Você já parou para pensar qual a diferença entre Federação e Confederação? Quais as atribuições e responsabilidades de cada uma? Esse é o tema do nosso artigo hoje, continue a leitura para saber mais. 

Se você faz parte de uma Instituição do terceiro setor, já pesquisou sobre o assunto ou conhece alguém que faz  parte do sindicalismo ou associativismo, já ouviu falar que são muitas as diferenças entre as Instituições que compõem este sistema. Hierarquicamente falando, em uma organização das Instituições, você tem: Confederação – Federação – Associação ou Sindicato. 

Federação x Confederação: você sabe a diferença?imagem ilustrativa de como se organizam as entidades

Não é só na organização hierárquica que há diferença entre estes tipos de Instituição, conforme já vimos no artigo aqui do blog, há diferenças também entre Associações e Sindicatos. Seja em suas obrigações ou mesmo na forma como são organizadas. 

 

Leia também: No que se diferem as Associações e os Sindicatos?

 

O mesmo acontece com as Confederações e Federações, que também possuem suas diferenças, desde os critérios para fundação, até as atribuições que tem com seus associados. Embora não sejam aspectos tão conhecidos, são importantes e por este motivo resolvemos compartilhar com você as diferenças entre Confederações e Federações. 

Confederação

As Confederações são organizações ligadas a sindicatos ou associações que reúnem no mínimo três Federações Sindicais ou Associativas, sendo estas de uma mesma categoria econômica ou profissional. Entre as atribuições das Confederações estão: articulação política e criação de projetos que desenvolvam o seu segmento. Como exemplos temos a CNI (Confederação Nacional da Indústria), que busca desenvolver o sistema das indústrias brasileiras, e a CNC (Confederação Nacional do Comércio), que destina suas atividades para o comércio.  

Vale ressaltar que mesmo sendo uma exigência da união que para existir uma Confederação precisa ser formada por organizações que possuem as mesmas atividades econômicas, são incluídas, sob a forma de grupos que se encaixam nesses troncos, outras atividades meramente similares ou conexas. Assim a Confederação Nacional da Indústria (CNI) agrupa os diversos tipos de indústrias: alimentação, vestuário, construção e mobiliário, extrativas, etc.

Federações

As Federações dividem-se entre regionais e nacionais, como por exemplo, a Firjan, no RJ ou a Fiesp, em SP. Como propósito, as Federações são responsáveis por coordenar interesses comuns entre os sindicatos que fazem parte dela. É importante salientar que para ser criada, uma Federação precisa reunir no mínimo cinco sindicatos do mesmo setor, diferente das Confederações que precisam de apenas três.

De modo geral, as diferenças entre Confederação e Federação, está basicamente na organização hierárquica, isto é, a primeira sendo de nível nacional e a segunda formada por associações ou sindicatos locais. Contudo, ambas são responsáveis pelas mesmas competências apenas em grau de alcance diferentes.

Agora que você chegou até aqui, aproveita e faça um teste grátis por 07 dias, com acesso completo ao nosso sistema de gestão para sindicatos, associações, confederações e federações.

Autor