Se o atual momento que vivemos pede das pessoas adaptação, com Associações, Federações, Sindicatos e demais empresas, não é diferente. Este é um momento que põem em prova seu planejamento e também uma avaliação do que havia sido planejado para este ano. 

É como se você tivesse planejado a viagem dos sonhos durante meses, escolhendo cuidadosamente cada etapa dela: os lugares seriam visitados, quem levaria junto com você, aonde seria gasto seu dinheiro, etc. Chegou o dia da partida, você estava preparado, confiante e com tudo alinhado. Eis que no meio do caminho houve um imprevisto e a rota precisou ser recalculada. 

Assim está sendo com o mundo atualmente – com grandes ressalvas, é claro -, mas usamos essa situação para exemplificar e fazer você perceber que assim como uma viagem planejada pode precisar de adaptações, sua  Associação, Federação ou Sindicato, também. E mais importante, é possível (re)planejar e seguir o caminho até seu objetivo. 

Um passo para trás

Calma, não é para você voltar literalmente, mas sim fazer uma revisão do que havia sido planejado anteriormente. Comece analisando os últimos relatórios que da sua Instituição, de preferência do último ano, avalie gastos mensais, receitas recebidas e suas previsões. Analise ainda, as atividades que foram desenvolvidas em cada mês e quais foram os impactos que elas tiveram na arrecadação. Aproveite para verificar quais dessas atividades serão afetadas com a nova organização do trabalho (home office). 

Com estas análises fica mais fácil identificar pontos que serão mais afetados e assim conseguirá traçar novas estratégias para as ações futuras.

Conetúdo bônus: reveja as dicas compartilhadas pelos especialistas que passaram pelo #HiGestorConvida, e que irão ajudar a sua Associação, Federação ou Sindicato a performar melhor. 

Novos tempos pedem novas estratégias

Já está claro que se adaptar ao novo modelo de trabalho é necessário em qualquer setor da economia. Entretanto, não é só nesse cenário que as coisas precisam se adaptar, pois, o comportamento do consumidor, neste caso seus associados, acabou mudando. Novos hábitos agora fazem parte da rotina deles e suas estratégias precisam estar alinhadas a este novo comportamento. 

Pensando que estamos praticamente na metade do ano, o ideal é que você reveja suas estratégias para comunicar com este público e crie um plano de ação que vá até o final do ano. Faça um detalhamento das atividades que serão desenvolvidas, incluindo prazos e também os objetivos que pretende atingir com cada uma delas. Isso dará uma visão mais ampla das possibilidades que sua Instituição poderá explorar e irá facilitar a busca por referências. 

 

Mantenha sua equipe bem informada

Para que a Instituição atinja seus objetivos é importante que toda sua equipe esteja alinhada e com o mesmo foco. O desafio fica ainda maior agora que a maioria das Associações, Federações e Sindicatos está trabalhando de forma remota, em home office. Por isso é importante sempre lembrar de deixar a comunicação toda bem alinhada, para que todos tenham as mesmas informações. 

Nossa sugestão é que você organize um cronograma de reuniões para alinhamento, mensal ou quinzenal. Além disso, após replanejar a rota da sua Instituição, faça um encontro com toda a sua equipe para apresentar os dados e as ações que serão pertinentes para o próximo ciclo de atividades. 


E aí, achou que nossas dicas são valiosas para você ou para alguém próximo? Então compartilha! Aproveite e faça um teste grátis do nosso sistema para Associações, Federações e Sindicatos.

Autor