Percebe que o conceito de arrecadação não é tão novo assim? Você já deve ter experienciado, na comunidade onde vive, alguma experiência similar. Um grupo de pessoas se mobiliza a fim de contribuir financeiramente com alguma causa específica.

Acontece que, por conta de limites geográficos impostos pelo offline, as arrecadações eram escassas. A causa não ganhava projeção e o número de pessoas impactadas parecia ser insuficiente.

Agora, com o avanço da tecnologia e dos recursos online, experiências do tipo tomaram outras proporções. Um grito de guerra dado aqui tem poder para impactar todas as 27 unidades federativas que compõem o país.

 

Crowdfunding, o que é e como ele funciona na prática?

 

Já se deparou com o termo “crowdfunding”? Em tradução livre, se equipara ao conceito de “financiamento coletivo”. A estratégia para obtenção de capital cresce cada dia mais e reúne adeptos nos quatro cantos da Terra.

Outra forma de nos referirmos a esse tipo de contribuição monetária é nomeando-a de “vaquinha online” (talvez assim soe mais familiar). Acontece que se você acompanha as ações promovidas pela HiGestor já deve saber que nos reunimos semana passada com Luiz Felipe Gheller, Co-founder & CEO da maior plataforma de crowdfunding online do Brasil, o site Vakinha.

Durante a live transmitida em nosso Instagram, Gheller deixa claro que a plataforma não possui nicho específico. Dessa forma, pessoas físicas e jurídicas podem utilizar a ferramenta para os mais diversos fins.

 

#HiGestorConvida | Crowdfunding para Instituições

 

Acompanhe o bate-papo na íntegra

O Vakinha corporativa aplicado à Sindicatos, Associações e Federações.

 

Outro assunto abordado na live foi o novo módulo estudado pelo Vakinha. O Vakinha corporativa nada mais é que um meio de unir causas à benfeitores de uma forma muito mais dinâmica e acelerada, por meio de estratégias de marketing que evidenciam os projetos presentes na plataforma. Como já dizia o velho ditado, a união faz a força.

Em várias oportunidades que tivemos, trouxemos para o blog artigos sobre comunicação e marketing, tal como esse, mais recente: “Como favorecer a imagem da instituição durante a crise? Dicas para uma comunicação eficiente”. Isso porque, tal como o Vakinha, acreditamos no valor agregado ao marketing. Divulgação é fundamental.

Se hoje a divulgação da vaquinha depende única e exclusivamente do indivíduo que a estruturou, em breve a realidade será outra.

Imagine que, junto dos esforços do próprio Sindicato, Associação ou Federação, estará somado o trabalho de toda uma equipe externa à Instituição, preocupada em buscar, ativamente, recursos para a sua campanha – que, por sua vez, pode ter como objetivo a captação de fundos para a reforma da sede ou preocupações mais abrangentes, ligadas a causas humanitárias.

 

Soluções de pagamento

 

Como explanado por Gheller em certo momento do bate-papo, as contribuições podem ser feitas, em um primeiro momento, a partir de boletos bancários e cartão de crédito.

Obs.: Vale ressaltar que as cobranças via boleto são feitas através da Safe2Pay, Instituição financeira responsável pela gestão de pagamentos online e parceira da HiGestor.

Contudo, à medida que crescem as contribuições são liberadas outras formas de pagamento, via PicPay, PayPal, transferência bancária ou mesmo por meio de pontos de fidelidade conquistados em programas como o Multiplus, ou o Dotz. 

A arrecadação se dá de forma muito mais rápida, uma vez que não existem barreiras na hora de optar pelo método de pagamento.

 


 

O que achou do conteúdo? Levante essa pauta no próximo encontro da Diretoria. Discuta a possibilidade de criar uma vaquinha online que vise auxiliar a Instituição. Depois, nos dê um feedback.

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