Um dos grandes problemas que os sindicatos enfrentam é a inadimplência dos seus associados, mesmo com todos os benefícios que essas entidades podem proporcionar para as categorias que representam.

Veja a seguir algumas formas de reverter essa situação.

1) Esclareça a situação

A primeira estratégia para combater a inadimplência é não medir esforços para deixar claro a todos a importância do trabalho sindical e tudo o que ele realiza, não apenas para os sindicalizados, mas para todos os profissionais daquele setor. É preciso ser evidente que o sindicato luta por melhores salários, melhores condições de trabalho, busca oferecer assistência e firmar parcerias.

Além disso, também funciona demonstrar na prática, ou seja, expor quais foram as ações mais recentes do sindicato e dizer que isso só é possível quando a entidade recebe apoio financeiro para se manter.

2) Transparência

Outra medida que ajuda muito é a transparência. Muitas pessoas deixam de contribuir porque não conseguem ver exatamente o que está sendo feito com o seu dinheiro. Mostre a elas! O sindicato deve divulgar mensalmente uma planilha, de fácil interpretação, que mostre toda a receita e as despesas. Além disso, seus líderes devem estar disponíveis para receber esse tipo de questionamento.

3) Divulgação

Aposte na divulgação para tornar o sindicato mais difundido e, por consequência, suas ações também. É importante ter um website institucional e também marcar presença nas redes sociais, especialmente o Facebook, que ainda é o mais usado no Brasil. A internet é a melhor forma de comunicar hoje em dia, e de se manter mais próximo do público também.

Mas nada disso funciona se você não tiver domínio da situação. É por essa razão que a administração do sindicato deve trabalhar com um cadastro e um banco de dados eficiente e sempre atualizado, para que se saiba quem (e mais importante: quantos) está deixando de contribuir. Com isso, é possível tentar dialogar diretamente com as pessoas, sem agressividade, tentando saber por quais motivos elas estão inadimplentes e oferecer alguma orientação que seja necessária.

Então coloque essas dicas em prática, conheça o software de gestão para Sindicatos e reduza a inadimplência da sua entidade, deixe sua resposta nos comentário e se o post foi proveitoso para você e sua empresa, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou. Até mais!

Autor