Falar de diversidade nas Instituições é falar de humanidade. A diversidade consiste em mostrar que as pessoas são diferentes em termos de gênero, orientação sexual, classe social, etnia, religião, entre outros aspectos, e que são essas diferenças que fazem a sociedade ser tão rica

No ambiente Institucional a diversidade também pode e deve estar presente, já que promover a diversidade em ambientes institucionais pode agregar valor interno e externo para a entidade. 

Normalmente grande parte das Instituições tem como líderes pessoas de uma mesma classe ou grupo e isso pode ser algo bem desafiador, já que os líderes de uma Entidade representam não a si, mas a várias pessoas de vários grupos, por isso ter membros de grupos variados pode criar um relacionamento melhor e consequentemente gerar mais arrecadação. 

Continue lendo o artigo para entender o que é diversidade, como garantir um ambiente profissional saudável e os benefícios de abordar o tema em uma Instituição.

O que é diversidade?

Conforme o dicionário, diversidade significa: qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado; variedade. Conjunto variado; multiplicidade

De modo geral, a palavra diversidade traz consigo relações com variadas camadas da sociedade e seus hábitos. Podemos falar de diversidade entre pessoas, empresas, produtos, costumes, regras, línguas, política, religião, entre outros. 

Quais são os tipos de diversidade?

Como visto, a palavra diversidade tem um significado bem amplo, que abrange diversos pontos de uma sociedade. Aqui vão alguns exemplos de diversidade:

  • Diversidade Cultural 

A diversidade cultural se trata de diferentes costumes de uma sociedade, como: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. 

O Brasil, por conta do seu extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões. Este fato é de extrema importância quando falamos da rica cultura que temos em nosso país.

Em uma Instituição, a diversidade cultural é um potencializador de ideias, inovações e processos que irão com toda a certeza melhorar a relação entre a entidade e os associados, e também aumentar a arrecadação dessa entidade

Isso porque quando Associações ou Sindicatos se tornam referências em suas relações por representar não somente um grupo e sim toda uma classe profissional com um olhar mais atento, a geração de valor passa a crescer não só em questões sociais, mas em questões monetárias também.

  • Diversidade Étnica

É a união de diferentes povos em uma mesma sociedade. Como dito, etnia é um grupo de indivíduos que possuem compatibilidades de origem, história, idioma, religião e cultura, não importa o país em que estejam naquele dado momento.

O Brasil é um país de grande diversidade étnica, com nosso povo indígena e também todos os outros povos que aqui construíram um lar após o descobrimento e crescimento do país.

  • Diversidade Biológica

Diversidade Biológica ou Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos do planeta

Diz respeito à variedade de reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, assim como a populações e comunidades específicas, incluindo toda a fauna e flora terrestres. 

Ou seja, a biodiversidade é, de grosso modo, tudo que existe em nosso planeta e está vivo. Esta diversidade permite termos paisagens incríveis, comidas deliciosas, animais extremamente diferentes uns dos outros e o mais importante, vida para se viver.

Um bom exemplo de biodiversidade, é a de gênero. Presente entre os seres humanos há alguns tipos de gênero, como por exemplo: mulher ou homem cisgênero, mulher ou homem transgênero, gênero não binário e agênero.

Importância da diversidade nas Instituições

Em uma Instituição, a diversidade pode proporcionar oportunidades de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade

Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano

Para isso, proporcionar espaço para todos os grupos é extremamente importante para o desenvolvimento das pessoas e seus meios

Atualmente no mercado de trabalho o espaço para grupos de minorias é extremamente pequeno, com: 8% que se declararam negros; 4% não binários, pessoas trans e travestis; 8% LGBTI+ e 3% relataram ter algum tipo de deficiência

Este dado é muito preocupante, pois mostra que ainda estamos caminhando em passos pequenos e esses passos quando forem maiores, conseguiremos perceber a evolução não somente desses grupos, mas também de todo o mercado de trabalho e da sociedade de modo geral. 

Pense que, ao buscar novas arrecadações para a Instituição você terá que captar novos filiados, que provavelmente já existem, mas ainda não foram atraídos por não se sentirem representados, seja pela falta de comunicação inclusiva ou até mesmo por sentirem falta em ações benéficas para os mesmos.

Como promover diversidade na sua Associação, Sindicato ou Federação?

Promover a diversidade nas Instituições possibilita o crescimento e desenvolvimento da entidade, das pessoas e da sociedade. Algumas ações e ferramentas podem ajudar muito nesse processo, como, por exemplo:

1.Normas Internas

Uma forma de assegurar a diversidade dentro de Associações, Sindicatos e Federações é promover normas internas que sejam inclusivas e claras

Isso porque, garantir o bem estar e a segurança de um colaborador ou filiado faz com que outras pessoas, de diferentes grupos e costumes, se sintam confortáveis e seguros a apoiarem determinada entidade ou até mesmo integrá-la. 

Um ambiente seguro sem preconceitos e julgamentos, possibilita o desenvolvimento do profissional, mas também da Instituição, pois ao promover o respeito você assegura que pessoas sejam cobradas e auxiliadas em suas funções profissionais e não em seus costumes pessoais. 

Promover normas internas de apoio à diversidade agrega valor social por gerar identidade por vários grupos, mas também agrega valor monetário pelo mesmo motivo.

Algumas dicas de Normas Internas são:

  • Proibição de palavra pejorativas 
  • Acessibilidade para pessoas com deficiência
  • NoDressCode (Sem padrão de uniforme por Masculino e Feminino) 
  • Utilização de cota para grupos de minoria
  • Entre outros

2.Representatividade na comunicação

Sabemos que uma comunicação bem feita pode elevar a visibilidade de uma Instituição, isso porque há diversas maneiras de fazer uma comunicação, seja por meio digital ou com eventos, por exemplo. 

A comunicação de uma Instituição diz muito sobre ela, pois é pela comunicação que sabemos quais as ações que a entidade promove, ou como ela se porta e trabalha para o benefício de seus associados ou filiados. 

Em comunicações digitais, utilizar representações de diferentes grupos gera identidade por parte de quem recepciona a mensagem e isso gera valor  e diversidade nas Instituições

Valor esse que vai além das relações pessoais, mas sim, de promover ambientes de trabalho melhores e também possibilitar que outras pessoas tenham espaço de fala e ação

Assista a live em nosso canal do youtube com a Silvia, sócia e diretora de conteúdo da agência Huna Comunicação para o Bem: 

 3.Dinâmicas Internas

Aqui na HiGestor nós temos uma maneira muito eficaz de promover a troca de informações e conhecimentos, chamamos de Sem Caô

O Sem Caô se trata de reuniões semanais que promovem um diálogo aberto entre todos os funcionários da empresa, nessas reuniões, há a possibilidade de abordar qualquer assunto, desde que haja relação com os anseios da empresa e também que de fato possam impactar as rotinas dos demais colaboradores. 

Ao promover diálogos abertos, você possibilita que as pessoas tenham abertura para abordarem temas importantes para elas e também permite que haja uma discussão saudável em torno do assunto

Aqui na HiGestor nós separamos um dia para o  Sem Caô, toda sexta – feira. Neste dia, no início da manhã temos 40 minutos para que um dos colaboradores faça sua apresentação e para os demais opinarem ou tirarem suas dúvidas sobre

Para nós, a cada Sem Caô que é feito percebemos a importância da ação, pois as relações crescem e melhoram a cada reunião e também, eleva os profissionais que temos

A promoção de ações como essa possibilita que a diversidade nas Instituições seja abordada de forma positiva, que as relações fiquem mais fortes, os colaboradores mais seguros e que gere boa visibilidade para quem está do outro lado.

4.Processos Inclusivos e Eficazes 

Para dar espaço e voz a todos é necessário que a Instituição tenha uma gestão muito bem qualificada e também, que trabalhe com processos inovadores a fim de captar cada vez mais filiados oferecendo um serviço de qualidade.

Além das ações citadas acima que promovem uma melhor qualidade de vida no ambiente profissional para colaboradores e filiados, a Instituição deve garantir que os processos internos sejam feitos de forma excelente. 

Pensando nisso, utilizar um sistema de gestão para organizar dados, gerar relatórios, promover eventos ou até mesmo arquivar documentos, pode ser a virada de chave para garantir eficiência e regularidade no crescimento da arrecadação da Instituição

Visto que ao aumentar a quantidade de filiados ou associados o número de informações que a Instituição possui também aumenta, é necessário que haja um sistema adequado para fazer a gestão de todos os dados e garantir uma excelência não só operacional mas também nas relações internas e externas.

O HiGestor é um sistema de gestão online para Associações, Sindicatos e Federações, um software extremamente completo, que permite processos de gestão internos e externos, como:

  • contas a pagar e receber
  • envio de mensalidades
  • controle financeiro
  • gestão de cadastro de Associados
  • relatórios personalizados
  • Recebimento via boleto e ou/ cartão de crédito
  • Portal do Associado
  • Módulo de Eventos

Lembrando que promover uma boa relação com associados e filiados deve ser o principal objetivo de toda Instituição, pois são eles que podem gerar maior arrecadação e também os mais interessados nas possíveis ações a serem realizadas pela entidade.

Conclusão

Ao decorrer deste artigo apresentamos alguns tipos de diversidade e suas relações com a sociedade de modo geral mas também aprofundando um pouco mais nas Instituições e no mercado de trabalho.

Como vimos, é extremamente importante acompanhar a evolução da sociedade e das relações interpessoais de diferentes grupos de pessoas. Visto que vivemos em um país repleto de grupos com diferentes características, a necessidade de falar com todas as pessoas e dar espaço a todas elas é imensa

Por fim, falar de diversidade em Instituições ou no mercado de trabalho vai muito além de falar de pessoas, envolve ações que sejam mais inclusivas, gestores e processos que acolham e permitam o desenvolvimento de cada uma delas.

E o mais importante, que haja respeito com o próximo dentro e fora de ambientes institucionais, pois assim a evolução acontece naturalmente e as coisas fluem melhor para todos!

Autor