Todos os indivíduos que fazem parte de uma categoria profissional ou econômica pagam todo mês um valor referente à chamada contribuição sindical, independente de ser ou não vinculado ao seu sindicato correspondente. Muitos são contra essa determinação que foi estabelecida pela Constituição Federal de 1937 e mantida pelo documento atual, de 1988. No entanto, essa contribuição é de extrema importância e você vai entender os motivos agora.
Os sindicatos têm como principal função representar uma categoria de trabalhadores, buscando sempre melhores condições para que todos possam executar as suas atividades. Essas entidades têm o poder de negociar com o setor empresarial ajustes cabíveis à CLT, para que as regras firmadas nos contratos sejam benéficas para todos os envolvidos.
E não é apenas junto às empresas que os sindicatos atuam: eles também têm peso perante as autoridades administrativas e judiciais, diante das quais buscam defender sempre os interesses coletivos da categoria que representam.
Os sindicatos fortes podem até cumprir funções assistenciais, orientando e prestando serviços aos associados nos setores de educação, saúde, colocação no mercado de trabalho e até lazer.
É fundamental que os profissionais tenham o apoio dessas entidades quando precisam lutar por melhores salários e condições de trabalho e para que os empresários cumpram com os reajustes anuais e outras normas que são estabelecidas por lei. Quando os trabalhadores não estão amparados por uma organização forte e que centraliza os interesses, conquistar algo se torna muito mais difícil.
No entanto, para que os sindicatos possam realizar todas essas benfeitorias aos sindicalizados e à sua categoria de modo geral, eles precisam de uma estrutura, de pessoas que trabalhem e isso tudo custa dinheiro. Um sindicato que não tem recursos financeiros suficientes para se manter e progredir está fadado ao fracasso e isso ameaça todos os profissionais daquele setor, que acabam perdendo um apoio importante.
Os maiores beneficiados pela atividade de qualquer sindicato são os trabalhadores que ao longo do tempo vão tendo melhorias em suas condições de trabalho. Por isso, ao ajudar a manter essa instituição, o profissional está investindo, de certo modo, na sua própria carreira e garantindo representatividade.
Esperamos que tenham gostado das nossas dicas. E, por favor, não deixem de nos enviar sugestões, críticas e comentários, ok?
Deixar um comentário