Quem nunca ficou aflito vendo o número de associados da sua Instituição estagnar não sabe o que é passar sufoco. Afinal, querendo ou não, isso faz parte da rotina de quem atua em sindicatos e associações.
A captação de associados pode se tornar um pesadelo quando você não entende muito bem os mecanismos por trás dessa tarefa. O segredo está em conhecer e dominar as técnicas de persuasão ligadas à conquista de novos associados e é exatamente isso que vamos abordar neste texto. Continue a leitura e confira!
O que é captação de associados
A captação de associados trata dos esforços ligados à conquista de novos contribuintes para a base da Instituição.
Aqui são reunidas forças aplicadas em campanhas de marketing e algumas decisões a nível estratégico tomadas pelos gestores.
A ideia aqui é uma: convencer as pessoas da nossa importância, tornar claras as nossas causas e reforçar os benefícios conquistados por quem já está do nosso lado.
Que recursos temos disponíveis e como se dará o nosso discurso? Talvez você queira colocar isso na ponta do lápis o quanto antes.
Importância da captação de associados
Quanto mais, melhor. São vários os benefícios ligados à captação de associados. Quando falamos de Instituições tal como Sindicatos e Associações devemos considerar que são justamente os associados que ajudam a manter as engrenagens rodando.
É a partir da contribuição associativa que surgem os recursos para a manutenção da Entidade. Simples de deduzir, então, que a captação de associados é bastante importante e deve ser vista com muita seriedade.
Além disso, ela denota a intenção que a Instituição tem de crescer e isso desperta estímulos positivos até mesmo em quem já compõem o quadro associativo.
8 dicas fundamentais para a captação de associados
Mas vamos nessa! Se você chegou até aqui já deve estar louco para saber quais são as oito dicas para captação de associados que anunciamos logo no título desse texto.
As dicas estão organizadas logo aqui embaixo e não seguem, necessariamente, uma ordem de hierarquia. Todas são importantes e têm impacto certeiro no número de associados conquistados por sua Entidade. Leia com atenção e tome notas!
1 – Identifique o perfil do seu associado
Mais do que apenas conquistar, queremos nutrir relações com a nossa base de associados. Para tanto, é importante saber com quem estamos lidando e que tipo de comunicação será necessária para que haja impacto.
Você pode identificar o perfil do seu associado através da base de contatos que sua Instituição possui hoje. As informações contidas na ficha de cadastro dos seus associados revelam dados importantes sobre a sua persona.
Após uma breve análise será possível identificar um padrão, características em comum que a maioria dessas pessoas tem. Por exemplo, você pode chegar a conclusão que a maior parte dos seus associados possuem de 30 a 55 anos e tem uma predileção pela cor preta.
Uma solução trazida pela HiGestor é a possibilidade de incluir campos personalizados na ficha de cadastro do associado. Dessa forma, você consegue captar quaisquer informações consideradas necessárias ao seu ver, tal como “qual a sua cor favorita?”.
2 – Invista em Marketing
Falar sobre investimento em marketing já se tornou prática frequente. Inclusive, muitos conteúdos produzidos por nós aqui na HiGestor giram em torno disso. Mas existe uma razão: é porque investir em marketing funciona.
E quando falamos sobre marketing, estamos falando de um leque de possibilidades gigantesco. Pense em quantas ações são possíveis de serem realizadas a fim de promover o trabalho da Instituição e, com isso, captar novos associados.
Algumas das principais seriam:
- Campanhas de e-mail marketing
- Comunicação via WhatsApp
- Investimento em plataformas de busca e redes de display
- Produção de conteúdo para as redes sociais
- Participação/Organização de eventos online e/ou presenciais
Inclusive, para que possa aprender mais sobre esse assunto, recomendamos o download de um material gratuito produzido pela HiGestor. O e-book Marketing na Prática para Instituições, reúne dicas práticas para planejar e aplicar as estratégias de marketing em sua Associação, Federação ou Sindicato.
3 – Ofereça benefícios
O que eu ganho sendo um associado? Ainda que o maior benefício de um associado seja a defesa dos seus interesses e direitos enquanto parte representada, é sempre válido ofertar algo a mais.
Caso exista algum tipo de convênio disponível para o associado e seus dependentes, reforce isso no seu discurso. Dê foco para o que vai conquistá-los, depois entre em aspectos mais rotineiros.
É interessante, também, levar em consideração o que já discutimos antes, referente ao perfil do associado. Conhecendo a fundo a sua base de associados fica fácil definir que tipo de benefícios serão bem vistos e quais não devem abrilhantar os olhos tanto assim.
Reserve um tempo para acompanhar a live que fizemos com Wagner Bitencourt, gerente de soluções empresariais da FACISC, dentro dessa mesma temática.
4 – Demonstre valor
Este tópico está intimamente ligado ao anterior, mas de uma forma mais geral ele conversa com o propósito do seu Sindicato ou Associação.
Por que existimos e o que defendemos? Quando você acabar de listar os convênios e outros tipos de benefícios disponíveis aos associados, estará com essa questão em aberto.
Afinal, a Entidade está comprometida com o quê? Reúna a equipe de dirigentes e respondam a essas perguntas. É fundamental que todos partilhem da mesma visão para não ocorrer divergências no discurso.
Façam um apanhado com as melhores respostas e organizem um documento para consultas futuras. Vale dizer que alguns Sindicatos e Associações possuem, inclusive, seu manifesto de fundação disponível para leitura.
5 – Use um sistema para gestão de associados
Sabemos que, hoje, o crescimento de uma Instituição pode se dar de várias maneiras. A captação de associados é uma delas.
É interessante considerar, porém, que quanto maior a base, mais complicada se torna a gestão de informações dentro da Entidade. Por vezes, equipes mais enxutas não dão conta do trabalho e mesmo as equipes com maior número de membros relatam dificuldades ao lidar com processos burocráticos muito extensos e pouco práticos.
A chamada transformação digital visa sanar problemas como esse, promover o desenvolvimento e melhorar os processos de gestão e de controle de informações.
A HiGestor nasceu partindo desse princípio e é responsável pelo desenvolvimento de um software de gestão online específico para Sindicatos, Associações e Federações. Nossa proposta é a otimização dos processos e o desenvolvimento contínuo da Instituição, através de soluções inovadoras de caráter tecnológico.
6 – Use um programa de indicação
O famoso boca a boca também pode funcionar na captação de associados. Claro, dentro de uma estrutura mais organizada como um programa de indicação.
Estamos falando de um marketing mais raiz, que entre os pontos positivos temos o baixo investimento em estratégias do tipo, que exigem apenas a formulação de um regulamento contendo determinações necessárias para a validação das indicações.
A divulgação pode ser feita internamente, nas redes sociais e em certos momentos durante a interação com o associado.
7 – Invista em eventos
Quando mencionamos o investimento em marketing, destacamos a relevância dos eventos para a promoção dos serviços da Instituição.
Acontece que o investimento em ações do tipo tende a gerar retornos bastante positivos. Os resultados refletem no aumento do número de associados e, também, na receita arrecadada pela Entidade.
Entenda mais sobre o processo de organização de eventos extraordinários e com altas taxas de captação de associados. Baixe nosso e-book Gestão de Eventos para Instituições.
8 – Faça parcerias
Parcerias também são muito bem-vindas. Elas podem acontecer em forma de convênio, como mencionado anteriormente, ou por meio de acordos diversos.
A parceria não se limita somente às empresas, podendo ser firmada com outro Sindicato ou Associação que partilhe dos mesmos interesses e objetivos.
Quem sabe dessa parceria surge um evento ou mesmo um curso de capacitação profissional, ou de incentivo ao desenvolvimento pessoal.
Um exemplo muito bacana são as parcerias firmadas entre Entidades e empresas de serviço de aprendizagem. Uma oportunidade excelente para engajar o contribuinte e estimular novas competências.
Conclusão
Aprendemos com esse artigo que a captação de associados é importante, pois está intimamente ligada ao aumento da receita da Instituição, seja ela um Sindicato ou Associação.
Vimos, também, as técnicas usadas pelas grandes Instituições e recobramos o valor que tem a comunicação dentro de estratégias objetivo de agregar novos associados.
Ademais, aprendemos que atrelado ao esforço aplicado na promoção da Instituição, existe a construção de uma cultura associativa mais forte, com estratégias de organização mais robustas e um retorno igualmente mais expressivo em participações.
Enquanto você aplica essas técnicas, que tal continuarmos nossa relação de outra forma? Te convidamos para um teste gratuito dentro do sistema de gestão online desenvolvido pela HiGestor. Clique para ver mais.
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