Assim como encontrar apartamentos em São Paulo ou outras cidades requer estratégias e cuidados, a captação de associados é um processo estratégico e de médio prazo.
Seja por conta própria ou com o auxílio de um sistema de gestão online, é muito importante desenvolver bons processos de captação, criando novos e bons relacionamentos.
Através do marketing, por exemplo, é possível criar um ambiente propício para atrair novos associados. Afinal, ele é o grande responsável por alavancar a imagem da Instituição.
Preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre a captação de associados. Além disso, confira a importância de aumentar a relação com os associados para gerar novos negócios na sua Instituição.
O que é captação de associados?
Antes de conhecer as etapas do processo de captação de associados é fundamental entender o que é. De modo geral, a captação de associados faz parte dos diferentes processos comerciais de uma organização.
Com isso, tem a função de entender quais são os possíveis novos associados e desenvolver mecanismos para atrair eles à Instituição. Logo, gerar novas captações e, ao mesmo tempo, criar uma relação boa para fidelizar os novos associados.
Para colocar a captação de associados em prática são necessários alguns processos, o primeiro deles é identificar o perfil do público. Ou seja, encontrar aqueles que mais combinam com os ideais da sua Instituição.
A busca pelo comum facilita o processo de captação e facilita a comunicação. Com isso, é possível definir quais os melhores canais de atração, como e-mail, telefone, redes sociais e vários outros.
Importância da captação de associados
Agora que você entende o que é o processo de captação de associados já consegue ter uma ideia da sua importância. Além de conquistar novos associados, ele também é importante por estimular o trabalho em equipe e padronizar a comunicação.
Com isso, a captação necessita do envolvimento de todos os colaboradores da Organização. Logo, é excelente para desenvolver estratégias de negociação e aprimorar os conhecimentos e técnicas dos colaboradores.
A partir de um trabalho completo de entendimento do perfil de cliente da Instituição, as equipes envolvidas no processo de promoção da Entidade precisam estabelecer planos de ações para o crescimento da Organização.
Passo a passo para a captação de associados
Para que você e sua equipe possam desenvolver um plano de captação de associados para alavancar as vendas da Organização, confira o passo a passo ideal para esse processo.
1. Definir as personas
O primeiro passo para a captação de associados, como dito anteriormente, é entender quais o perfil de associado ideal para a Instituição. Ou seja, entender como é a rotina deles, quais os hábitos, desejos, condições sociais, endereço e muito mais.
Entender esses temas vai facilitar a compreensão porque e quando eles mais necessitam da Entidade. Saber idade, gênero, localização, gostos ajuda os responsáveis pelo marketing a produzir estratégias e linguagens mais assertivas.
2. Criar ações de marketing
Ao entender quem é o associado ideal para a sua Instituição é possível e muito importante criar ações para atrair eles. Para isso, é fundamental desenvolver planos de ações para cada nível do funil de vendas.
Cada etapa do funil representa uma maneira de se comunicar com esse associado, abordando de forma progressiva assuntos mais específicos e relacionados à Instituição.
Por isso, é preciso desenvolver conteúdos mais genéricos e que tenham relação com os questionamentos que o levaram a pesquisa.
Já no meio do funil é importante desenvolver conteúdos que comecem a estimular o associado a se aprofundar no assunto. Portanto, tem o objetivo de criar conteúdos para provocar a necessidade de compra de alguns produtos ou serviços.
No fundo do funil é o momento de oferecer os produtos e serviços desenvolvidos pela a Organização. Afinal, ele já conhece suas necessidades e os motivos que levam o seu Sindicato, Associação ou Federação a ser a ideal para supri-las.
3. Criar diferentes canais de comunicação
Para ter o contato com diferentes pessoas e atingir o maior número de associados possíveis é essencial estar em diferentes meios de comunicação. Por isso, a captação de associados passa pela geração de conteúdo em diferentes plataformas.
Após entender o perfil do associado ideal para a Organização é possível conhecer os canais que ele mais utiliza. Logo, é essencial desenvolver conteúdos mais fortemente para eles, seja nas redes sociais, no e-mail marketing ou até telefone.
Com essa iniciativa, você vai criar mais maneiras dos seus clientes conhecerem e chegarem a sua Instituição. Por isso, quanto mais canais maiores são as possibilidades de captação de associados.
4. Fidelize e conquiste seus associados
Após chegar e atrair os novos associados é muito importante que a Instituição já tenha desenvolvido estratégias para manter e melhorar o relacionamento criado. Ou seja, mais complexo que atrair clientes é tornar eles fiéis aos seus produtos e serviços.
Para isso, é necessário entender ainda mais suas necessidades e criar estratégias para desenvolver conversas personalizadas, programas de fidelização e outros. De modo geral, é fazer a sua Instituição presente na rotina do associado.
Por dentro do HiGestor é possível nutrir a comunicação com os associados através do disparo de e-mails personalizados e demais recursos fornecidos. O software de gestão/cadastro de associados permite que a troca de informações entre a Entidade e o Associado seja rica e bastante recorrente.
Dessa forma, os associados não ficam a mercê dos meios de comunicação tradicionais e acabam se envolvendo ainda mais com o Sindicato, Associação ou Federação em questão.
Com isso, o associado estará na última fase do processo de captação de associados, que é o momento de fortalecer os laços e proporcionar benefícios aos mais assíduos. Logo, produtos antecipados, descontos, promoções exclusivas se fazem necessários.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é a captação de associados. A partir desse conhecimento fica clara a importância desse processo para o desenvolvimento da Instituição e das relações com seus clientes.
Para aumentar a sua arrecadação e fortalecer a captação de associados é importante entender todas as características do cliente ideal da Instituição. Para isso, é fundamental um estudo minucioso sobre o perfil, hábitos e desejos do seu público.
De modo geral, o processo de captação de associados é feito através do envolvimento de toda a equipe. Com isso, é fundamental a elaboração de bons planos de ação pela equipe de marketing e pela diretoria da Instituição.
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