WhatsApp Business para Associações, Federações e Sindicatos

Com a missão de ser uma alternativa ao SMS, surgiu em 2009 o WhatsApp. Um aplicativo para o envio e recebimento de diversos arquivos de mídia como fotos, vídeos, documentos, localização, textos e chamadas de voz. Hoje ele está presente em mais 180 países, conectando mais de 2BI de pessoas[...]

Com a missão de ser uma alternativa ao SMS, surgiu em 2009 o WhatsApp. Um aplicativo para o envio e recebimento de diversos arquivos de mídia como fotos, vídeos, documentos, localização, textos e chamadas de voz. Hoje ele está presente em mais 180 países, conectando mais de 2BI de pessoas que estão conectadas com seus amigos e familiares em todo o mundo a qualquer hora do dia. 

Desde seu lançamento, o aplicativo já passou por muitas atualizações e a mais recente é o WhatsApp Business, uma opção que possibilita que seu negócio se conecte diretamente com seus clientes ou futuros clientes. No caso de Associações, Federações e Sindicatos: associados ou filiados. Se essa for uma novidade para você e para sua Instituição, continue lendo esse texto para conhecer mais dessa ferramenta. 

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito e muito parecido com o WhatsApp em sua versão tradicional, mas com algumas funcionalidades extras, desenvolvidas especialmente para pequenas empresas – sua Instituição também pode se adaptar a ele. Sendo seu objetivo principal fazer a conexão entre sua Instituição e seus associados, com recursos exclusivos que automatizam, classificam e agilizam suas respostas à mensagens.

Quais os recursos do WhatsApp Business?

Com ele você pode exibir as informações sobre os serviços ou produtos oferecidos por sua Instituição, contar uma breve história de sua Associação, Federação ou Sindicato, ou simplesmente fazer uma apresentação sobre ela. 

Também é possível configurar mensagens automáticas que agilizam as respostas aos associados quando você estiver ausente e ainda, criar mensagens de saudação para quando seus filiados entrarem em contato. Outra opção é a descrição dos horários de atendimento da Instituição, o que facilita muito para os associados. 

As respostas rápidas é outra opção do aplicativo que possibilita você salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência para responder a perguntas comuns de maneira rápida e fácil.

Outra opção é categorizar as mensagens conforme seu perfil, por exemplo, usar etiquetas para novas associados, para dúvidas sobre mensalidade e etc. Nessa opção é possível separar as mensagens em grupos, facilitando assim sua organização e a localização de mensagens específicas. 

Assim como em outras redes sociais, você pode adicionar o endereço, o e-mail, outros contatos e o site da sua Associação, Federação ou Sindicato.

Onde posso usar?

O aplicativo está disponível para celulares Android ou Iphone e também para ser usado através dos navegadores web, através do WhatsApp Business Web. A opção é sua, conforme for a melhor adaptação. 

Dicas de como usar

As possibilidades de uso e de facilidades que o WhatsApp Business oferece são muitas. Mas separamos algumas – que já testamos na HiGestor – e que irão ajudar na rotina da sua Instituição.

A primeira dica é usar o aplicativo para agilizar o atendimento de seus associados, para solucionar possíveis dúvidas que eles tenham. Além disso, você pode criar listas de transmissão para enviar avisos sobre as mensalidades, por exemplo, reduzindo assim a inadimplência. 

Outra sugestão é utilizar a rede social para compartilhar as novidades da Associação, Federação ou Sindicato, e até mesmo criar um envio semanal com as principais novidades e notícias sobre o setor e que podem vir a influenciar a rotina de seus associados, por exemplo. 

E aí, curtiu a nossa dica? Se você já usa o aplicativo deixa algumas dicas nos comentários para quem vai começar a usar. 

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