Já frisamos a importância de manter um contato íntimo com os associados em diversos conteúdos disponibilizados no blog. A razão é simples. Conhecendo eles você tem maior noção sobre seus desejos e nível de contentamento quanto a performance do Sindicato, Associação ou Federação. Com essa informação em mãos o próximo passo é repensar as estratégias adotas pela Instituição e conduzir ações que supram tais interesses, quando coerentes.

Além da adoção de um canal de comunicação eficiente, como um serviço de chat online, uma prática capaz de intensificar esse processo é a pesquisa de satisfação. Esta consiste em uma série de perguntas-chave que irão extrair do associado opiniões relativas ao desempenho da Instituição. A partir disso é possível ter uma visão mais clara sobre os pontos fortes e fracos da Entidade, bem como as oportunidades e ameaças que a cercam.

A estratégia se aplica a todo tipo de negócio e, se bem desenvolvida, pode trazer resultados grandiosos para o SindicatoAssociação ou Federação representada. Para tanto é necessário, antes, definir quais serão as perguntas e ferramentas exploradas durante todo o processo de elaboração, coleta e análise.

 

Defina uma ferramenta para a coleta

Entre as opções encontram-se aquelas que são gratuitas, como o Google Formulários, e outras pagas, como o SurveyMonkey.

O serviço disponibilizado pelo Google é o mais conhecido. A ferramenta é bastante interativa e a interface amigável torna fácil qualquer ação. As respostas são organizadas de forma automática e os gráficos gerados no mesmo instante.

Por sua vez, o SurveyMonkey oferece diversos pacotes pagos. Os recursos disponíveis variam de acordo com cada plano. É possível, contudo, optar pelo plano gratuito. As limitações, nesse caso, envolvem o número de perguntas, questionários, bem como o acesso às respostas. De qualquer forma, vale a pena conferir.

 

Formule as perguntas

Supondo que ocupe um cargo fundamental dentro da Instituição, você é uma das poucas pessoas que vai conseguir guiar a pesquisa de forma que ela encaixe com os objetivos definidos previamente pela Entidade.

Ainda assim, é possível se basear em modelos já trabalhados por outras Instituições. Trate da satisfação ligada à realização de eventos. Questione-os sobre a gestão, as iniciativas empreendidas, os serviços prestados, as tratativas das normas e regularização do setor e os resultados obtidos.

O importante é manter o formulário conciso. Seja breve e formule questões que sejam de fácil compreensão. É muito comum os respondentes abandonarem a pesquisa caso as perguntas exijam um esforço desnecessário por parte deles. Portanto, tenha mente o objetivo do Sindicato, Associação ou Federação com tudo isso e coordene as perguntas de forma que elas conduzam o entrevistado por um caminho claro.

 

Estimule a participação dos associados

Tudo encaminhado? Basta, então, solicitar aos associados que respondam à pesquisa. O convite pode ser feito através do envio de e-mails ou por meio de publicações lançadas nas redes sociais da Instituição.

Abuse dos verbos no imperativo. Crie um título chamativo e destaque os objetivos da Entidade com a pesquisa.

 

Analise os dados

Independentemente do seu objetivo inicial, as respostas que possui agora devem ser capazes de te apresentar um panorama maior sobre a realidade vivida pelo Sindicato, Associação ou Federação.

Essa é a parte mais importante do processo. O que você vai fazer com as informações coletadas?

É esperado que você acate as sugestões de melhorias, aprimore as atividades da Instituição e redobre a atenção para os pontos fortes mencionados. Para isso, defina uma hierarquia. Adote prioridades e trabalhe em cima delas. Informe os associados sobre cada passo dado a partir daí.

O intuito é deixar claro que a Entidade se preocupa com a opinião dos seus associados e que possui a necessidade constante de evoluir, melhorando o atendimento e demais serviços prestados a eles.

Autor