O Que é um Site?
Em outras palavras, um site pode ser visto como um centralizador de informações. Trata-se de uma estratégia de comunicação bastante recente, se pensarmos bem. Foi justamente no início dos anos 2000 que a internet passou a ser mais democrática e se fazer presente na casa de uma parcela maior da população. Hoje em dia, é um elemento indispensável na construção de marca e na propagação dos ideais da Instituição. Um canal focado em apresentar objetivos, narrar histórias, divulgar notícias, providenciar informações de contato e coletar dados para prospecção de novos associados. Os sites institucionais são os mais comuns entre as grandes Organizações, possuindo um menu e múltiplas páginas além da home page (página inicial). No entanto, Entidades menores podem optar por utilizar um modelo de site de página única. Há, também, quem goste de incluir um espaço para publicações frequentes, como um blog para fomentar estratégias de Inbound Marketing. Voltaremos a abordar isso mais a frente.Importância de ter um Site
Alcance e autoridade são duas das principais características associadas à construção de um site. A princípio, a ideia é ser visto, lembrado e tido como referência. Sugiro um breve exercício para compreendermos como um site pode ser importante para qualquer tipo de negócio ou Organização. Imagine que você está convencido de fazer alguma intervenção cirúrgica este ano, mas em dúvida sobre a clínica estética onde deve se consultar. Você tem duas clínicas em mente. Ambas possuem rede social e atualizam frequentemente suas páginas com conteúdos informativos e publicações do tipo “antes e depois”. Contudo, apenas uma clínica possui site. Lá você encontra informações complementares às publicações que você viu no Instagram. Dados sobre o responsável técnico pela clínica, depoimentos recentes, imagens da equipe e do espaço interno da clínica, além de alguns valores defendidos por eles. A escolha ficou mais fácil agora. Você se sente muito mais seguro agendando uma consulta com a clínica que possui site, porque eles souberam comunicar melhor e transmitem uma sensação de tranquilidade e acolhimento maior. Eles provaram saber o que estão fazendo. Ainda que a concorrência não se dê da mesma forma, o mesmo acontece com Sindicatos, Associações e outras Instituições do tipo. Um associado só se torna associado a partir do momento que enxerga verdade nas atividades desempenhadas pela Organização. O site é um excelente espaço para trabalhar isso.Como Criar um Site?
Criar um site parece difícil, mas só parece. Na verdade essa tarefa se tornou mais fácil a partir do momento que surgiram negócios dispostos a contribuir com isso. Ainda que você não entenda de programação, as ferramentas são tão intuitivas que dentro de 15 minutos você consegue compreender como as coisas funcionam e assumir a responsabilidade de publicar uma página na web. Uma recente solução trazida pela HiGestor torna tudo ainda mais fácil. Hoje conseguimos fornecer às Entidades um modelo de site específico para o modelo de Instituição que possuem.5 Motivos para sua Associação, Sindicato ou Federação ter um site
Acessibilidade, credibilidade e participação efetiva dos membros. Se até o presente momento você não está convencido que criar um site é a melhor solução para a sua Entidade, os próximos tópicos devem te convencer. A partir de agora vamos mergulhar nos argumentos. Abaixo reunimos 5 Motivos para sua Associação, Sindicato ou Federação ter um site. Confira!Melhor Comunicação
O espaço propiciado pela estrutura de um site permite que sejam abordadas temáticas diferentes daquelas trabalhadas nas redes sociais. Trata-se de uma ferramenta de comunicação eficaz para transmitir informações importantes, tanto para membros como para outros interessados. Conteúdos mais densos, como este trabalhado dentro da estrutura do blog, possibilitam uma comunicação mais aprofundada, rica em detalhes e, por esse motivo, encantam. Campos de preenchimento de formulário também contribuem com o aperfeiçoamento da comunicação entre a Entidade e o associado ou possível associado. Conquistar a atenção de associados e outros para que se inscrevam em uma newsletter (modelo de e-mail informativo com disparos recorrentes), por exemplo, já indicam enorme interesse destes em manter contato com a Instituição. Fique de olho e não deixe que escapem!Aumento da Visibilidade da Instituição
Já ouviu falar em estratégias de SEO? Esta é a sigla para “Search Engine Optimization” (otimização para mecanismos de busca ou otimização para motores de busca).
Elas visam melhorar, de maneira completamente orgânica, ou seja, sem custo algum, o posicionamento de um site nas páginas de resultado do Google e de outros navegadores conhecidos.
Possuir um site e estar de acordo com as boas práticas desse processo de organização e adequação de conteúdo fará com que o seu Sindicato, Associação ou Federação seja visto por muitos associados em potencial.