Se você faz parte de algum Sindicato ou tem relação com este importante setor da sociedade brasileira, já deve ter ouvido falar do movimento sindical, mas para muitas pessoas este ainda é um assunto pouco conhecido e explorado. Por isso separamos algumas curiosidades para que você conheça ainda mais sobre este tema e qual a razão de ele ser tão importante para a construção da nossa sociedade até os dias de hoje.  

Surgimento

Tendo seu surgimento marcado pela Revolução Industrial e existente no mundo todo, o movimento sindical ou sindicalismo propõe o fortalecimento dos sindicatos, a luta da classe trabalhadora e a defesa dos direitos básicos do mundo do trabalho, principalmente a relação entre empregadores e funcionários. 

No Brasil este movimento teve seu início por volta do fim do século XIX com as mudanças econômicas e o deslocamento das lavouras de café com destino ao oeste paulista. Assim como na Europa, a organização dos trabalhadores nas indústrias brasileiras ainda era precária, dando início nas primeiras décadas do século XX às organizações de auxílio aos direitos dos trabalhadores, originando assim os primeiros sindicatos. Estes buscavam promover melhores condições de trabalho aos operários através da redução da jornada de trabalho, obrigatoriedade do descanso semanal, aumento salarial e regulamentação do trabalho.

Primeiro congresso operário

Foi então que entre 15 e 20 de Abril de 1906 aconteceu a fundação da Confederação Operária Brasileira, organizando seu primeiro congresso intitulado Congresso Operário Brasileiro. Nele, representantes sindicais discutiram as insatisfações recebidas dos trabalhadores e então, durante o congresso, com a ajuda dos representantes sindicais foi possível abolir definitivamente as práticas de auxílio e assistencialismo e foram definidas como ferramentas de lutas a realização de greves, paralisações, boicotes e manifestações públicas.

Durante este mesmo congresso foi definido entre os participantes que as maiores manifestações públicas em prol dos direitos dos trabalhadores ocorreria na data de 1º de Maio, hoje, dia do trabalhador. Ainda, entre as reivindicações estavam: campanha pela jornada de 8 horas diárias; posicionamento antimilitar; indenizações por acidentes de trabalho; direito de organização dos sindicatos; regulamentação do trabalho feminino; e proibição do trabalho infantil.

Leis trabalhistas

No ano seguinte, após a realização do congresso, em maio de 1907, aconteceu a primeira grande greve realizada pelos trabalhadores ferroviários. Espalhando-se por todo o país, houve paralisação de trabalhadores de diversas indústrias. Reprimida pelo governo, a organização dos trabalhadores aumentou o apoio do movimento sindical. Passados alguns anos, com o movimento mais organizado e amplamente conhecido, em 1917 o Brasil presenciou a maior e mais duradoura greve. 

Com este momento histórico de paralisação e forte pressão dos sindicatos e trabalhadores, em 1943, o então presidente do Brasil Getúlio Vargas sancionou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Estas leis tinham como principal objetivo regulamentar as relações de trabalho.

Novas conquistas

Alguns anos mais tarde, em 1970, o movimento que continuava sua luta para garantir os direitos dos trabalhadores ganhou força com a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT), que passaram a organizar novas paralisações desempenhando um papel importante para os movimentos políticos do período, como as Diretas Já. 

Em 1988 a Constituição Federal criada no período da redemocratização, propos mais liberdade ao movimento sindical, excluindo algumas regras como, a necessidade de autorização do Ministério do Trabalho para funcionamento de um sindicato e possibilitando a sindicalização dos servidores públicos.

Contudo, muitas mudanças já ocorreram no movimento sindical até os dias de hoje, mas ainda há um herança de grandes conquistas para os direitos dos trabalhadores. Atualmente existem mais de 17 mil sindicatos no país. Se você faz parte de algum, deixe nos comentários abaixo quais são os principais desafios enfrentados pelo seu Sindicato. 

Aproveite também, se ainda não é um cliente HiGestor, para fazer um teste grátis de nosso sistema por até 07 dias! 

Autor