Desde que a contribuição sindical deixou de ser obrigatória as Insituições se viram obrigadas a se reinventar e pensar novas estratégias para que a arrecadação assistencial não diminuísse, impactando o andamento de suas atividades em prol dos seus associados. 

Contudo, muitos Sindicatos ainda tem dúvidas de quais estratégias são mais eficientes para isso. Então, separamos 5 dicas infalíveis para ajudar no aumento da arrecadação assistencial e que podem ser aplicadas em sua Instituição hoje mesmo, continue a leitura e confira!

1 – Crie parcerias

Criar uma rede de parcerias é uma boa oportunidade para aumentar a arrecadação assistencial e ainda promover o seu Sindicato na comunidade e entre os profissionais da categoria que sua Instituição representa. 

Existem diversas maneiras de desenvolver parcerias, seja se unindo a profissionais de sua base de associado e que podem realizar atividades junto ao seu Sindicato, e até mesmo com empresas que tenham produtos ou serviços que sejam de interesse do seu associado. 

Para identificar quais as melhores parcerias, uma dica é realizar uma pesquisa com sua base de associados, perguntando quais são os produtos ou serviços que por meio de um desconto ou condição melhor, eles tem interesse em consumir. 

Exemplos de parcerias:

  • cursos e treinamentos;
  • profissionais contábeis;
  • profissionais de TI;
  • advogados;
  • salão de beleza;
  • farmácia;
  • livrarias;
  • cinema;
  • lojas diversas;
  • entre outros. 

2 – Convênios

Outra estratégia para aumentar a arrecadação assistencial é a oferta de convênios, que assim como as parcerias cria uma conexão entre o Sindicato e os associados, com empresas ou profissionais que podem ser interessantes para sua base.

Uma dica para os Sindicatos que utilizam ou pretendem oferecer convênios aos seus associados é que a cobrança seja integrada à mensalidade, pois esta simples ação gera um sentimento de satisfação nos associados, que não se sentem pagando duas contas para a Instituição. 

Já pensando na escolha de qual convênio oferecer, a dica é identificar qual seu público de associado. Por exemplo, se for uma base mais jovem, procure criar convênios relacionados a estudos, capacitação profissional, cultura e lazer. 

Mas se a sua base é formada por pessoas que já possuem família (dependentes), optar por convênios relacionados à saúde (plano de saúde, odontológico, farmácia), formação escolar e até mesmo supermercado, são mais atrativos. 

Para mais dicas de parcerias e convênios, clique aqui e acesse nosso Estudo sobre a Performance das Instituições Brasileiras, um material gratuito produzido pela HiGestor, com o objetivo de gerar uma grande conversa entre as Associações, Sindicatos e Federações Brasileiras, acerca de suas estratégias

3 – Invista em tecnologia

Investir em tecnologia, como um sistema de gestão para Sindicatos, é uma das maneiras mais eficientes de aumentar a arrecadação assistencial e ainda manter a gestão da sua Instituição em dia. 

Um software de gestão sindical tem capacidade para promover a organização, o planejamento e a automatização das principais funções do Sindicato, o que permite que a Instituição tenha mais tempo para investir no planejamento de estratégias para o aumento da arrecadação.

Com o HiGestor, sistema de gestão para Sindicatos, é possível controlar todos os aspectos financeiros da instituição sem perder horas de trabalho elaborando relatórios extensos ou atualizando cadastros de associados.

Além disso, é possível fazer a gestão da contribuição assistencial e mensalidades com envio automático por e-mail; um controle simples e eficiente de receitas e despesas, com baixa automática de boletos.

Mais uma facilidade promovida pelo software para Sindicatos HiGestor é a geração de boletos sem remessas e sem custos, pagando apenas na liquidação.

4 – Presença digital

Ter presença digital também é uma boa estratégia para aumentar a arrecadação assistencial, e existem diversos caminhos para isso, seja através das redes sociais, com um site atualizado, e até mesmo através de uma comunicação via e-mail.

Dedicar-se à presença digital é também investir em uma comunicação mais eficiente entre seu Sindicato e seus associados, o que com uma estratégia bem definida pode aumentar o engajamento com a Instituição.  

Como resultado da presença digital e de uma comunicação eficiente, o seu Sindicato passa a arrecadar porque fica em evidência no meio em que está inserido, seja através de divulgação de eventos que realizam, por exemplo, além de estar mais presente no dia a dia do associado, como é o caso de quem é frequente nas redes sociais.

Confira mais dicas sobre como utilizar a comunicação nas redes sociais, email e site, em nosso material gratuito: Ebook Marketing na Prática para Instituições!

5 – Eventos

Nossa última dica é a realização de eventos tanto presencial quanto online, como ferramenta estratégica para o aumento da arrecadação assistencial, que assim como a presença online, também é uma maneira de promover a sua Instituição. 

Algumas sugestões de eventos que podem ser realizados são:

  • workshops e palestras;
  • congressos e conferências;
  • cursos e treinamentos;
  • lives e masterclasses;
  • premiações como profissional do ano, destaque sindical, entre outros;

E pensando em facilitar a criação de eventos, no Software HiGestor você encontra um módulo exclusivo para a organização e gerenciamento de eventos, permitindo ao seu Sindicato acompanhar inscrições, pagamentos de inscritos, fornecedores, geração de certificados e relatórios exclusivos de eventos. 

Para saber mais sobre como usar os eventos para arrecadar mais em seu Sindicato, assista ao vídeo abaixo:

Conclusão

Como vimos, existem diversas possibilidades de gerar arrecadação assistencial, sem depender exclusivamente da contribuição sindical, como convênios e parcerias, realização de eventos online e presencial, promovendo seu sindicato nas redes sociais e estreitando a comunicação com seus associados. 

Além disso, utilizar um sistema de gestão para Sindicatos também é uma estratégia eficiente para arrecadar mais, por isso separamos um teste grátis do Software HiGestor para seu Sindicato, aproveite clicando na imagem abaixo!

Autor