Quando falamos de captação de recursos para aumentar a arrecadação da Associação, estamos nos referindo a todos os tipos de renda que ela pode gerar, seja na cobrança de mensalidade dos seus associados ou até mesmo promovendo cursos e eventos que gerem receitas maiores e mais regulares.

É com estas receitas que muitas vezes a entidade pode garantir a sua manutenção, promover ações benéficas para a classe que defende ou até mesmo gerar soluções e benefícios que promovam uma melhor relação com os associados.

Continue lendo o artigo e aprenda como garantir mais arrecadação e retenção de receita por meio de ações que geram valor e possibilitam regularidade nas contribuições de seus associados.

O que é Arrecadação na Associação?

A arrecadação da Associação de modo geral é toda receita que uma Instituição pode receber, como por exemplo mensalidades, arrecadação por eventos ou cursos, entre outros.

É importante ter em mente que toda essa receita reflete nas ações que a Associação pretende realizar, afinal, para promover benefícios, defender os interesses da categoria e existir como Entidade, é necessário que haja regularidade na receita total da Associação.

Assim como é importante gerar valor para a categoria e associados a fim de cumprir com o propósito da Instituição, é essencial mostrar o quão importante são as contribuições para que a Associação permaneça trabalhando firme e forte em benefício de seus associados.

Quais os tipos de Arrecadação para Associações? 

Há alguns tipos de Arrecadação para Associações, como mensalidade, cursos e eventos, contribuição assistencial, entre outros. Arrecadações como estas mantêm vivas e em desenvolvimento as Associações e possibilita melhores relações, ambientes e vivências profissionais.

Para isso, é necessário que a Associação pense de forma que haja sempre um aumento na arrecadação ou no máximo uma regularidade pois, para haver a possibilidade de a Instituição promover alguma ação, antes ela deve estar bem estruturada.

Veja a seguir 3 tipos de arrecadação e maneiras de captar mais receitas para sua Associação:

– Arrecadação por Mensalidade

A arrecadação por mensalidade é uma maneira eficaz de garantir regularidade no pagamento das mensalidades e para isso é necessário promover uma comunicação assertiva entre Instituição e associado . Criando uma melhor relação por meio da comunicação, a Associação consegue alcançar de fato quem lhe interesse e garantir que a mensagem seja entregue.

Antes de gerar a mensalidade para o associado é necessário que a Associação conheça cada associado e saiba a necessidade de cada um deles, isso porque, os associados são afetados de maneiras diferentes tanto nos benefícios que desejam receber quanto nas formas que pretendem contribuir com a Associação.

Mostre sempre pro seu associado que o maior beneficiado com a regularidade do pagamento da mensalidade é ele mesmo, pois só há benefícios se houver a Associação. 

– Arrecadação por Eventos

Promover eventos é uma maneira muito eficiente de aumentar a arrecadação da Associação. Isso porque, além de gerar receita através de inscrição, material e outros, o evento também pode gerar mais benefícios como: networking, desenvolvimento do setor e dos associados e divulgação da Associação.

É importante ressaltar que quando pensado na promoção de eventos, antes, deve se pensar em como e quem você quer atingir. Eventos como palestras são interessantes para as Associações, por exemplo, pois possibilitam que sejam abordados temas como: organização financeira, inteligência emocional, comunicação assertiva e muito mais.

https://www.youtube.com/watch?v=4RvfcW6_i3Y

– Arrecadação por Contribuição Assistencial

A arrecadação por meio de contribuição assistencial consiste no valor que é cobrado do profissional por meio do desconto feito em folha de pagamento, no caso de trabalhadores com regime de contrato CLT.

Esse tipo de contribuição geralmente é definido por meio de acordo coletivo e os valores arrecadados podem ser utilizados da maneira que a Associação achar mais útil, seja com a manutenção física da Instituição, com a promoção de soluções e benefícios ou com ações e obrigações que envolvem a Associação.

5 Dicas para Aumentar a Arrecadação nas Associações

Agora que você já sabe o que é e quais os tipos de arrecadações possíveis para Associações, selecionamos 5 dicas para aumentar a arrecadação e possibilitar o desenvolvimento contínuo da Instituição e consequentemente do setor que ela representa. Confira a seguir:

1 – Aumente o Número de Associados

Para que uma Associação possa crescer, se desenvolver e conseguir entregar valor para a sociedade, é necessário que haja não só uma regularidade na arrecadação de receitas, mas, que esse número sempre cresça tendo em vista as possibilidades que a maior arrecadação pode gerar.

Um jeito eficaz de conseguir captar um maior número de associados é promovendo ações internas e divulgando-as de maneira a captar mais associados. Isto é, desenvolver soluções e benefícios que agreguem valor para quem for associado ou filiado da Associação e assim, apresentar como forma de portfólio para possíveis novos contribuintes. 

2 – Reduza a Inadimplência

Como dito no item anterior, manter a regularidade das contribuições pode não ser o suficiente para manter o desenvolvimento de uma Associação, porém, é ainda pior quando há um grande número de inadimplência.

Buscar maneiras de obter regularidade nas mensalidades pode parecer algo desafiador, mas basta você desenvolver processos que funcionam como lembretes e atrativos para que o associado mantenha o pagamento em dia, como por exemplo: mensagens em diferentes canais de comunicação, mensagem de alerta antes do vencimento com possibilidade de desconto ou até mesmo, mensagem no dia do pagamento informando de taxas de cobrança por atraso.

Há uma ferramenta muito utilizada pelo setor financeiro de empresas e Instituições que é a régua de cobrança. Essa ferramenta permite identificar inadimplências e possibilita que você crie planos de ação a fim de exterminar a recorrência de falta de pagamento.

Temos um artigo explicando detalhadamente o que é a régua de cobrança e como utiliza-la da melhor forma, acesse: https://higestor.com.br/blog/regua-de-cobranca/

É importante que o associado entenda que o atraso do pagamento de mensalidades pode gerar dificuldades para a Associação permanecer com suas ações em prol da categoria que o mesmo pertence.

3 – Use um Software para Gestão de Associação

É essencial para que sua Associação tenha uma determinada excelência operacional seja com cadastro, comunicação, armazenamento e organização de dados, promoção de eventos, autonomia para o associado e até mesmo aumento nas arrecadações.

O uso do software permite que haja ações internas e externas que impulsionam o desenvolvimento da Associação e consequentemente o crescimento de arrecadações. É extremamente funcional tendo em vista que você consegue comandar de fato toda a integração e interação de associado com Associação. 

O HiGestor – sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação, é um software extremamente completo e desenvolvido para sanar todas as necessidades de uma Instituição. Isso porque, o sistema permite ações automatizadas como: backup, disparo de email, balancete, módulo de anexo, entre outros.

 

Por ser tão completo, automatizado e intuitivo que o HiGestor – sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação é um excelente parceiro no desenvolvimento da Associação, mas também na relação com o aumento das arrecadações.

4 – Eventos e Cursos

Promover eventos e cursos pode ser uma forma extremamente eficaz de aumentar a arrecadação da Associação. Isso porque, há variadas possibilidades de gerar receita promovendo eventos e cursos, seja com inscrições ou até mesmo venda de produtos e serviços produzidos pela Associação.

A organização do evento deve ser prioridade quando pensado em gerar receita com esse tipo de ação e, para isso, utilizar um software de gestão para Associações que tenha essa funcionalidade, fará toda a diferença.

O sistema de gestão para Associações e Sindicatos HiGestor, é um sistema completo, com funcionalidades que permitem a criação, organização, divulgação, inscrição paga ou gratuita, mais relatórios de todos os eventos que a sua Instituição decidir realizar. 

Veja a seguir algumas dicas de eventos que podem gerar receita para sua Associação:

  • Palestras sobre temas que sejam relevantes para a categoria, como por exemplo, desenvolvimento profissional;
  • Workshops para empresas ou empreendedores – uma dica aqui é convidar os próprios associados para ministrar o workshop;
  • Rodadas de negócios para os associados – além de ser uma boa fonte de receita, é uma ótima oportunidade para aproximar os associados da Instituição;
  • Cursos para o desenvolvimento da categoria;
  • Congressos, como por exemplo, o CONCARH, evento realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC) que reúne profissionais de RH e gestão de pessoas de todo o Brasil, e tem suas inscrições realizadas pelo software HiGestor.  

5 – Divulgue a sua Associação

Uma forma eficiente de conseguir mais associados e consequentemente aumentar a arrecadação é divulgando a Associação. Há diversos canais de comunicação, como redes sociais, whatsapp, sms, entre outros. 

Ao pensar em divulgar a Associação você deve considerar quais as informações que são importantes levar até o conhecimento das pessoas, e pode contribuir com a Instituição, isto é, se o seu interesse é captar mais associados é interessante divulgar as ações como soluções e benefícios que ressaltam o valor que o associado tem para a Associação.

É importante também pensar em quais canais de comunicação você irá divulgar as informações da Associação, para que a mensagem chegue ao público correto, e neste caso é necessário identificar onde está esse público.

Aproveite e faça o donwload do ebook HiGestor Marketing na Prática para Instituições, acesse: 

Conclusão

Como vimos no decorrer deste artigo, para aumentar a arrecadação da Associação  é essencial que haja ações que promovam as atividades internas da Associação a fim de que empresas e profissionais de determinada categoria percebam a importância da Instituição e possam contribuir com o crescimento e desenvolvimento da mesma.

Outro ponto é que para que ações sejam promovidas de maneira eficaz, é necessário que haja processos organizacionais feitos com excelência, pois, além de prospectar novos contribuintes, a Associação também deve manter a regularidade de sua base associados. 

Para isso é importante buscar ferramentas de apoio à gestão que fazem toda a diferença no resultado final, como usar um software de gestão para Associações que automatiza os recebimentos de receitas e controla o número de associados e de arrecadação da Instituição.

Por fim, reforce sempre aos associados, filiados e futuros contribuintes o quão necessário é a arrecadação para que a Associação possa atuar de forma eficaz e efetiva a favor da categoria que defende e também da sociedade com um todo.

Autor