Uma maneira objetiva de aumentar a arrecadação da sua Instituição é gerando valor para os Associados, isso porque somente para existir uma Instituição já necessita de uma quantidade mínima de associados.

Para manter os contribuintes e captar novos, é necessário que cada vez mais as Associações e Sindicatos façam de tudo para entregar exatamente o que o associado deseja e espera.

Uma forma muito interessante e eficaz de atrair e fidelizar associados é disponibilizando benefícios. Há vários tipos de benefícios que podem ser oferecidos entre: auxílio saúde para associado e dependente ou até mesmo oferecendo qualificação em processos operacionais internos para os associados.

O importante neste caso, é mostrar ao associado que além das ações feitas a favor da categoria profissional a que estão vinculados, a associação também está preocupada com a qualidade de vida de seus associados e dependentes.

Continue lendo este artigo para ver 5 Dicas de Benefícios para Aumentar a Arrecadação da sua Instituição, e mais uma dica bônus muito valiosa para esse processo!

O que são Benefícios

São serviços ofertados pela Instituição para seus associados a fim de promover uma melhor qualidade de vida, como, por exemplo: conforto, segurança, saúde e qualidade operacional no ambiente institucional.

Esses serviços variam de acordo com a necessidade dos associados de cada Associação e Sindicato. Pensando nisso, é importante que cada entidade tenha uma boa relação com seus associados para garantir oferecer os serviços mais adequados para eles.

Importância dos Benefícios para as Associações e Sindicatos

Como dito anteriormente, para aumentar a arrecadação de uma Associação ou Sindicato é importante que os líderes entendam a necessidade de gerar valor para seus associados.

Isso porque para se sentir confortável em fazer parte de uma Instituição, o associado precisa antes de mais nada, sentir que a entidade escolhida, desenvolve ações que são benéficas para ele.

Há várias formas de agregar valor para a Instituição, e uma maneira muito eficaz é promovendo benefícios que proporcionem melhor qualidade de vida aos associados. Esses benefícios podem variar entre auxílio saúde, alimentação, educação, entre outros.

A ideia é que ao proporcionar o desenvolvimento do associado, a Instituição cria um laço de proteção, onde a pessoa se sente segura em fazer parte da Associação ou Sindicato e, mais do que isso, outras pessoas podem perceber o valor do serviço prestado e acabarem também se associando.

Tipos de Benefícios

1 – Saúde

Ao pensar em como promover saúde ao associado, o sindicato deve pensar em como proporcionar não só qualidade de vida, mas também bem-estar para ele e seus dependentes.

O benefício de saúde pode ser oferecido de várias maneiras como espaços da própria Instituição disponíveis para uso do associado, por exemplo: salão de festa, quadra de esportes, piscina para natação, entre outros.

Além dos espaços que a Instituição pode ceder para seu associado de modo a proporcionar melhor bem-estar, a Instituição também pode promover ações em conjunto com outras entidades que possibilitem acesso facilitado a serviços como atendimento odontológico, psicológico ou cuidados pessoais.

2 – Alimentação

O benefício de alimentação pode ser oferecido como cesta básica ou até mesmo vale hortifrúti. O objetivo é possibilitar uma melhor alimentação ao associado.

Este benefício tende a impactar muito, pois para o associado além dele o benefício abrange os seus dependentes e, para a Instituição também, pois associados com uma melhor qualidade de vida percebem mais valor na associação ou sindicato a que pertencem. Como resultado, se tornam mais engajados com a Instituição que tem impacto em sua arrecadação.

3 – Educação

A educação é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa. E o benefício de educação pode ser oferecido de diversas formas, como: palestras, cursos, materiais ricos, workshops, rodadas de negócio, entre outros

Os temas que podem ser abordados são diversos, alguns deles se destacam, como: inteligência emocional, liderança, comunicação assertiva, entre outros. Promover este tipo de benefício tende a melhorar o desenvolvimento do associado e da Instituição, como por exemplo:

  •  Aumento na motivação dos associados;
  •  Melhor produtividade;
  •  Potencializa os resultados;
  •  Reduz o TurnOver (rotatividade de associados e colaboradores);
  •  Melhor desenvolvimento de lideranças;
  • Entre outros.

Promover educação aos associados vai além de disponibilizar conhecimento a eles, está conectado a desenvolver pessoas de modo que profissionais, empresas, organizações e Instituições tenham melhores relações e crescimento de modo geral.

4 – Cultura

Uma forma muito interessante de promover a cultura como benefício é criando uma parceria com alguma empresa de promoção de eventos. Essa parceria pode proporcionar acesso mais barato ou gratuito a shows, a peças de teatro, a oficinas de arte, entre outros.

Uma dica para garantir que os associados tenham acesso à agenda de eventos disponibilizados pela Instituição, é a divulgação frequente nas redes sociais ou ferramentas de disparo de e-mail automatizado como por exemplo o sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação HiGestor.

No sistema HiGestor é possível a automação de envio de e-mails conforme necessidade. Ou seja, é possível criar avisos de eventos de forma prática, rápida e eficaz. Essa opção permite que haja uma comunicação mais direta e assertiva com o associado.

5 – Software de Gestão

Usar um software de gestão para sindicatos e associações, como o HiGestor, é uma ótima maneira de promover uma melhor qualidade operacional aos colaboradores da entidade, sendo um benefício que está intimamente ligado à promoção de melhor qualidade de vida, neste caso para os colaboradores da instituição.

Isso porque, o crescimento de uma Associação, Sindicato e Federação depende de uma boa qualidade e gestão operacional de seus processos, exigindo assim plataformas de gestão que facilitem esse resultado.

Uma ferramenta excelente e que tem ajudado muito a vida das Instituições é o Software HiGestor. Um sistema online completo que permite ações como: controle financeiro; gestão de cadastro de associados; relatórios personalizados; recebimento via boleto e cartão de crédito; portal do associado; módulo de eventos; sistema 100% online; entre outros.

Um bom exemplo de como o sistema HiGestor pode ser oferecido como um benefício, trouxemos como exemplo a FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, que contratou e ofertou para as Associações e Sindicatos que são ligadas a ela. 

Pense que como Federação, a FIEMG depende que as Instituições que estão vinculadas a ela cresçam e se desenvolvam para que a mesma também.

Ao disponibilizar o sistema de gestão para Associação, Sindicato e Federação HiGestor, a FIEMG possibilitou que essas Instituições que estão ligadas a ela pudessem aprimorar os seus processos operacionais e possibilitar uma maior autonomia dos seus associados e filiados.

Além disso, ao proporcionar o desenvolvimento interno das Associações e Sindicatos a Federação garante ainda uma melhor relação com essas entidades, em forma de valor percebido e melhora na arrecadação de receitas.

6 – Convênio (dica bônus)

Muito parecido com os benefícios, os convênios são uma ótima maneira de proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar aos associados. Mas diferente dos benefícios, o convênio é uma ação acordada entre Instituições e empresas privadas para aquisição de produtos e prestação de serviços.

Desta forma, as Associações e Sindicatos podem promover soluções e benefícios de maneira mais ampla, o que é muito interessante. A relação com empresas que oferecem convênios pode ser uma forma de envolver mais pessoas, sendo um canal de divulgação.

Essas relações entre Instituição e empresas privadas irão ajudar a levar o nome da sua entidade mais longe e atingir um público potencial crescente, fazendo com que mais pessoas se interessem em fazer parte da sua entidade e entendam sua importância.

Como mostrado acima, os convênios são extremamente importantes para gerar valor para os associados, deixá-los ainda mais satisfeitos, garantir um número cada vez maior de novos participantes e ajudar na retenção dos contribuintes existentes.

Alguns exemplos de convênio são:

  • Varejo de alimentos;
  • Serviços de saúde;
  • Serviços e Comércio de autos;
  • Perfumaria;
  • Centro estético;
  • Academia;
  • Agências de viagens e serviços; entre outros.

Como as Federações podem Promover os Benefícios entre as Instituições?

Para melhorar o relacionamento entre a Federação e as Instituições que as compõem, você pode definir uma estratégia para promover o desenvolvimento dos associados e colaboradores das Associações e Sindicatos. 

De maneira a mostrar o valor que tem, a Federação deve buscar entender a necessidade de cada Associação e Sindicato que faz parte da sua base para assim conseguir impactar as pessoas que fazem parte dela.

Um exemplo de como apresentar os benefícios e soluções para as Associações e Sindicatos após entender as necessidades de cada um deles é criando um portfólio com os serviços já prestados pela entidade e os serviços que a entidade pretende prestar

Ao apresentar um portfólio com diversas ações para promover a melhor qualidade de vida e bem-estar aos associados de Associações e Sindicatos, sua Federação estará reforçando seu valor. 

Cada Associação e Sindicato tem seus membros associados e suas necessidades, então, antes de qualquer coisa pense em cada um deles e qual o melhor benefício ou solução a ser entregue para ele. Lembrando que quanto maior se torna uma Associação ou Sindicato, consequentemente maior será a Federação.

Clique aqui e confira a live promovida em nosso canal do youtube, onde falamos sobre como a Federação pode promover benefícios e soluções para as Associações e Sindicatos, a fim de aumentar a arrecadação das Instituições.

Vantagens dos Benefícios para Sindicatos e Associações

Promover benefícios como estratégia de crescimento e desenvolvimento do próprio Sindicato ou Associação é extremamente eficaz pois além de possibilitar o desenvolvimento dos associados e consequentemente de toda classe que ele pertence, o benefício também se estende e traz retorno às Instituições. 

Profissionais e associados que recebem benefícios tendem a ser mais motivados e produtivos, o que gera maior desenvolvimento do setor, regularidade no pagamento das mensalidades e a probabilidade de aumentar a arrecadação da Associação ou Sindicato.

Confira alguns benefícios para a Instituição: 

1 – Aumento de Arrecadação

Ao gerar valor para seus associados e filiados oferecendo benefícios e soluções, consequentemente as Associações e Sindicatos garante a possibilita de aumentar a arrecadação e também maior regularidade nos pagamentos de mensalidades.

A Associação ou o Sindicato que proporciona benefícios tende a ter um retorno financeiro muito bom dos seus associados, que percebem o valor do serviço entregue pela Entidade.

Mas, mais do que isso, acaba que a visibilidade da Instituição cresce e permite que novos profissionais acabem se associando a Associação ou Sindicato.

2 – Engajamento com os Associados

O engajamento dos associados está ligado ao valor que a Instituição entrega para ele, e neste sentido, promover benefícios e soluções é uma maneira extremamente eficaz de chegar nesse resultado.

Pense que, ao se filiar a uma associação, o contribuinte espera que haja ações pensadas e desenvolvidas para ele. E, ao perceber que a Instituição cumpre com os objetivos gerais de representar os interesses de seus associados e vai, além disso, o engajamento é garantido.

Outra vantagem é que ao compreender o quão benéfica a Instituição é, o associado além de manter regularidade nas mensalidades, também promove a Instituição. Essa promoção acontece de forma natural, onde o próprio associado divulga a Instituição por reconhecer seus méritos.

3 – Desenvolvimento dos Associados

Algumas soluções são pensadas para desenvolver cada profissional a fim de proporcionar a esses colaboradores alta qualidade operacional.

Alguns exemplos de benefícios e acordos que podem ser oferecidos aos colaboradores são os cursos com foco nos seguintes temas: inteligência emocional, liderança, comunicação confiante e muito mais.

A promoção de benefícios e soluções para proporcionar desenvolvimento e melhor qualidade de vida aos seus colaboradores têm grande impacto na excelência operacional de cada colaborador, associação, sindicato e federação.

Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, promover benefícios e soluções é uma estratégia extremamente importante e eficaz para aumentar a arrecadação da sua Instituição. Certamente essas estratégias funcionam pelo simples fato de entregarem valor para os associados e por gerar um relacionamento mais próximo entre ambas as partes.

Não esqueça de que antes de decidir quais os benefícios e soluções que pretende oferecer para seus associados, é importante entender quais são as necessidades de cada associado ligado a sua Instituição, para que assim, possa oferecer aquilo que irá impactar positivamente o associado e a Instituição.

Contudo, usar a estratégia de benefícios e soluções aos seus associados é uma das maneiras mais eficientes de manter regularidade no pagamento das mensalidades, aumentar o número de associados e assim aumentar a arrecadação

Autor