O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, e no Brasil ocupa a 4ª posição, com 110 milhões de usuários entre 16 e 64 anos, segundo dados de 2021 das plataforma We Are Social e Hootsuite.

Mas mesmo sendo bastante conhecida e utilizada por diversos tipos de público, ainda são muitas as dúvidas a respeito de como usar a rede social de maneira estratégica, como um canal para gerar negócios para as instituições.

Portanto, se você tem interesse em saber mais sobre como usar o Instagram para alcançar novos associados para sua associação, federação ou sindicato, continue a leitura deste artigo para conhecer 11 estratégias de marketing de sucesso para Instagram.

 

1. Conheça seu público

O primeiro passo para se comunicar de forma eficiente e com as pessoas certas, aquelas interessadas nas soluções que a sua instituição tem a oferecer, é conhecer quem são essas pessoas, quais os seus hábitos, onde estão geograficamente, o que consomem (compras, entretenimento).

Isto significa que é preciso conhecer as pessoas com quem sua associação, sindicato ou federação irá se relacionar, e a partir da identificação do seu público suas ações serão muito mais eficientes, fazendo com que seus futuros associados se identifiquem com o que está sendo comunicado.

Algumas dicas de como conhecer o seu público de interesse são:

  • Pesquisa de mercado

Uma ótima dica para conhecer os seus atuais e futuros associados é realizar uma pesquisa de mercado com eles, aplicando um questionário simples e anônimo, que contenha perguntas como: idade, profissão, formação acadêmica, faixa salarial, redes sociais que utilizam, local onde vivem, estado civil, se tem filhos e quantos, etc.

Além disso, também é possível usar a pesquisa de mercado para entender o que estes associados esperam da sua instituição, quais os serviços e os benefícios oferecidos por ela que acham importante para se tornarem um associado.

  • Análise de relatórios

Outra forma de conhecer o seu público-alvo é através da análise de relatórios da própria instituição, que podem ser extraídos do HiGestor, sistema de gestão para associações, sindicatos e federações, do site e das redes sociais da sua instituição ou de outras plataformas onde há interação com os associados.

Por meio destes relatórios será possível traçar um perfil de público recorrente que está conectado a sua instituição.

Usando o exemplo do software HiGestor, é possível extrair uma relação de cadastros de associados com seus dados e de seus dependentes.

Já os relatórios de site e redes sociais, irão apresentar informações de quem acessa os canais de comunicação da sua instituição, além de dados como gênero, localização de acesso, idade e quais outros conteúdos consomem na internet.

No Instagram essas informações podem ser localizadas clicando no painel profissional da sua conta, em menu – insights. Veja abaixo o exemplo:

banner mockup instagram2. Defina sua persona

Após o levantamento de dados que citamos é possível criar um personagem que irá descrever como o seu público é de forma geral, o que chamamos nas estratégias de marketing como persona.

Ela é um personagem fictício que contém as características do seu público, tanto físicas como emocionais, para que assim seja possível criar estratégias que irão conversar com uma pessoa, facilitando a criação dos materiais de comunicação da sua instituição.

É importante salientar que em alguns casos será necessário criar mais de uma persona para descrever o público da sua entidade, pois é possível que os usuários do Instagram sejam diferentes dos que usam o Facebook, por exemplo.

Saiba mais sobre: Conteúdo para redes sociais: como engajar com seu público!

3. Tenha constância

Manter a constância nas publicações do Instagram é muito importante para que o seu conteúdo seja entregue para os seguidores, as pessoas que estão conectadas ao perfil da sua instituição, e esperam pelas novidades, benefícios e demais informações a respeito da sua associação, sindicato ou federação.

Não há uma regra quanto ao número de dias que se deve publicar, mas a nossa dica é que sejam no mínimo 1 a 2 posts por semana, usando os diferentes formatos de publicação disponíveis na plataforma (feed, stories, reels, vídeos).

Uma dica para manter a frequência nas publicações é criar um calendário editorial ou um planejamento de conteúdo, onde sejam previamente definidos os assuntos que serão publicados no Instagram, organizados por dia e horário que a publicação será realizada.

5. Interaja com o público

estratégia de marketing instagram interaja com o públicoAssim como quando você está conversando com uma pessoa onde ambos expõem suas ideias e há o retorno para que a conversa flua normalmente, nas redes sociais a lógica é a mesma: gerar uma grande conversa, em rede.

Portanto, interagir com o público no Instagram da sua instituição é uma estratégia de marketing que deve ser utilizada e traz benefícios para as suas de divulgação, como mais interação do público com o conteúdo publicado e consequentemente mais engajamento com a sua associação ou sindicato.

6. Divulgue seu perfil

Além de planejar as estratégias de marketing e os conteúdos que serão publicados no Instagram também é importante que o público conheça o perfil da sua instituição, para que assim haja um retorno sobre as atividades realizadas.

É possível divulgar o perfil do Instagram da sua instituição em outros canais de comunicação, como site, WhatsApp, e-mail e até mesmo em outras redes sociais, convidando para que o público acompanhe a sua instituição nas diversas plataformas.

7. Realize Anúncios

Os anúncios são uma das estratégias de marketing mais utilizadas para potencializar os resultados das ações das instituições nas redes sociais, especialmente no Instagram, pois quando as publicações são impulsionadas através dos anúncios é possível se comunicar às pessoas certas.

Isso significa que diferente das publicações orgânicas, onde o seu conteúdo irá alcançar menos pessoas e talvez um público que não seja o melhor para sua instituição, ao fazer um anúncio é possível selecionar o perfil de público ideal que estará recebendo o conteúdo do seu Instagram.

8. Use Hashtags

estratégia de marketing instagram hashtagAs hashtags são textos transformados em hiperlinks tendo sido criadas pela rede social Twitter, e são um recurso utilizado para categorizar os conteúdos que serão buscados pelos usuários das redes sociais.

Ao utilizar o símbolo “ # “ acompanhado de uma palavra, por exemplo “#higestor”, em um rede social, todos os conteúdos publicados que tiverem essa hashtag em suas legendas serão buscados e irão aparecer como resultado de busca. Veja o exemplo:

instagram

Publicações relacionadas à hashtag #higestor

Isso facilita para o usuário encontrar seu conteúdo, além de aumentar as chances de ele descobrir o perfil do Instagram da sua instituição em pesquisas de termos relacionados.

Algumas dicas são utilizar no mínimo de 5 hashtags nas legendas das suas publicações, evitar o uso de caracteres especiais como ponto ou acentos, de preferência usar todas as letras em minúsculo e criar diferentes grupos de hashtags, conforme o tipo de conteúdo.

9. Faça conteúdo de qualidade

Criar um conteúdo de qualidade é imprescindível para que as estratégias de marketing no Instagram da sua instituição tenham um resultado satisfatório, afinal, a quantidade de informação que recebemos é enorme.

Sendo assim, é necessária uma atenção ao que está sendo compartilhado com os seus associados e público geral que está seguindo a sua Instituição no Instagram, para que o conteúdo publicado tenha destaque entre os demais.

E para a criação de conteúdo de qualidade é preciso alinhar as informações que serão direcionadas ao público, se elas são relevantes, se os dados são verídicos e confiáveis, e lembre-se ainda das imagens que serão utilizadas para compor a comunicação.

Procure fazer fotos ou vídeos com boa qualidade e resolução, use luz adequada e se utilizar bancos de imagens, verifique se é um conteúdo liberado para uso, do contrário deve ser solicitada a autorização e também fazer menção ao dono da imagem ou vídeo.

10. Invista em uma identidade visual

Investir em uma identidade visual é importante para que a composição da sua comunicação não verbal comunique ao público que aquele conteúdo pertence à sua instituição, ela funciona como uma identificação visual para o usuário.

Para construir uma identidade visual, você pode utilizar uma seleção de cores que tenha conexão com a marca, o logotipo, da sua instituição. Procure criar também um banco de imagens e vídeos que tenham a ver com o estilo da sua instituição.

Por exemplo, na comunicação do Instagram HiGestor utilizamos uma paleta de cores que remete ao nosso logotipo – azul, verde e laranja -, e como cores complementares usamos o azul petróleo (presente em nosso site), tons de cinza e o branco.

Para as imagens usamos fotos do nosso sistema de gestão para sindicatos, associações e federações, mostrando as diferentes soluções que ele oferece, fotos da nossa equipe e elementos gráficos que remetem aos recursos do software HiGestor.

A união desses elementos – paleta de cores, imagens, elementos gráficos -, e até mesmo as fontes usadas nos textos contidos nas publicações, formam o que chamamos nas estratégias de marketing como identidade visual.

11. Aposte nos vídeos

Há uma estimativa de que os vídeos na plataforma do Instagram cheguem a representar mais de 78% dos conteúdos compartilhados na rede social, segundo a Cisco Visual Networking Index.

Para publicar vídeos no Instagram existem duas ferramentas que podem ser utilizadas, o “vídeos” (antigo IGTV) e também o formato “reels”, veja as particularidades de cada um:

Vídeos

Os vídeos são uma das atualização do Instagram que aconteceram este ano, e que antes tenha o nome de IGTV. O que mudou é que agora os vídeos passaram a ter duração de 3 a 5 minutos.

É o tipo de recurso ideal para promover conteúdos mais longos, como aulas que sua instituição pode disponibilizar para seus associados e também mentorias que podem ser realizadas com convidados, por exemplo.

Reels

Com vídeos de até 60 segundos, os reels promovem conteúdos divertidos, com mensagens rápidas, com ferramentas de áudio e texto fáceis de usar.

Uma dica de como usar esse recurso no Instagram da sua instituição é para compartilhar dicas ou fazer chamadas para eventos e cursos promovidos pela sua associação, sindica ou federação.

Conclusão

Contudo, fique atento às mudanças do Instagram e mantenha sua estratégia de conteúdos para a plataforma sempre atualizada e alinhada ao que seu público-alvo tem interesse de consumir.

Invista tempo e dedicação na criação de conteúdo de qualidade e procure utilizar os diversos recursos disponíveis no Instagram para um melhor desempenho de suas atividades. E lembre-se sempre de fazer análises do que está sendo compartilhado.

E, se você chegou até o final deste artigo, quero te convidar a conhecer as soluções oferecidas pelo HiGestor, um software para associações, sindicatos e federações que irá garantir mais arrecadação e muito mais organização financeira para sua instituição.

 

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