Até mesmo os grandes nomes possuem inspirações. Talvez você conheça Gabriel Medina, surfista profissional brasileiro e bicampeão mundial. O esportista revelou no final de 2018 para um portal de notícias que se inspira bastante na trajetória de outros dois grandes nomes do esporte nacional: Gustavo Kuerten, o manezinho da ilha, e Ayrton Senna.

Mas, e quando o material é escasso? Esse é o problema que muitas empresas e organizações vem enfrentando no ápice dessa pandemia que estamos vivendo. Essa é uma experiência nova para todos, logo é preciso inovar. Não há muitas referências disponíveis nos dizendo o que fazer e como agir.

Contudo, algumas empresas já começaram a moldar um caminho. Talvez as ações desempenhadas por elas não se adequem muito bem ao tipo de serviço oferecido por Sindicatos, Associações e Federações, mas com certeza vão te fazer pensar em algo adequado à realidade da sua Instituição.

Vamos lá. Separamos algumas empresas e descrevemos uma a uma as ações pensadas por elas para esse momento de isolamento social. Note que as ações não possuem viés comercial agressivo. A palavra-chave é ‘solidariedade’. O que você e sua Instituição podem fazer para ajudar outras pessoas ou mesmo outras Instituições durante a atual crise?

Udemy

A Udemy se consagrou como uma das maiores e mais eficientes plataformas de aprendizado em todo o mundo. Fundada por três jovens empreendedores americanos, a plataforma se concentra em ajudar estudantes universitários e profissionais já formados na busca por novos conhecimentos. São mais de 80.000 cursos disponíveis em aproximadamente 80 idiomas diferentes, com alguns desses cursos sendo inteiramente gratuitos.

O que eles fizeram? A plataforma de EAD tornou gratuitos diversos cursos que antes eram pagos. Todos na área de programação e tecnologia. A lista com cerca de 40 cursos propõe o estudo de conteúdos como “Introdução à programação de computadores” e “Introdução à linguagem JavaScript”.

Um ótimo incentivo aos estudantes de ciência da computação, que logo mais entrarão no mercado. Inclusive, válido lembrar que os desenvolvedores são peça essencial nesse cenário, visto que são eles os responsáveis por estruturar softwares como o HiGestor, que permitem a gestão remota do seu Sindicato, Associação ou Federação.

Sebrae

Você já deve estar mais familiarizado com o SEBRAE. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma Entidade privada sem fins lucrativos que possui como objetivo social a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico de micro e pequenas empresas.

A Entidade estimula a competitividade e fomenta o empreendedorismo no país através de cursos, palestras e outros perfis de eventos que levam aos gestores dessas micro e pequenas empresas o conhecimento técnico e operacional necessário para que se consolidem no mercado.

O que eles fizeram? O SEBRAE está disponibilizando gratuitamente todos os seus cursos online. São mais de cem cursos disponíveis na plataforma de ensino a distância. Como se não fosse o bastante, a Entidade também aderiu às lives. As transmissões ao vivo ocorrem diariamente no Youtube, Facebook e Instagram do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. As discussões giram em torno do mesmo assunto e trazem dicas de como reduzir os impactos da crise. Para eles, “a jornada de capacitações não precisa parar”.

Google

Okay, essa com certeza você conhece. A Google é uma multinacional alocada em Mountain View, na Califórnia (EUA). A empresa também é conhecida como o ‘gigante das buscas’ – um apelido válido, visto que é o principal motor de pesquisa de todo o mundo. O buscador é utilizado por aproximadamente 90% dos usuários de Internet. Provável que você faça parte dessa porcentagem.

Muito bem. Além da ferramenta de buscas, a companhia detém o controle sob muitos outros produtos e serviços. Podemos adicionar na lista o Google Drive, o Google Docs, o Google Keep, o Google Calendar, o Google Forms, o Google Maps, o Google Play, entre muitas outras aplicações – ufa!

O que eles fizeram? A Google liberou 14 cursos gratuitos para todos aqueles que desejam conhecer melhor as suas ferramentas. Ao final de cada curso o usuário passa por uma avaliação e, caso tenha aproveitamento igual ou superior a 80%, recebe um certificado que comprova sua capacitação para o uso dessas mesmas ferramentas. Isso significa que muitos profissionais vão poder voltar ainda mais aptos para o mercado.

É hora de um plano de ação

Se sentiu inspirado? Nós aqui da HiGestor sim. Foi analisando as ações dessas outras empresas e organizações que chegamos em um resultado plausível para o nosso modelo de negócio. E é essa mesma tarefa que propomos para os Sindicatos, Associações e Federações que nos acompanham.

A HiGestor é a empresa responsável por desenvolver o software de gestão HiGestor, que se preocupa em auxiliar os modelos de Instituição listados ali em cima a gerir suas tarefas com maior precisão.

O que nós fizemos? Fugindo um pouco das nossas atividades diárias, estamos ofertando uma mentoria gratuita para os Sindicatos, Associações e Federações que desejarem participar da ação. Mobilizamos toda a nossa equipe para isso. O intuito é guiar a sua Instituição por esse momento difícil que estamos passando.

O que te aflige mais? Quais são as principais dores da sua Instituição nesse momento? A partir do seu depoimento vamos elaboras uma estratégia e reservar uma hora ainda este mês para conversar com você por meio de uma videoconferência.

Autor