É muito comum surgir dúvidas a respeito da organização administrativa de Associações e Sindicatos. Isso porque diferente de empresas, as Instituições que compõem o terceiro setor possuem suas particularidades na organização administrativa.

Faz parte da estrutura administrativa das Instituições:

  • Assembleia Geral 
  • Diretoria
  • Conselho Fiscal

 

Assembleia Geral

Comparada aos demais órgãos existentes na estrutura das Instituições, a assembleia geral é o órgão superior das entidades. É formada pela reunião de associados dos Sindicatos e das Associações, tendo encontros previamente definidos por cada Instituição, conforme seus estatutos. 

De maneira geral, são necessárias para prestação de contas e planejamento orçamentário, bem como para tomar decisões que irão impactar a entidade como um todo. Sua convocação geralmente é feita pelo presidente da Associação ou Sindicato, usando para isso o edital de convocação. Porém, é importante ressaltar que há caos especiais em que a convocação poderá ser feita pelos próprios associados.

 

| Veja também: Os diferentes tipos de Associados

 

Diretoria

Outra parte importante e indispensável na estrutura da organização administrativa de Associações e Sindicatos, é a diretoria. Geralmente ela exerce um mandato de 3 (três) anos e é comportas pelos cargos de presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro, e seus respectivos suplentes. 

Dentre suas obrigações com a Associação ou Sindicato, estão: 

  • Estruturar e supervisão todos os serviços da Instituição;
  • Cumprir o estatuto e as deliberações da Assembleia Geral;
  • Apresentar para a assembleia geral as receitas e despesas, os pedidos de créditos adicionais e propostas de aplicação de capital;
  • Propor as reuniões de assembleia geral;
  • Escolher quem irá representar o Sindicato ou Associação em representações oficiais;
  • Envio do relatório anual, mais as contas de cada exercício à Assembleia Geral, para seu julgamento;
  • Decidir sobre os atos de administração patrimonial, autorizar a baixa ou a venda de bem inservível e o aluguel de bens desnecessários aos serviços da Instituição, conforme as formalidades legais. Entre outras funções. 

 

| Veja também: Dicas para uma troca de diretoria eficiente em Instituições

Conselho Fiscal

O conselho fiscal dentro da organização administrativa das Associações e Sindicatos, reúdo os membros da assembleia geral com o objetivo de fiscalizar os atos da diretoria da Instituição. 

Algumas funções que são de responsabilidade do conselho fiscal são:

  • opinar e aprovar balanços, contas, relatórios de demonstrações financeiras, contábeis e operacionais da associação; 
  • auxiliar no que for necessário a diretoria da Associação ou Sindicato; 
  • analisar e fiscalizar as atividades administrativas e financeiros da Diretoria; 
  • convocar a Assembleia Geral a qualquer tempo.

| Veja também: Melhores práticas financeiras para Instituições

 

Agora que você conheceu um pouco como é a organização administrativa de um Sindicato e de uma Associação, aproveita e compartilha com a gente, nos comentários abaixo, como é na sua Instituição. 


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