Uma das dúvidas mais pertinentes que muitos investidores se fazem, é se vale a pena investir em épocas de crise. 

Afinal, a crise traz um grande desconforto para as pessoas, pois normalmente é uma fase em que a maioria está amargando um grande prejuízo nos seus investimentos.

Entretanto, apesar de ser uma época difícil, é na crise que surgem inúmeras oportunidades. Até porque, muitos ativos são negociados abaixo do preço-alvo.

Mas ainda que seja um tempo de oportunidades, é preciso ter um grande cuidado, pois nem todas as ações que estão baratas representam um bom negócio.

Existem oportunidades em tempo de crise?

A crise traz boas oportunidades para quem deseja investir. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Um deles é não sacrificar a sua reserva de emergência.

Então tenha em mente que um valor igual a seis meses do seu custo de vida precisa ser aplicado em um investimento altamente seguro e de resgate automático.

Com uma reserva de emergência construída é preciso entender qual é a dinâmica da crise e os sinais que ela apresenta. Tanto para investir em renda fixa quanto em renda variável.

A renda fixa em tempos de crise

Ainda que a renda fixa seja um porto seguro em tempos de crise, é fundamental compreender o que causa a crise para optar pela melhor forma de investimento. Por exemplo, se for uma recessão econômica, a inflação tende a baixar nessas épocas.

Além disso, a taxa Selic estará mais elevada, o que mostra que investimentos atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) serão menos atraentes que investimentos indexados à taxa Selic.

Por outro lado, se for uma crise fiscal, a inflação pode se apresentar elevada, e o investimento em ativos atrelados ao IPCA podem representar uma oportunidade melhor.

A renda variável em tempos de crise

A renda variável em tempos de crise é um pouco mais complicada de lidar, e por isso exigirá mais atenção da sua parte.

Um bom exemplo disso é o investimento em ações. Em uma época não tão favorável, o preço de todas as ações inevitavelmente cai, mas isso não quer dizer que as empresas não se sairão bem da crise.

Por isso, é um momento que exige mais cautela, atenção e uma dose extra de análises para aproveitar as boas oportunidades do mercado.

 

 

Como investir em renda variável em tempos de crise?

Em tempos de crise é fundamental que você não se desfaça dos seus ativos. Agir impulsivamente no desespero poderá fazer você amargar muitos prejuízos, então tenha esse cuidado.

É comum que nessas épocas o seu capital encolha, pois o valor das ações será bem menor do que o valor que você pagou. Mas a perspectiva precisa ser de longo prazo.

O ideal é somente acompanhar o preço das ações na queda, sem fazer absolutamente nada. Assim que elas atingirem um fundo e darem sinais de estabilização, é o momento para averiguar quais empresas podem representar uma boa oportunidade.

Afinal, os preços estarão bem mais baixos e você poderá melhorar o seu preço médio, e quando as ações subirem ganhar muito mais dinheiro com elas.

 

Leia também | Contas a pagar e a receber: entenda como mantê-las organizadas

 

Diversifique entre renda fixa e renda variável

A diversificação entre renda fixa e renda variável é essencial para atravessar tempos incertos. Pois, a renda fixa representa um porto seguro do seu capital.

Então, o importante é sempre alocar uma parte dos seus ganhos na renda fixa, e uma parte você usa para identificar as boas oportunidades do mercado e investir em renda variável.

É nesse momento que você precisa ter muita frieza e cautela no momento de agir, para não tomar nenhuma decisão por impulso.

Foque na análise fundamentalista

No momento de investir em ações há basicamente dois tipos de análise: técnica e fundamentalista. O ideal é focar na análise fundamentalista para investir.

Esse tipo de análise consiste em averiguar os fundamentos de uma empresa, como sua capacidade de caixa, de pagamento de fornecedores, o seu lucro líquido, bem como outros indicadores importantes.

Já a análise técnica consiste apenas em observar o gráfico de preços de uma ação e em tempos de crise pode levar um investidor ao desespero.

Por isso, é o momento para aprender mais sobre como fazer uma análise fundamentalista e encontrar as empresas que estão sólidas para aproveitar o preço baixo de suas ações.

Fora isso, analisar o setor que a empresa está inserida e se ele tem uma boa perspectiva no pós-crise também é essencial.

Por exemplo, durante a pandemia de Covid-19 o preço de muitas ações despencou. Mas empresas que se voltaram para o comércio digital, home office, surfaram em uma boa tendência e suas ações automaticamente se valorizaram depois.

Como ficar seguro em tempos de crise?

Para ter uma boa segurança em tempos de crise, você precisa ter a sua reserva de emergência em um ativo líquido e sem nenhum risco.

Essa reserva precisa ser igual a seis meses do seu custo de vida. Além disso, o ideal é diversificar bem o seu investimento. Isso também traz mais segurança.

A diversificação precisa ser feita de acordo com o seu perfil de investidor. Se você é mais conservador, é possível priorizar mais a renda fixa, já se você é mais arrojado poderá investir mais em renda variável.

Vale a pena investir em tempos de crise?

Investir em tempos de crise vale a pena. Mas você precisa se atentar às oportunidades de negócio, evitando agir por impulso.

Por exemplo, se você tem grande parte do seu dinheiro em ações, não adianta vender tudo no prejuízo e migrar para a renda fixa nesse momento. O ideal é ter paciência e até mesmo comprar mais ações de empresas sólidas para melhorar o preço médio.

Já se o seu dinheiro está alocado na renda fixa, é necessário encontrar quais as alternativas mais rentáveis e acompanhar o mercado de renda variável, para avaliar as ações que estão oferecendo boas oportunidades de entrada.

Portanto, investir na crise vale a pena, desde que se tenha paciência e estude cada vez mais para tomar as decisões com a máxima sabedoria.

Autor