam as contas que são devedoras, isto é, suas obrigações e compromissos.

Neste caso as contas que representam um bem passivo são fornecedores de materiais e até mesmo empréstimos financeiros.

Receitas

Já as receitas compreendem todas as formas de ganhos da empresa, pode ser a venda de um produto ou de um serviço. Mas também pode ser a arrecadação de mensalidades de associados, de cursos ou inscrições em eventos, por exemplo.

Despesas

Despesas são todos os pagamentos que a instituição deve fazer a terceiros, como materiais para manutenção, funcionários, equipamentos, entre outros.

Como fazer um plano de contas contábil? Confira dicas!

plano-de-contas-contabil-como-fazer

Para fazer um plano de contábil, primeiro será preciso organizar as informações da sua empresa e também como será o acompanhamento, se mensal, trimestral e etc.

Abaixo separamos algumas dicas de como fazer isso, confira:

  • Organização em primeiro lugar

Antes de tudo é preciso organizar a forma de administrar, armazenando os dados de forma correta e com disciplina.

Deixar de registrar dados pode causar problemas no fechamento das contas e até na percepção de outros que venham a observar o documento.Portanto, reúna os documentos referentes a despesas e aos ganhos do negócio.

Separe um em cada pilha e vá registrando um a um, separando por data, se possível.

  • Separe tudo por assunto

Setorizar cada gasto também é essencial. Separe cada investimento ou gasto de acordo com seu assunto e mantenha sempre da mesma forma.

Uma dica é que após fazer o passo anterior, onde separou contas a receber e contas a pagar, seja separado por grupos, como no exemplo da tabela do início deste artigo.

Isso irá facilitar tanto para indicar de onde vem o dinheiro e para onde ele vai, além de ajudar nas projeções, uma vez que se identifica quais ações geram mais lucros e quais atividades geram mais despesas.

  • Produza relatórios todos os meses

A transparência é a chave do sucesso de qualquer instituição, portanto quando o gestor tem todas as informações à mão de forma organizada fica muito mais fácil produzir relatórios periódicos.

Essas informações devem ser do conhecimento de todos da diretoria, que é onde as decisões geralmente ficam concentradas. E para isso, nada melhor do que estar bem preparado, com informações consistentes.

  • Automatize

Automatizar a gestão através de um sistema desenvolvido exclusivamente para este tipo de atividade é a maneira ideal para não cometer erros nem deixar de ser transparente.

Como indicamos, o HiGestor é um sistema de gestão financeira online, que possui um módulo dedicado ao plano de contas. Mas além dele, existem diversos outros sistemas que também oferecem isso.

Confira agora a plataforma de gestão online para associações, federações e sindicatos. Garanta o controle da melhor gestão para a sua instituição!

Conclusão

Contudo, agora que já deu para entender um pouco melhor o que é e como funciona um plano de contas, que tal testar isso na prática?! 

Faça um teste gratuito por 7 dias com acesso completo ao nosso sistema de gestão online para instituições, clicando na imagem abaixo.

Autor