Produzir conteúdo para redes sociais sempre é um assunto que gera muitas dúvidas para as associações e sindicatos, que encontram dificuldades na hora de planejar sua comunicação nas redes.
Além de termos diversas opções plataforma como Facebook, Instagram, LinkedIn, e muitas outras, cada uma dessas redes sociais tem um objetivo, uma forma de comunicar. Isso sugere que os conteúdos sejam personalizados.
Entendendo essa dificuldade e a nossa constante preocupação em oferecer soluções que contribuam para o desenvolvimento das instituições, neste artigo iremos abordar a produção de conteúdo para redes sociais e iremos compartilhar 5 dicas infalíveis de como engajar o público com o conteúdo da sua instituição.
1. Defina sua persona
Antes de começar a produzir conteúdo para redes sociais, procure identificar qual é a sua persona ideal, isto é, crie um personagem fictício que represente o seu público-alvo, aquele perfil de associado que a sua instituição procura impactar.
A persona da sua instituição irá descrever as características do seu público de interesse, o que gosta de consumir, qual o seu estilo de vida, a região em que vive, com qual tipo de conteúdo se identifica, quais os produtos que consome.
Para facilitar a identificação da sua persona, indicamos que você utilize a ferramenta Gerador de Personas, desenvolvida por duas empresas pioneiras na produção de conteúdo, a Rock Content e a Resultados Digitais.
2. Crie uma estratégia
Outro ponto importante a ser levado em consideração no momento de criar conteúdo para redes sociais é criar uma estratégia para a veiculação deles, para que assim sua mensagem tenha mais consistência.
Você pode definir as estratégias dos conteúdos conforme cada uma das redes, separando, por exemplo, entre materiais para Facebook e Instagram que são bastante semelhantes, para LinkedIn, que possui ferramentas um pouco diferentes, e também pode separar uma estratégia para criar conteúdos de YouTube, em vídeo.
Assim como poderá criar estratégias focadas nos objetivos que possui para a comunicação que está criando e será compartilhada nas redes sociais, como vender um produto ou serviço, divulgar um evento, prospectar novos associados, entre outros.
3. Elabore uma planilha
Tem muitas ideias e não sabe por onde começar? Então essa dica é ótima para você, pois além de ajudar a organizar as ideias de conteúdo que podem ser usadas nas redes sociais, elaborar uma planilha também ajudará a criar uma frequência de publicações.
Uma ótima dica é separar a planilha por meses e depois por semanas e dias, dividindo os conteúdos que serão produzidos por temas, veja o exemplo:
Fazendo esse planejamento fica quase impossível esquecer de nutrir as suas redes sociais, além de ajudar a manter o seu associado sempre atualizado de informações sobre a instituição, novidades sobre benefícios, notícias sobre sua categoria, entre outros assuntos que sejam do seu interesse.
Lembre-se de incluir datas comemorativas que tenham significado para sua instituição e para seus associados, como o dia do trabalhador, aniversário da entidade, festas como natal e ano novo, e demais datas que tenham relação com a sua associação ou sindicato.
4. Tenha constância
Essa dica está diretamente ligada ao item anterior, pois manter a constância se tornará mais fácil quando suas ideias de produção de conteúdo para redes sociais estiverem organizadas e programadas para acontecer.
Além disso, é preciso ter constância nas publicações das redes sociais, para que seu associados mantenham interesse na sua instituição e como consequência passem a interagir com os conteúdos.
E aqui vale ressaltar que aparecer só de vez em quando nas redes sociais é extremamente prejudicial para a visibilidade de sua instituição nas redes, afinal é um ambiente muito dinâmico e que funciona por inteligência artificial, algoritmos, que entre suas análises para entregar conteúdos aos usuários, usa a métrica de frequência.
Sendo assim, além de produzir um conteúdo de qualidade e alinhado ao que consome a sua persona, combinados a frequência das publicações, mais estes conteúdos serão vistos pelos seguidores da sua associação e sindicato nas redes sociais.
5. Escreva na linguagem da sua persona
Saber se comunicar é extremamente importante para produzir um conteúdo nas redes sociais. Mas a comunicação precisa funcionar como uma via de mão dupla, fazendo com que a sua mensagem seja clara e a adequada a linguagem entendida pelo seu público de interesse, à sua persona.
Uma dica aqui é quando você estiver montando a sua persona, a personagem que irá representar o seu público, seja definido também o tom de voz que será usado na comunicação.
O tom de voz diz respeito ao estilo de linguagem que será utilizado nos materiais em texto, vídeo e imagem – sim, imagens também têm o poder de comunicar, é o que chamamos de comunicação não verbal.
Por exemplo, defina se a comunicação utilizada será mais descontraída, jovem e fluída ou mais séria, conservadora e tradicional. Ou, ainda, um misto dessas características, adaptando-se a cada situação.
6. Acompanhe resultados
É importante que além de produzir conteúdo sejam acompanhados os resultados das ações realizadas nas redes sociais, dos materiais produzidos, de modo a avaliar seu impacto para a instituição.
Geralmente esse acompanhamento se dá através de relatórios mensais que podem ser extraídos das próprias redes sociais, onde é possível identificar dados como:
- Número de seguidores;
- Alcance da página ;
- Alcance de cada publicação;
- Engajamento – compreende a soma de curtidas, comentários e compartilhamentos de publicações;
- Número de impressões;
- Melhores dias e horários para as publicações; E muito mais.
Fazendo a análise desses resultados será possível identificar quais são os tipos de publicações que mais deram certo, isto é, que chamaram a atenção do seu público, capaz de gerar identificação.
Além disso, acompanhar os resultados também ajuda a sua instituição a identificar pontos a serem melhorados na comunicação e divulgação da associação ou sindicato.
7. Tenha uma identidade
Criar uma identidade para a sua associação ou sindicato se comunicar através dos conteúdos publicados nas redes sociais é importante para se diferenciar de outras instituições e criar uma personalidade própria.
Para isso você pode investir em cores que tenham a ver com a sua instituição, como a paleta de cor utilizada no logotipo da entidade, bem como definir um padrão de elementos para comunicar os seus conteúdos, como uso de imagens de um mesmo estilo, padrão geométrico e assim por diante.
Ter uma identidade para os conteúdos que sua instituição acaba por criar unicidade entre eles, gerando fácil identificação para o público, que por meio da linguagem visual identifica de imediato que aquele material é da sua associação ou sindicato.
Dica: se você está procurando inspirações para criar a identidade visual da sua instituição, dê uma olhada nas redes sociais da HiGestor:
- https://www.instagram.com/higestor_
- https://www.facebook.com/higestor
- https://www.youtube.com/c/higestor
- https://www.linkedin.com/company/higestor
8. Busque sempre atualizar-se
Estar em constante atualização sobre as novidades em tecnologia e inovação é muito importante para quem produz conteúdo para redes sociais, afinal as coisas mudam muito rápido e as próprias plataformas têm atualizações a cada 3 meses.
Isso exige que você busque atualizar-se sempre que possível tanto na produção de conteúdos, quanto no conhecimento acerca das ferramentas oferecidas pelas redes sociais.
E não somente atualizar-se da área técnica, também é importante estar atualizado sobre as dúvidas e as demandas de seus associados, para oferecer conteúdos que sejam do interesse deles.
Neste caso, uma dica é acompanhar os associados através de suas redes, promover momentos de conversa e networking na instituição.
Dicas de abordagens para redes sociais
Agora que já falamos um pouco sobre a importância da produção de conteúdos para redes sociais, quais estratégias utilizar e como organizar a criação e publicação dos materiais, chegou a hora das dicas de assuntos que podem ser abordados.
Separamos a seguir 5 dicas de conteúdos que você poderá usar na sua associação ou sindicato, para compartilhar nas redes. Confira:
1 – Cursos e eventos
Cursos e eventos são ótimos conteúdos para serem compartilhados nas redes sociais, pois promovem a sua instituição, além de oferecer aos seus associados um material exclusivo promovido pela instituição, o que costuma gerar muito engajamento.
Confira mais dicas sobre como realizar cursos e eventos acessando a nossa mentoria gratuita sobre o assunto, realizada pelo nosso CEO, Héderson Cassimiro, que está disponível em nosso canal no YouTube.
2 – Equipe
Ainda que softwares de gestão como o HiGestor sejam responsáveis por modernizar processos e diminuir o fluxo de atividades, é importante que você atribua um rosto para a sua Instituição.
A entidade não é liderada por robôs e seus associados e/ou filiados precisam saber disso – não me leve a mal, a ideia de uma Instituição chefiada por robôs parece bacana e renderia um ótimo roteiro para Hollywood, mas temos que nos ater ao que é concreto.
Reserve um tempinho para enaltecer o esforço da equipe de colaboradores que atua junto com você.
Todos representam um pilar fundamental dentro do Sindicato, Associação ou Federação em questão e explorar as particularidades de cada um desses colaboradores nas redes sociais humaniza a Instituição, tornando-a mais afável.
3 – Curiosidades, conquistas e afins
O intuito aqui é se mostrar perito no tema e construir reputação. Vá atrás de dados relevantes sobre o setor e traga à tona informações capazes de maravilhar os associados e/ou filiados da Instituição. Certamente há muita história para contar.
O desafio está em adaptar conteúdos maçantes em posts sucintos, porém elucidativos. Os dados, quando muito complexos, podem ser exibidos em formato de infográfico, por exemplo.
4 – Atualizações acerca da legislação
Atualizações acerca da legislação é um tipo de conteúdo muito legal a ser abordado nas redes sociais da sua associação ou sindicato, afinal mantém o seu associado sempre atualizado sobre a categoria profissional que pertence.
Este é um conteúdo para redes sociais que demonstra valor para o associado, uma vez que é uma atitude que ele espera ao se associar a uma entidade, visto que é uma ação que demonstra que a instituição está preocupada com seu desenvolvimento e em mantê-lo atualizado sobre assuntos relacionados à sua área de atuação, por exemplo.
Uma dica é que a sua instituição defina um dia do mês ou da semana para fazer publicações como se fosse um comunicado sobre as mudanças na legislação, atualizações de código de ética profissional (neste caso restrito a determinadas áreas), entre outros.
5 – Depoimentos
Já ouviu falar sobre gatilhos mentais? Esse é um termo comumente usado por profissionais da área de psicologia e marketing e se refere a estímulos capazes de moldar as ações de uma pessoa.
Quando tratamos de venda, por exemplo, os gatilhos mentais são responsáveis por provocar sinais memorizados em nosso subconsciente.
São esses sinais que, mais tarde, nos fazem optar por um produto/serviço em detrimento de outro.
Robert Cialdini, autor do best-seller “As armas da persuasão”, é perito no tema e defende em sua obra a existência de 6 princípios da persuasão.
Dentre estes princípios está a prova social. De acordo com o professor: “Decidimos o que é correto descobrindo o que as outras pessoas acham que é correto”.
Por que não explorar, então, depoimentos vindos de associados da base? Leve para as redes sociais os feedbacks positivos que a Instituição recebeu em torno do exímio trabalho realizado pela diretoria e deixe que os princípios da persuasão cumpram seu papel.
Conclusão
Chegamos ao final do nosso artigo, que desta vez abordou um assunto que gera bastante dúvidas em nossos clientes e demais instituições do terceiro setor.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e se você chegou até aqui, queremos te convidar a conhecer o nosso software de gestão para associações e sindicatos, o HiGestor. Clique na imagem a seguir e faça um teste grátis por 7 dias.
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