5 Ferramentas Gratuitas para a Organização da Sua Instituição

O dia a dia do gestor de uma Associação, Federação ou Sindicato, pode ser algo desafiador se você não conseguir organizar todas as suas tarefas. Por isso, utilizar ferramentas que auxiliam nessa organização, pode ser muito vantajoso para você. Afinal, tempo é dinheiro. E sabemos que são muitas as responsabilidades[...]

O dia a dia do gestor de uma Associação, Federação ou Sindicato, pode ser algo desafiador se você não conseguir organizar todas as suas tarefas. Por isso, utilizar ferramentas que auxiliam nessa organização, pode ser muito vantajoso para você.  Afinal, tempo é dinheiro. E sabemos que são muitas as responsabilidades – internas e externas – que envolvem a gestão de uma instituição. Pensando nisso, separamos 4 ferramentas gratuitas para ajudar você nessa missão. Confira abaixo.

1. Google Drive

Essa é uma dica que irá te ajudar a organizar e centralizar o armazenamento dos arquivos da sua Associação, Federação ou Sindicato.  O Google Drive é uma ferramenta online do Google, que além de armazenar os seus arquivos, ainda permite que você possa criar, editar e compartilhar os documentos, seja entre a equipe ou não. Com ele, as suas planilhas (Excell), apresentações de slide (PowerPoint) ou documentos de texto (Word), estarão sempre disponíveis para visualização e edição, com acesso remoto.

“Mantenho todos os meus arquivos no Drive, e há uma versão de arquivo para cada documento. Eu nunca me preocupo em encontrar um documento. Tudo está no Drive. Posso acessá-lo em qualquer lugar, e isso tem sido revolucionário”. Andy White, diretor sênior, Engenharia de infraestrutura, Salesforce

2. Evernote

O Evernote é um aplicativo que você consegue adicionar lembretes ou insights. Seja por texto, áudio ou imagens – e até mesmo, desenhando. É possível também, criar cadernos com etiquetas que servem para categorizar cada uma das suas anotações. Com essa facilidade, você pode filtrar resultados pela barra de busca. Além disso, o seu time de trabalho também pode utilizar a ferramenta e ainda, aliar a funcionalidade de bate-papo a equipe.

3. Trello

Essa é talvez a ferramenta de gestão de projetos mais utilizada pelas empresas atualmente. Com ela você organiza o fluxo de trabalho da sua instituição de forma fácil e prática. A organização se dá através de quadros, checklists, cartões que representam tarefas, onde você poderá ordenar as atividades da equipe de acordo com as suas necessidades e critérios. O Trello também é fácil de utilizar, graças ao uso da metodologia kanban que oferece um design intuitivo, fácil e que ainda permite que você adicione imagens, arquivos, faça comentários e até mesmo marque e denomine usuários específicos para cada tarefa com as datas de entrega. Com essas facilidades, gerenciar as atividades da sua equipe ficará simples e garantirá que ninguém irá esquecer dos seus afazeres ou desconhecer os seus detalhes.

4. Slack

Se tem dificuldade na comunicação interna da sua instituição, o Slack é uma ótima ferramenta para lhe auxiliar. Através dele dá para centralizar a comunicação em um só lugar e de maneira mais formal que o WhatsApp, por exemplo. Com ele é possível criar grupos de comunicação, que podem ser divididos como os setores da sua instituição (comercial, financeiro, etc,), ou então utilizar como um chat. Outra facilidade dele é que você pode integrar com outras ferramentas, como o Google Drive e o Dropbox, que facilitam o compartilhamento de arquivos e mídias.  O Slack permite a integração com outras ferramentas como o Google Drive e o Dropbox. Assim como o Artia, o Slack possui uma versão gratuita e versões pagas para instituições que precisam de funcionalidades mais sofisticadas.

5. Canva

Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há mais de 8 anos, já conta com mais de 15 milhões de usuários ativos em 190 países. Para se ter uma ideia, mais de 36 designs são criados a cada segundo com  essa ferramenta! Nossa dica é que você utilize o Canva como uma ferramenta aliada do marketing da sua Instituição. Ela pode auxiliar, por exemplo, nas criações de publicações para redes sociais (Facebook e Instagram) e também para apresentações do seu Sindicato, Associação ou Federação.

#DicaBônus

Agora que você já tem as dicas de como melhorar a organização do seu dia a dia, chegou a hora de conhecer uma ferramenta que irá auxiliar na gestão da sua Associação, Federação e Sindicato, o software online HiGestor.  Com ele é possível ter acesso de onde estiver ao controle financeiro da sua instituição. Pois, através de um painel simples, você terá sempre a mão as informações de quantos associados estão cadastrados na sua Associação, Federação e Sindicato. Consegue gerar relatórios detalhados de pagamentos, tem acesso aos dados cadastrais das associações e ainda, consegue organizar eventos para a sua instituição. Tudo isso e muito mais, em uma única ferramenta.  Se você ainda não conhece, faça o teste grátis.
Compartilhe:

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira nossos conteúdos

Economia de tempo e dinheiro para Associações e Sindicatos

Como automatizar processos em Associações e Sindicatos: mais economia de tempo e dinheiro

A gestão de sindicatos, associações e federações enfrenta um paradoxo contemporâneo: nunca houve tantas ferramentas disponíveis para otimizar o trabalho,

Fluxograma de régua de cobrança automática para sindicatos

Régua de Cobrança Inteligente: guia para sindicatos e associações

A gestão de cobranças em instituições tais como sindicatos, associações ou federações vem passando por uma profunda transformação. Resumo Executivo

Fluxo de Caixa para Sindicatos e Associações: Guia Completo 2025

A habilidade de interpretar dados do fluxo de caixa é o que verdadeiramente empodera líderes, dirigentes e gestores. Essa capacidade

5 modelos de campanha para recuperar associados inativos

Manter uma base de membros ativa e engajada é um desafio constante. Contudo, a inatividade não precisa ser encarada como

Captação e fidelização de novos associados na era digital

A transformação digital redefiniu a forma como as organizações se conectam e interagem com seus públicos. Frente a um cenário

Planejamento orçamentário para sindicatos: como inovar sem perder a essência

O planejamento orçamentário representa um pilar fundamental na estrutura de qualquer sindicato, servindo como ferramenta essencial para garantir que a

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais