Você, caro leitor, já deve ter visto ou ao menos ouvido falar em Star Wars ou Guerra nas Estrelas. A franquia conta uma série de nove filmes, além de outras obras derivadas da sua história. Desde o seu lançamento, em maio de 1977, a tecnologia evoluiu bastante, contribuindo com o aperfeiçoamento dos efeitos especiais aplicados nas grandes produções cinematográficas.

Contudo, isso não alterou a identidade visual da franquia. As famosas lutas com os sabres de luz, por exemplo, estão presentes em todos os nove filmes. Essa é uma característica tão marcante que até mesmo quem não é fã da franquia consegue distingui-la de outras.

Na publicidade, identidade visual pode ser definida como o conjunto de cores e elementos que constituem o perfil estético do produto, empresa ou Instituição. Da mesma forma que é importante para uma franquia de filmes eleger características que a identifiquem facilmente, é importante que Instituições tais como a sua desenvolvam uma identidade visual marcante. A ideia é tornar mais impactante a visão que os associados ou futuros associados possuem sobre a Associação, a Federação ou o Sindicato.

Identidade Visual: O que é e qual a importância?Qual o propósito da sua Instituição?

Lembre-se que a identidade de marca é o que o torna a Instituição instantaneamente reconhecível. Ela é a responsável por criar uma conexão entre você e seus associados ou possíveis associados, determinando a forma como eles percebem a Instituição.

Antes de começar a trabalhar na identidade visual é preciso entender qual o real propósito da sua Instituição. Quais ideais ela defende? Como deseja ser vista e que tipo de soluções pretende entregar? É a partir daí que surgem os primeiros insights ou ideias.

Defina os elementos a serem trabalhados

Ciente do propósito da Associação, Federação ou Sindicato, é hora de definir quais elementos podem ser incluídos na composição da identidade da Instituição. Pense no perfil dela em redes sociais como o Facebook, Instagram ou LinkedIn, ou mesmo no site principal – se o possuir. As cores estão coesas com o logo da Instituição? As imagens representam bem o seu público-alvo?

Apesar de não parecer, tudo comunica. Veja o caso do McDonald’s, que possui como cor predominante da marca o vermelho. Tratando-se da simbologia das cores, o vermelho é responsável por estimular os nervos sensoriais. As papilas gustativas ficam mais sensível e, consequentemente, há o aumento da fome. Esperto, não?!

De maneira similar, se dá a comunicação da Instituição. Se a sua Associação, Federação ou Sindicato deseja ser vista como ‘moderna’, por exemplo, ela deve apostar em cores e elementos que traduzam isso. Nesse momento, todas as ideias são bem-vindas. Cabe à pessoa ou ao grupo de pessoas responsáveis pela palavra final selecionar e aplicar aquelas que mais condizem com a visão da sua Instituição.

A primeira impressão é a que fica

Mesmo tendo motivo para discordar dessa afirmação, não podemos fugir do que é certo: nosso cérebro é seletivo e possui armazenamento limitado. Ou seja, é preciso gerar um grande impacto se não quisermos ser esquecidos tão facilmente.

Esse impacto vai além do logotipo e se estende por outros materiais. Desde o site, até os cartões de visita ou modelos de e-mail. Portanto, reúna sua equipe, reveja todos os materiais gráficos e peças digitais da Instituição, colha opiniões e aplique as mudanças necessárias – se possível, contrate um profissional que o faça. Cuidar da imagem organizacional é uma tarefa que exige muito cuidado e contar com o apoio de um profissional da área de comunicação vai lhe prevenir de cometer algum erro.

Preocupe-se com o todo

Para acompanhar as mudanças na identidade visual da Instituição, você pode investir em um sistema para gestão de associados moderno e totalmente online como o Software HiGestor

No ramo da comunicação, por exemplo, dizemos que de nada adianta uma publicidade bem elaborada se o produto em si não é bom. Após impactar associados e filiados a Instituição precisa se provar organizada e capaz de exercer sua função.

Um sistema de gestão online simplifica o controle de dados e torna mais prática a rotina dos dirigentes e demais funcionários da Associação, Federação ou Sindicato. Solicite um teste gratuito e comprove por experiência própria que a inovação faz parte do processo de qualificação de uma Instituição.

Autor