Você está cansado de sempre atrasar atividades ou até mesmo não render o suficiente por conta da rotina intensa de trabalho? Então você precisa conhecer mais sobre como fazer a gestão de tempo da sua rotina. 

Sabe quando você planeja criar um site na internet e o primeiro passo é fazer o registro de domínio? Então, fazer a gestão de tempo também requer empenho, dedicação e principalmente planejamento.

Portanto, se você deseja reassumir as rédeas da sua rotina e conseguir trabalhar de forma mais otimizada, produtiva e principalmente organizada, confira agora tudo o que precisa saber sobre gestão de tempo.

O que é gestão de tempo?

Para começar a entender como funcionam as técnicas de gestão de tempo, é importante entender primeiro o que é. Portanto, gestão do tempo é caracterizado pelo conjunto de técnicas utilizadas para aumentar a produtividade e o controle dos prazos.

De modo geral, a gestão de tempo vai possibilitar a você a capacidade de discernir o que é prioritário e também direcionar para uma conclusão mais assertiva, eficiente e certamente menos desgastante.

A importância da gestão de tempo

Embora muitos acreditem que a gestão de tempo seja necessária apenas para a vida profissional, esse processo também é importante para um melhor aproveitamento da vida pessoal. 

Com isso, a partir de um melhor planejamento e equilíbrio de tempo, a vida profissional e pessoal fica mais organizada, possibilitando uma melhor qualidade de vida e bem-estar, dando a sensação de maior felicidade dentro de casa ou na empresa.

Entre os principais benefícios da gestão de tempo estão a possibilidade de ter menos estresse, aumento da produtividade, além de claro, uma maior quantidade de tempo livre em decorrência de um planejamento organizado.

8 dicas de como fazer gestão de tempo

Agora que você já entendeu o que é a gestão de tempo e também a importância dela para o desenvolvimento profissional e pessoal, chegou a hora de você conhecer as principais dicas e etapas a serem seguidas para um bom processo de gestão de tempo.

1- Definição de metas

Assim como na maioria dos processos de gestão, o primeiro passo é definir as metas a serem alcançadas. Ter uma meta definida vai possibilitar que você se mantenha mais focado e estimulado a cumprir com as atividades até atingir o objetivo estabelecido.

2- Planejamento

Com uma meta estabelecida é hora de criar o planejamento para que esse objetivo seja possível de ser completado. Portanto, dê início à lista de tarefas e atividades que o seu dia precisa contemplar.

 

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Escrever e ter em fácil acesso às atividades do dia vai facilitar a sua organização e também gestão de tempo para cumprir cada uma das tarefas. Além disso, não tem nada mais prazeroso que terminar um dia de trabalho e ver que toda a lista está com um check.

3- Estipule prazos

Após listar todas as tarefas do dia ou da semana é essencial que você determine os prazos e a prioridade de cada atividade. Portanto, determine qual atividade precisa ser feita primeiro e também estipule o tempo necessário para terminar cada tarefa.

Com isso, você poderá ter um controle maior do seu dia, além de poder controlar mais a dispersão e procrastinação durante a realização das atividades. Afinal, quando você tem um tempo determinado você tende a ficar mais focado no processo.

4- Faça uma atividade de cada vez

Apesar de muitas pessoas acreditarem ter a capacidade de serem multitarefas, trabalhar de maneira individualizada em cada atividade promove uma maior concentração. Portanto, diminui os riscos de erros durante o processo, evitando que se perca tempo realizando ajustes.

5- Crie momentos de pausa

Ser uma pessoa workaholic, ou seja, viciada em trabalho ou que não consegue desligar das atividades da rotina de trabalho é extremamente estressante e prejudicial à saúde. Portanto, por mais que o dia pareça estar corrido, para uma boa gestão de tempo procure dar pausas entre as atividades.

Essa iniciativa vai garantir que a sua saúde mental seja menos afetada e consequentemente fará que você se mantenha por mais tempo focado e capaz de realizar as mais variadas e complexas tarefas da sua lista. 

6- Tenha um bom ambiente de trabalho

Certamente uma das maiores influências para um dia de trabalho ou uma vida atribulada é a falta de organização. Portanto, mantenha seu ambiente de trabalho, ainda mais se estiver trabalhando de casa, bem organizado.

Com isso, tenha o costume de trabalhar sempre no mesmo lugar, em uma mesa organizada com todos os materiais necessários para o seu trabalho com fácil acesso. Afinal, ninguém quer ou gosta de perder tempo procurando uma caneta ou o telefone debaixo de pilhas de papel.

7- Use ferramentas que ajudam na execução de tarefas

Usar ferramentas que ajudam na execução de tarefas também é uma boa maneira de gerir melhor o seu tempo, pois elas facilitam atividades que levariam mais tempo para serem executadas.

Com um software de gestão financeira para Sindicatos e Associações como o HiGestor, por exemplo, é possível automatizar a gestão da sua Instituição, através de controles de contas a pagar e receber, cadastro de associados e envio de remessas, sem precisar perder tempo com bancos.

Além disso, é possível fazer a gestão da contribuição de seus associados, fazendo o envio das mensalidades por e-mail, de maneira automática, simples e fácil, otimizando seu tempo que poderá ser empregado em tarefas com maior impacto.

 

 

8 – Procure ajuda

Como citado anteriormente, trabalhar de forma exagerada, acumulando funções é extremamente prejudicial à saúde e também tende a prejudicar a produtividade. Portanto, não tenha vergonha de buscar ajuda e delegar tarefas a outras pessoas.

9 – Evite distrações

Essa é uma dica muito importante principalmente para quem trabalha em casa e tem que ao mesmo tempo que trabalha, tomar conta da casa, de filhos e até animais domésticos. Procure ter seu tempo e local de trabalho bem determinado para que as distrações do dia a dia afetem menos a sua produtividade.

Além disso, para quem trabalha em uma grande empresa com uma sala cheia de colaboradores, se você tem a tendência de se distrair com conversas aleatórias ou barulhos externos, procure uma sala individual ou tente colocar um fone de ouvido.

Conclusão

Com todas essas dicas apresentadas certamente você percebeu que fazer uma melhor gestão de tempo da sua rotina não é algo impossível de conseguir, certo? Então procure colocar essas estratégias em prática e melhore sua produtividade e saúde mental.

É muito importante que você tenha noção das tarefas prioritárias a serem realizadas, assim como um bom planejamento e controle de tempo para concluir cada atividade. Portanto, mantenha o foco e a concentração com pequenas pausas diárias.

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