Uma associação é formada por um grupo de pessoas que possuem um interesse comum e resolvem se unir de maneira organizada perante a sociedade para atingir um objetivo. 

Cria-se assim uma associação, registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e reconhecida por lei.

Mas você sabe o que é preciso e como criar uma associação? 

Neste artigo nós esclarecemos esta e outras dúvidas, como o que é preciso e quais as vantagens de ter uma associação. Vamos lá?! 

Por que criar uma associação?

Criar uma associação pode ser uma boa ideia para quem quer unir forças em prol de um objetivo que não tenha como finalidade o lucro. 

Por exemplo, um conjunto de profissionais que buscam melhorar as práticas de trabalho do setor pode saber como criar uma associação e entre suas ações realizar cursos e workshops colaborativos. 

Outra vantagem de criar uma associação de maneira formalizada é a segurança de ser um órgão reconhecido pela união. 

Isso oferece tranquilidade para movimentações de receitas ou outros recursos e boa reputação, facilitando a formação de convênios e parcerias com empresas ou outras instituições. 

Quais são os tipos de associação?

tipos de associação

Existem vários tipos de associação – já até falamos sobre isso aqui no blog -, mas nós separamos 3 dos principais com exemplos de diferentes áreas para servir de inspiração. 

  1. Associações de classe

Seguindo o exemplo citado anteriormente, o primeiro tipo de associação que separamos são as associações de classe. 

Uma associação de classe é formada por pessoas que tem como objetivo melhorar a vida profissional de seus associados. 

Uma associação de classe intervém para melhorar as capacidades técnicas dos profissionais de sua área. 

Para ficar mais claro, separamos como exemplo de uma associação de classe a Associação Brasileira Das Empresas Refeições Coletivas (ABERC), que une empresas prestadoras de serviço responsáveis pelo fornecimento de refeições coletivas no Brasil. 

Seu principal objetivo é incentivar o desenvolvimento tecnológico do setor e zelar pela segurança alimentar fora do lar (food service).

  1. Associações filantrópicas

Quando falamos em filantropia estamos nos referindo a caridade.

Sendo assim, uma associação filantrópica tem como alguns de seus valores: 

  • amparo social;
  • valorização da vida; 
  • proteção do meio ambiente;
  • proteção de animais.

A Aflorem, por exemplo, é uma associação que tem por objetivo apoiar, orientar e acolher pacientes e seus familiares acometidos pela doença de esclerose múltipla.

  1. Associações culturais

Como o próprio nome sugere, associações culturais zelam pela promoção e desenvolvimento das atividades ligadas a cultura, como: 

  • arte;
  • música;
  • dança;
  • teatro; entre outros. 

O exemplo mais comum de uma associação cultural são de entidades que tem como objetivo difundir, promover e preservar a cultura de uma etnia. 

A Associação Cultura e Educação (ACE) por exemplo, é uma instituição que busca gerenciar convenções e programas ligados a atividades culturais, profissionais, acadêmicas, humanas e espirituais.

 

Leia também: Confira agora 9 dicas para aumentar a arrecadação da sua instituição!

 

Como criar uma associação?

Para saber como criar uma associação, comece definindo um objetivo pelo o qual ela irá existir e junte-se a pessoas que compartilham do mesmo interesse e que possam contribuir para que o objetivo seja atingido. 

Além disso, será necessário seguir algumas regras definidas pela lei 10.406/02 que são: 

  1. Reunião
  2. Elaboração da proposta de Estatuto Social e Regimento Interno
  3. Assembleia geral de constituição da associação
  4. Registrar o Estatuto
  5. Legalizar a Associação

A reunião com os membros que farão parte da associação é o passo inicial para sua criação. Nela serão definidos os objetivos, quais as atividades que irão desempenhar para atingi-los e também podem usar a ocasião para distribuir os cargos dos voluntários da associação. 

Na sequência é criado o estatuto social e o regimento interno, que será registrado em seguida. Também é realizada a primeira assembleia geral com os integrantes, e por fim é feita a legalização da associação por meio de uma escritura pública.

É importante dizer que após concluídos estes passos, conta-se 15 dias após o registro da associação e então o responsável deve entregar um comunicado de início das atividades na sede social da instituição para que assim seja possível regularizar sua situação a fim de cumprir os objetivos fiscais. 

Quantas pessoas são necessárias para formar uma associação?

Segundo a constituição lei nº 10.406/2002, não há um número mínimo para formar uma associação, a partir de duas pessoas já pode-se considerar uma instituição deste setor.

Entretanto, na prática, um número mínimo ideal de pessoas para formar uma associação seria de 10 integrantes. 

Isso, porque o Novo Código Civil exige que sejam formados o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal

Qual é o custo para abrir uma associação?

Alguns especialistas aconselham que quem tem interesse em abrir uma associação faça uma reserva de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00. 

Porém, não existe um valor padrão, essa é apenas uma estimativa levando em consideração que haverá gastos para a formalização da entidade. 

Isto é, para abrir uma associação você terá gastos com cartório, com assessoria jurídica (advogado) e contábil (contador). 

Portanto, ao considerar a abertura de uma associação, faça um planejamento financeiro prevendo estes gastos e também uma reserva de dinheiro para outras taxas ou serviços que podem aparecer durante o processo. 

Qual a diferença entre associação e cooperativa?

diferença entre associação e cooperativa

A diferença entre associação e cooperativa está no objetivo final de cada uma. 

Enquanto a associação não tem fins lucrativos e busca o desenvolvimento social, cultural, educacional e filantropia, a cooperativa visa o desenvolvimento econômico. 

Isso significa, portanto, que uma cooperativa desenvolve atividades que auxiliam o negócio de seus associados a se destacar no mercado. 

 

Confira agora a plataforma de gestão online para associações e garanta a melhor gestão para a sua instituição!

 

Conclusão

Como você pode ver ao longo do artigo, o processo de como criar uma associação pode ser simples e ao mesmo tempo complexo.

Pois exige que se siga uma série de regras amparadas por lei além de levar em consideração as particularidades de cada tipo de associação. 

Mas com certeza, após a criação da sua associação, o HiGestor é o software de gestão para associações com todas as soluções certo para ajudar na gestão da sua entidade. 

Do cadastro de seus associados ao gerenciamento de receitas, o HiGestor é um sistema para associações completo. 

Autor