Engana-se quem pensa que sindicato é tudo igual. Neste artigo vamos apresentar as diferenças dos principais tipos de sindicato: o Sindicato Laboral e o Sindicato Patronal. Continue a leitura para saber mais.
Antes de tudo é preciso entender o que é um Sindicato, e clicando aqui você tem acesso a um artigo que falamos de forma detalhada a diferença entre um Sindicato e uma Associação, explicando cada um deles. Resumidamente, um Sindicato é uma organização profissional a fim de proteger os interesses dos trabalhadores e parceiros econômicos. Isto é, um Sindicato tem como objetivo a busca contínua por melhoria das condições de vida dos trabalhadores.
Leia também: No que se diferem as Associações e os Sindicatos?
Sindicatos Patronais
Sindicato Patronal ou de empregadores, é a entidade que busca fortalecer o setor econômico de interesse por meio de fornecedores e parceiros, criando condições favoráveis para uma cadeia produtiva manter-se operante.
Entre os objetivos deste tipo de entidade estão a busca de benefícios para seus associados, capacitação profissional, manutenção de informações sobre o setor, mantendo seus afiliados sempre atualizados, busca por convênios com universidades, ações judiciais coletivas, representação nacional e internacional, como em missões profissionais, entre outros.
Vale lembrar que um Sindicato Patronal também é responsável pelas ações de negociação das convenções coletivas de trabalho do setor, são eles que participam das reuniões e embates de negociação de salários e benefícios trabalhistas.
Sindicatos Laborais
Se os Sindicatos Patronais representam os interesses de empregadores, os Sindicatos Laborais representam os interesses dos trabalhadores. Porém, são entidades que se unem, conforme citou Rommel Barion, presidente do Sincabima, em uma entrevista: “Quando estas duas representações dialogam pensando no bem comum – empregadores e empregados – fazem seu melhor trabalho, procurando manter o equilíbrio nas relações capital/trabalho”.
Leia também: Os diferentes tipos de Associação
Voltando ao que faz um Sindicato Laboral, podemos citar algumas de suas funções, como por exemplo, amparar os interesses dos trabalhadores, representar os interesses gerais dos trabalhadores perante autoridades administrativas e judiciárias, eleger e designar um representante dos trabalhadores, entre outros.
Agora que você entendeu um pouco melhor as particularidades de cada tipo de Sindicato, que tal aproveitar e ler este artigo que publicamos recentemente aqui no blog, falando sobre a Importância da Valorização das Instituições de Classe.
Aproveite também e clique na imagem abaixo para fazer um teste grátis no nosso sistema para gestão de Sindicatos HiGestor.
[…] as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) são celebradas entre sindicatos de trabalhadores e sindicatos patronais, estendendo-se a todos os trabalhadores da categoria econômica representada, independentemente de […]