Os relatórios gerenciais são, em tese, o que mantém uma Instituição de pé. Isso porque são berço para grandes e importantes decisões tomadas pela Entidade. É através do relatório gerencial que vamos compreender em que pé anda o Sindicato, Associação ou Federação.

Os indicadores reunidos lá vão tratar do setor contábil, do controle de desempenho ou de uma particularidade mais isolada. Tudo é passível de análise, o segredo está em definir o que é vantajoso analisar. 

Volte algumas casas e perceba que uma das nossas publicações mais recentes tratava do planejamento orçamentário. Lá mencionamos a importância de manter sempre atualizados os relatórios voltados à situação financeira da Instituição.

Aqui não se difere, acontece que vamos abrir ainda mais o leque. Continue a leitura e descubra os diferentes tipos de relatórios gerenciais.

O que são Relatórios Gerenciais

Os relatórios gerenciais são peça chave da gestão estratégica de qualquer Organização. Eles estão intimamente ligados à tomada de decisão e controle de riscos.

Trata-se de um documento, como qualquer outro, que reúne dados sobre o negócio. Os indicadores presentes nesse tipo de documento permitem que tenhamos um panorama geral sobre as áreas mais estratégicas da Instituição.

Para ser gerado, é fundamental que o responsável pela produção desse relatório tenha em mãos informações completas e confiáveis. Os documentos, geralmente, são desenvolvidos a partir das constantes presentes nos relatórios contábeis e as demais informações operacionais e financeiras da Instituição.

Mais adiante, ao longo do texto, entraremos em detalhes maiores sobre as vantagens dos relatórios gerenciais. Por hora basta ter em mente que eles consistem na análise e mensuração dos principais indicadores do Sindicato, Associação ou Federação.

Tipos de relatórios gerenciais

Ainda que seja relativamente fácil explicar o que é um relatório gerencial, é preciso seguir bem atento. Isso porque existem diversos modelos de relatórios, cada um com uma característica distinta e modo de execução diferente.

Todavia, eles possuem em comum uma coisa: todos demandam uma exigente etapa de pesquisa. Essa primeira é seguida da etapa de análise e, então, uma última focada na organização das informações.

Afinal, é preciso organizar o documento e apresentar as informações de tal maneira que todos os interessados consigam entender os números ali expressos.

Listamos abaixo alguns modelos específicos para cada caso. Confira!

Relatórios Financeiros

Os relatórios gerenciais financeiros ou de fluxo de caixa preocupam-se em entender como se dá a movimentação do caixa da Entidade. Ou seja, eles cuidam da entrada e saída de dinheiro e garantem o cumprimento de obrigações ligadas ao financeiro da Instituição.

É através do relatório financeiro que os gestores passam a ter uma noção maior sobre os ganhos e/ou perdas daquele período. A partir daí fica mais fácil traçar estratégias apoiadas em ações corretivas, que almejam realocar os recursos.

Caso queira aprender mais sobre fluxo de caixa e planejamento orçamentário, recomendo que faça a leitura desse texto aqui.

Relatórios de Controle

Por sua vez, os relatórios de controle servem, como o próprio nome indica, para acompanhar e controlar dados referentes aos mais variados procedimentos internos, sejam eles operacionais ou administrativos.

Os dados extraídos em relatórios desse tipo procuram compreender se as atividades previstas em pauta estão sendo executadas da maneira correta ou se existem irregularidades a serem corrigidas.

Em suma, contribuem com a eficiência operacional da Instituição e servem de sobreaviso às práticas tidas como ineficientes e dispendiosas.

Relatórios de Satisfação

Outro formato de relatório gerencial bastante utilizado é o que trata da satisfação dos associados.

Igualmente importante aos relatórios financeiros e de controle, o relatório de satisfação se utiliza do grau de contentamento dos contribuintes para indicar se a Organização está ou não em um bom momento.

Tal como um balancete, a percepção que o associado tem do Sindicato ou Associação é excelente objeto de análise e discussão na hora de formular estratégias.

Hoje em dia, o relatório de satisfação mais afamado é o NPS (Net Promoter Score).

2022 NPS (Net Promoter Score) HiGestor

Relatórios de Evolução

Um relatório de evolução ou de crescimento vai mostrar informações relativas ao crescimento da Entidade, seja qual for o aspecto analisado.

Dessa forma, um relatório de crescimento pode querer traçar um comparativo entre o montante arrecadado com cursos e eventos nos anos de 2021 e 2022 isoladamente.

A depender do resultado do relatório, gestores e demais partes envolvidas vão entender se a receita gerada com ações do tipo são ou não uma constante e se vale a pena o investimento feito afinal.

Relatórios de Análise

Por fim, mas não menos importante, os relatórios de análise acabam sendo um pouco mais amplos que todos os outros. De fato, esse tipo de relatório é mais completo por unir resultado e conclusão.

Um relatório de análise traz já consigo soluções para as questões mais técnicas. Ou seja, além de apresentar dados e diagnósticos, ele sugere ações baseadas na análise dos dados expostos. Com isso, fica mais fácil relacioná-lo aos demais relatórios.

Desafios e dificuldades na criação de relatórios gerenciais

Para que uma estratégia seja bem sucedida é primordial que, em sua base, exista um relatório gerencial bem construído, com informações confiáveis e, de fato, provocativas.

Um dos principais erros na hora de construir um relatório gerencial se deve ao fato de muitas pessoas não conseguirem julgar o que é relevante ou não. Isso resulta em um documento carregado de informações irrelevantes para a diretoria.

Além disso, há também certa dificuldade para centralizar todas as informações, visto que cada dado se encontra em um documento diferente ou mesmo em máquinas diferentes.

Gerar um relatório gerencial pode tomar muito tempo quando a estrutura da organização não permite que ele seja feito de forma imediata, sem complicações como essa citada.

Daí a importância de investir um sistema de gestão completo, capaz de reunir todos os dados da Entidade em um único ambiente, muito bem estruturado e apto a gerar relatórios precisos.

Vantagens de relatórios gerenciais

Quando temos como norte um dado concreto e confiável, é mais fácil nos guiarmos através dele. Uma das grandes vantagens do relatório gerencial é essa. Esse tipo de documento nos permite abandonar os achismos e pautar novas ações agora baseados em informações reais, concretas.

Abandona-se o caráter experimental, movido por intuições infundadas, e dá-se prioridade para o que é factual.

Também, quando associados a alguma ferramenta de gestão, uma vantagem é o tempo. Dados sempre atualizados e disponíveis à mão não apenas facilitam a consulta como possibilitam o uso do tempo de forma mais produtiva.

Conclusão

Por fim, temos que os relatórios gerenciais são indispensáveis para a correta gestão da Entidade.

Esse tipo de ferramenta permite que os envolvidos no processo de construção e interpretação do documento tomem decisões cada vez mais estratégicas e estimulem o crescimento da Instituição.

É válido, também, enfatizar a importância de ferramentas capazes de auxiliar os gestores na construção desses relatórios. Além de poupar muito tempo, soluções como essa evitam conclusões precipitadas.

O que achou deste conteúdo sobre relatórios gerenciais? Comenta aí embaixo como foi a experiência de leitura e já aproveita pra compartilhar esse artigo com mais alguém!

Autor