Crowdfunding para Instituições | O tal do financiamento coletivo #HiGestorconvida

Percebe que o conceito de arrecadação não é tão novo assim? Você já deve ter experienciado, na comunidade onde vive, alguma experiência similar. Um grupo de pessoas se mobiliza a fim de contribuir financeiramente com alguma causa específica. Acontece que, por conta de limites geográficos impostos pelo offline, as arrecadações[...]

Crowdfunding para Instituições - O tal do financiamento coletivo
Percebe que o conceito de arrecadação não é tão novo assim? Você já deve ter experienciado, na comunidade onde vive, alguma experiência similar. Um grupo de pessoas se mobiliza a fim de contribuir financeiramente com alguma causa específica. Acontece que, por conta de limites geográficos impostos pelo offline, as arrecadações eram escassas. A causa não ganhava projeção e o número de pessoas impactadas parecia ser insuficiente. Agora, com o avanço da tecnologia e dos recursos online, experiências do tipo tomaram outras proporções. Um grito de guerra dado aqui tem poder para impactar todas as 27 unidades federativas que compõem o país.  

Crowdfunding, o que é e como ele funciona na prática?

  Já se deparou com o termo “crowdfunding”? Em tradução livre, se equipara ao conceito de “financiamento coletivo”. A estratégia para obtenção de capital cresce cada dia mais e reúne adeptos nos quatro cantos da Terra. Outra forma de nos referirmos a esse tipo de contribuição monetária é nomeando-a de “vaquinha online” (talvez assim soe mais familiar). Acontece que se você acompanha as ações promovidas pela HiGestor já deve saber que nos reunimos semana passada com Luiz Felipe Gheller, Co-founder & CEO da maior plataforma de crowdfunding online do Brasil, o site Vakinha. Durante a live transmitida em nosso Instagram, Gheller deixa claro que a plataforma não possui nicho específico. Dessa forma, pessoas físicas e jurídicas podem utilizar a ferramenta para os mais diversos fins.  

#HiGestorConvida | Crowdfunding para Instituições

 
Acompanhe o bate-papo na íntegra

O Vakinha corporativa aplicado à Sindicatos, Associações e Federações.

  Outro assunto abordado na live foi o novo módulo estudado pelo Vakinha. O Vakinha corporativa nada mais é que um meio de unir causas à benfeitores de uma forma muito mais dinâmica e acelerada, por meio de estratégias de marketing que evidenciam os projetos presentes na plataforma. Como já dizia o velho ditado, a união faz a força. Em várias oportunidades que tivemos, trouxemos para o blog artigos sobre comunicação e marketing, tal como esse, mais recente: “Como favorecer a imagem da instituição durante a crise? Dicas para uma comunicação eficiente”. Isso porque, tal como o Vakinha, acreditamos no valor agregado ao marketing. Divulgação é fundamental. Se hoje a divulgação da vaquinha depende única e exclusivamente do indivíduo que a estruturou, em breve a realidade será outra. Imagine que, junto dos esforços do próprio Sindicato, Associação ou Federação, estará somado o trabalho de toda uma equipe externa à Instituição, preocupada em buscar, ativamente, recursos para a sua campanha – que, por sua vez, pode ter como objetivo a captação de fundos para a reforma da sede ou preocupações mais abrangentes, ligadas a causas humanitárias.  

Soluções de pagamento

  Como explanado por Gheller em certo momento do bate-papo, as contribuições podem ser feitas, em um primeiro momento, a partir de boletos bancários e cartão de crédito. Obs.: Vale ressaltar que as cobranças via boleto são feitas através da Safe2Pay, Instituição financeira responsável pela gestão de pagamentos online e parceira da HiGestor. Contudo, à medida que crescem as contribuições são liberadas outras formas de pagamento, via PicPay, PayPal, transferência bancária ou mesmo por meio de pontos de fidelidade conquistados em programas como o Multiplus, ou o Dotz.  A arrecadação se dá de forma muito mais rápida, uma vez que não existem barreiras na hora de optar pelo método de pagamento.  
  O que achou do conteúdo? Levante essa pauta no próximo encontro da Diretoria. Discuta a possibilidade de criar uma vaquinha online que vise auxiliar a Instituição. Depois, nos dê um feedback. Aproveite também para solicitar um teste gratuito! O HiGestor consiste em uma plataforma de gestão online para Sindicatos, Associações e Federações. Prático e 100% seguro.
Compartilhe:

Confira nossos conteúdos

O poder das datas comemorativas: trabalhando a comunicação institucional

Parte de um cenário bastante estratégico, as datas comemorativas emergem como elementos de grande potencial para a comunicação. Ainda não

Marketing e comunicação: caminhos práticos e inteligentes para o segundo semestre

A chegada do segundo semestre do ano marca um ponto estratégico fundamental no calendário de qualquer instituição. Para sindicatos, associações

O poder da segmentação: criando listas de mailing personalizadas dentro do HiGestor

Num cenário onde a atenção é um dos bens mais disputados, sindicatos, associações e federações enfrentam um desafio persistente: manter

Guia prático para sindicatos: diversificando as fontes de receita em 30 dias

A dependência de uma única fonte de receita representa um desafio expressivo, capaz de colocar os sindicatos numa posição financeira

Erros comuns na gestão financeira de instituições — e como evitá-los

Sabemos que o dia a dia de uma instituição é dinâmico e cheio de desafios que vão muito além das

5 indicadores financeiros que toda instituição precisa acompanhar

5 indicadores financeiros que toda instituição precisa acompanhar

Sindicatos, associações e federações desempenham papel crucial na defesa dos interesses de seus membros e, para que possam cumprir suas

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais