O poder da segmentação: criando listas de mailing personalizadas dentro do HiGestor

Num cenário onde a atenção é um dos bens mais disputados, sindicatos, associações e federações enfrentam um desafio persistente: manter seus associados verdadeiramente conectados e engajados. O que existe é uma luta diária para garantir que as comunicações enviadas não se percam no turbilhão de informações que chegam às caixas[...]

Num cenário onde a atenção é um dos bens mais disputados, sindicatos, associações e federações enfrentam um desafio persistente: manter seus associados verdadeiramente conectados e engajados.

O que existe é uma luta diária para garantir que as comunicações enviadas não se percam no turbilhão de informações que chegam às caixas de entrada.

Frequentemente, a raiz dessa ineficiência reside na abordagem massificada e genérica utilizada na comunicação institucional. Ao falar com todos da mesma forma, a mensagem perde a sua força, dilui a sua relevância.

Diante deste panorama, a segmentação de contatos surge como estratégia fundamental na revitalização e fortalecimento do relacionamento com a base associativa.

| Mas, afinal, por que essa prática é tão crucial e como ela pode transformar a realidade da sua entidade? Descubra a seguir.

Comunicação estratégica começa com foco

O que define o sucesso de uma mensagem? Momento, conteúdo e público certos.

Quando uma entidade tenta se comunicar com a sua base como se esta fosse um bloco homogêneo, sem levar em conta as particularidades, interesses e cargos de cada indivíduo ou grupo, ela inevitavelmente se perde no “barulho”.

A falta de foco na comunicação não apenas diminui as chances de a mensagem ser vista, mas também transmite uma sensação de impessoalidade que pode afastar o associado, que espera ser visto e valorizado em sua individualidade.

Começa a enxergar onde isso vai dar?

| Leia também: Como a comunicação entre gerações moderniza associações

Mensagens genéricas

Sindicatos, associações e federações são compostos por uma base diversa; composta por uma rica tapeçaria de perfis: empresas de diferentes portes e setores, profissionais em distintas fases de carreira, indivíduos com variados níveis de envolvimento com a instituição.

Enviar uma mensagem genérica sobre uma pauta legislativa complexa para toda a base, incluindo aqueles que não são diretamente impactados ou não possuem formação na área, é um exemplo clássico de comunicação ineficiente.

Não funciona porque falha em reconhecer essa multiplicidade. Gera irrelevância, baixo nível de engajamento e, em última instância, à sensação por parte do associado de que a comunicação da entidade simplesmente “não é para ele”.

A oportunidade que muitos ignoram

É justamente na superação dessa abordagem massificada que reside uma imensa oportunidade; o primeiro e mais importante passo: a segmentação de contatos.

Trata-se de um movimento estratégico fundamental; deixar de encarar a base associativa como uma grande multidão e começar a vê-la como um conjunto de grupos distintos, cada um com suas características e necessidades.

Na prática: o que a segmentação representa para sindicatos, associações e federações

Uma vez aplicada, a segmentação de contatos deixa de ser um conceito abstrato e se manifesta em benefícios concretos; permitindo que a entidade (1) mobilize grupos específicos para ações direcionadas, (2) direcione chamados para ação, mas que, primordialmente, (3) enfatize o valor individual e intransferível de cada membro.

No fim, se trata de uma poderosa ferramenta de gestão e relacionamento.

| Leia também: Dominando a gestão estratégica: um guia essencial para sua Entidade

O que é segmentação de contatos?

Em sua essência, segmentação de contatos é o processo de organizar sua base de dados em grupos menores e mais homogêneos.

A criação desses grupos se baseia em critérios que são relevantes para a sua estratégia de comunicação e para os objetivos da entidade.

Esses critérios podem variar amplamente, desde dados básicos como tipo de associado (pessoa física ou jurídica), status (ativo, inativo), tempo de filiação, localização geográfica, até informações mais específicas como a participação prévia em eventos ou comitês, interesses manifestos ou até mesmo o histórico de interação

O objetivo é claro: entender profundamente quem são os seus contatos para poder se comunicar com cada subgrupo de forma que a mensagem seja o mais relevante possível para eles, refletindo as particularidades e necessidades do seu dia a dia.

Vantagens da segmentação em campanhas de mailing

Os benefícios de uma estratégia de segmentação bem implementada são numerosos e impactam diretamente a performance das suas campanhas de mailing, bem como a efetividade geral da sua comunicação.

Ao enviar o conteúdo certo para o público certo, por exemplo, as taxas de abertura de e-mails e o clique em links tendem a ser muito maiores. Muito mais do que uma “métrica de vaidade”, isso indica que sua comunicação está sendo vista e considerada pelos destinatários.

E essa relevância intrínseca leva diretamente ao aumento do engajamento.

| O engajamento não é um fim, mas um meio para fortalecer o relacionamento.

Como o HiGestor contribui para uma segmentação mais eficaz

Apesar dos benefícios claros, a ideia sugerida aqui pode parecer complexa ou trabalhosa para algumas entidades. É nesse ponto que um bom sistema de gestão faz toda a diferença.

Acompanhe a leitura e descubra alguns dos principais benefícios atrelados ao sistema!

| Leia também: A importância dos eventos para aumentar e diversificar as receitas das Entidades — Novas funcionalidades do HiGestor

Adição de múltiplos contatos por empresa

Registre diversos contatos dentro da mesma entidade jurídica e, crucialmente, associe a cada um deles seu cargo ou setor.

Essa granularidade na gestão é o que torna possível, por exemplo, enviar informações específicas sobre o aporte de novos benefícios apenas aos responsáveis pelo RH.

Escolha do tipo de contato no envio de e-mails

Selecione para qual(is) tipo(s) de contato a mensagem será direcionada. A mensagem será enviada apenas para aqueles contatos que correspondem à sua seleção.

Além de economizar tempo, o recurso ainda impede que informações confidenciais acabem indo parar em caixas de entrada alheias.

Organização e praticidade para campanhas direcionadas

Identificar o público, criar a mensagem, enviar a mensagem…

Todo esse processo é simplificado quando combinados uma estrutura de dados robusta e uma ferramenta de seleção intuitiva.

Essa simples realização acaba liberando a equipe para focar na qualidade do conteúdo e no aprimoramento de suas estratégias, em vez de fazê-los despender horas em cima de tarefas manuais de filtragem.

Boas práticas

Dispor de um sistema de gestão como o HiGestor é mesmo um passo gigante, mas o sucesso duradouro da estratégia depende também da adoção de algumas boas práticas. Veja!

| Leia também: Erros comuns na gestão financeira de instituições — e como evitá-los

Mantenha a base de contatos atualizada

Informações confusas ou incompletas, cargos desatualizados, endereços de e-mail incorretos — tudo isso compromete a entrega das mensagens, diminui a efetividade das campanhas e pode até “manchar” a reputação do seu domínio.

Para evitar a dor de cabeça, estabeleça processos contínuos de limpeza e enriquecimento da base.

Categorize os contatos com atenção

Os resultados ou comportamentos de um sistema dependem das informações ou estruturas que o sustentam.

Pense em quais critérios serão mais úteis para as suas comunicações futuras e utilize os campos disponíveis no sistema de forma consistente e estratégica.

Planeje antes de enviar

Tenha clareza sobre o objetivo da sua comunicação. O que você quer que o destinatário faça ou saiba?

Uma vez que o objetivo está definido, determine qual grupo de contatos é o mais indicado para receber aquela mensagem.

O básico bem feito gera grandes resultados

O intuito aqui não é se tornar uma gigante do marketing digital, fazendo-se valer de ferramentas complexas de automação, mas garantir que o básico — ou mesmo o “óbvio” — seja bem executado.

Confira, abaixo, as conclusões que enfim podemos tomar.

| Leia também: Estratégias de Engajamento: trabalhe a comunicação da sua Associação de maneira personalizada

Pequenas ações, grandes transformações

Pequenas ações, implementadas consistentemente, podem desencadear grandes transformações. O mesmo se aplica ao uso dos recursos disponíveis no HiGestor.

A ferramenta tem indiscutível impacto sobre as estratégias de comunicação da entidade, permitindo que você (1) personalize suas interações, (2) aumente o engajamento em campanhas específicas e (3) demonstre aos seus associados que você os conhece e valoriza.

Comunicação estratégica não exige complexidade

Adotar uma comunicação estratégica mais focada não exige complexidade excessiva, mas sim inteligência na organização e no uso prático das informações que você já possui sobre seus associados.

A segmentação oferecida pelo HiGestor é pensada para ser intuitiva.

Sua instituição já está segmentando corretamente?

Diante do cenário discutido, a segmentação de contatos apresenta-se como uma solução estratégica, acessível e poderosa. Concorda?

Mais do que concordar, tem garantido que a mensagem certa chegue à pessoa certa?

Talvez seja o momento ideal para revisar sua estrutura de contatos, avaliar a qualidade dos seus dados e explorar como um sistema de gestão eficiente pode transformar a maneira como se comunica.

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